Início > O que é? > Notícias > Cinedebate discutiu documentário sobre Oscar Niemeyer
Cinedebate

Cinedebate discutiu documentário sobre Oscar Niemeyer

Publicado: Terça, 30 de Outubro de 2018, 11h28 | Última atualização em Terça, 30 de Outubro de 2018, 11h28 | Acessos: 1311

No dia 22 de outubro de 2018, segunda-feira, a partir das 19h, no auditório do Câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), ocorreu a exibição – seguida pelo posterior debate – do documentário “Oscar Niemeyer – A Vida é um Sopro”. A organização deste cinedebate contou com o apoio de bolsistas do programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural” (Rafael Honório Morais de Oliveira, Diego Bortoleto Licca, Larissa Comodaro Nunes Sant’Ana, Gabriel Xavier Luz e Yasmin Francisca dos Santos Coelho), bem como dos atuais bolsistas de iniciação científica Kauã Estevam Cardoso de Freitas, Rafael do Nascimento Sorensen e Ryan Nepomuceno Montemor, todos eles orientados pelo professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira, docente do IFSP-Caraguatatuba.

Professores Ricardo e Francisco com alguns bolsistas que organizaram este cinedebate

Este cinedebate foi realizado com o apoio do professor Francisco Fabbro Neto que é arquiteto e docente na área de construção civil do IFSP-Caraguatatuba.

Professores Francisco e Ricardo Plaza

O documentário “Oscar Niemeyer – A Vida é um Sopro” foi lançado em 2009 e foi dirigido por Fabiano Maciel. Basicamente ele descreve o extenso trabalho realizado pelo prestigiado arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer (1907-2012) ao longo de sua vida, no Brasil e no mundo; um dos destaques da obra é para o tema das curvas que é recorrente nas obras de Niemeyer. Este filme conta com depoimentos de José Saramago, Eduardo Galeano e Carlos Heitor Cony, Ferreira Gullar, Eric Hobsbawn, Nelson Pereira dos Santos, Mário Soares e Chico Buarque. O documentário mostra também que, assim como muitos outros intelectuais, artistas e cientistas, Oscar Niemeyer também foi perseguido pelo regime militar que existiu no Brasil após 1964. Mais informações sobre este documentário podem ser obtidas (em inglês) aqui e (em português) aqui. O seu título decorre de uma afirmação do próprio Niemeyer segundo a qual “A vida é um sopro, um minuto. A gente, nasce, morre [...]”.

Cartaz de divulgação do documentário “Oscar Niemeyer – A Vida é um Sopro”

Este documentário está disponível para ser assistido gratuitamente aqui. O seu trailer pode ser assistido aqui.  Um bom texto de análise sobre o documentário “Oscar Niemeyer – A Vida é um Sopro” pode ser lido aqui.

Foto de Oscar Niemeyer

No debate realizado após a exibição do documentário, o professor Francisco destacou os pontos mais enfatizados acerca das obras arquitetônicas de Niemeyer, mas também lembrou algumas críticas que também são feitas ao trabalho deste arquiteto. O licenciando em matemática Diego Licca – que também é arquiteto – lembrou que o programa de entrevista “Roda Viva” entrevistou o arquiteto Oscar Niemeyer em 1997 e que este programa pode ser assistido aqui.

As sessões de cinedebates são regularmente organizadas por bolsistas e ex-bolsistas de iniciação científica e de extensão no âmbito do programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural” do IFSP-Caraguatatuba que é coordenado pelo professor Ricardo Plaza. Seu objetivo principal é realizar reflexões críticas sobre história, ciência e cultura, envolvendo filmes e documentários selecionados com este propósito, bem como ampliar o repertório cultural e cinematográfico por parte dos alunos e do público em geral. Todas as sessões de cinedebates são gratuitas e abertas para quaisquer interessados, tanto da comunidade interna, quanto da comunidade externa ao IFSP. Não é necessário fazer inscrição prévia: basta estar presente no auditório no início da exibição do filme. Professores e gestores de escolas públicas que pretendem que alunos de suas escolas participem de atividades deste gênero podem procurar o professor Ricardo Plaza para juntos organizarem os detalhes.