Cinedebate

Cinedebate discutiu documentário “Pelo amor de Spock”

Publicado: Quinta, 03 de Mai de 2018, 09h02 | Última atualização em Quinta, 15 de Setembro de 2022, 16h12

No dia 23 de abril de 2018, segunda-feira, a partir das 16h30 da tarde, no auditório do Câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), ocorreu a exibição – seguida pelo posterior debate – do documentário “Pelo amor de Spock”. A organização deste cinedebate contou com o apoio de ex-bolsistas (Kauã Estevam Cardoso de Freitas e Rafael Honório Morais de Oliveira) e futuros bolsistas (Henrique Madeo Pereira, Nicolas Gama Coelho Rodrigues, Ryan Nepomuceno Montemor, Diego Bortoleto Licca e Caio Cesar Nogueira) selecionados para o programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural”, bem como dos atuais bolsistas de iniciação científica João Pereira Neto (com bolsa PIBIC), Rafael Brock Domingos (com bolsa FAPESP), Rafael do Nascimento Sorensen (com bolsa FAPESP) e Diego Corrêa Peres de Souza (com bolsa PIBIFSP), todos eles orientados pelo professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira, docente do IFSP-Caraguatatuba. Este cinedebate contou com a participação do professor de economia Ricardo Maroni Neto e também do jovem estudante Enzo José Reis Maroni.

Professor Ricardo Maroni, Enzo Maroni e professor Ricardo Plaza com a saudação vulcana: “Vida Longa e Próspera”

A ideia original de exibir e debater este documentário surgiu a partir de uma conversa entre os professores Ricardo Plaza e Ricardo Maroni, a respeito da importância dos diversos filmes e episódios da saga “Jornada nas Estrelas” (“Star Trek”). Estiveram presentes neste cinedebate estudantes de diferentes cursos do IFSP e membros da comunidade externa à instituição.

Professor Ricardo Plaza com estudantes que ajudaram a organizar este cinedebate

O documentário “Pelo amor de Spock” (“título em inglês: “For the love of Spock”) aborda diversos aspectos pessoais e profissionais da vida de Leonard Nimoy, o ator que ficou imortalizado na interpretação do papel do oficial comandante Spock da nave Enterprise de “Star Trek” (“Jornada nas Estrelas”). O trailer deste documentário pode ser visto aqui. Ele foi dirigido por Adam Nimoy (filho do ator Leonard Nimoy) e lançado em 2016. Mais informações sobre este documentário podem ser obtidas em inglês no site IMDB, e em português no site “Adoro Cinema”.

Cenas da vida de Leonard Nimoy

A primeira temporada de Star Trek foi apresentada na televisão norte-americana em 1966, época em que diversos movimentos sociais combatiam as leis de segregação racial existentes nos Estados Unidos: os temas abordados pela série, de diversas formas, estiveram na vanguarda de muitas lutas sociais importantes que aconteceram no mundo, a começar pela tripulação multicultural e multiétnica da nave Enterprise, o que apontava para um futuro onde pessoas de culturas e etnias diferentes conseguiriam trabalhar juntas e em harmonia. Uma informação que o documentário apresenta é que no início da série, quase que o personagem Spock foi proibido pelos produtores, porque muitos consideravam que ele (com suas orelhas pontudas) tinha um caráter muito “satânico”. Um bom vídeo de 20 minutos a este respeito, com a reportagem “50 anos de Jornada nas Estrelas”, pode ser visto aqui. Durante o debate que ocorreu após a exibição do documentário, o professor Ricardo Maroni lembrou a importância de “Star Trek” para a evolução da cultura pop na sociedade contemporânea.

Professor Ricardo Maroni debate acerca do documentário “Pelo amor de Spock”

Antes da exibição do documentário, os bolsistas e estudantes presentes montaram os dois telescópios que foram adquiridos pelo IFSP-Caraguatatuba: um telescópio refletor e um telescópio refrator. Estes telescópios são utilizados para observações do céu noturno após alguns cinedebates que acontecem no final da tarde ou no período noturno e em outros eventos educacionais e científicos realizados no âmbito do IFSP-Caraguatatuba.

Professor Ricardo Plaza com os estudantes que montaram os dois telescópios

Estes dois telescópios foram testados no espaço livre existente atrás do auditório do IFSP-Caraguatatuba, de modo a tentar – por meio deles – visualizar com nitidez a conhecida estátua do Santo Antonio de Caraguatatuba (no Morro do Santo Antonio).

Estudantes montando e testando os dois telescópios do IFSP-Caraguatatuba

As sessões de cinedebates são regularmente organizadas por bolsistas e ex-bolsistas de iniciação científica e de extensão no âmbito do programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural” do IFSP-Caraguatatuba que é coordenado pelo professor Ricardo Plaza. Seu objetivo principal é realizar reflexões críticas sobre história, ciência e cultura, envolvendo filmes e documentários selecionados com este propósito, bem como ampliar o repertório cultural e cinematográfico por parte dos alunos e do público em geral. Todas as sessões de cinedebates são gratuitas e abertas para quaisquer interessados, tanto da comunidade interna, quanto da comunidade externa ao IFSP. Não é necessário fazer inscrição prévia: basta estar presente no auditório no início da exibição do filme. Professores e gestores de escolas públicas que pretendem que alunos de suas escolas participem de atividades deste gênero podem procurar o professor Ricardo Plaza para juntos organizarem os detalhes.