Início > Noticias > Cinedebate discutiu documentário “O Processo” sobre o impeachment de 2016
Cinedebate

Cinedebate discutiu documentário “O Processo” sobre o impeachment de 2016

Publicado: Sábado, 25 de Mai de 2019, 11h50 | Última atualização em Sábado, 25 de Mai de 2019, 11h50

No dia 18 de maio de 2019, sábado, a partir das 09h45 da manhã, no auditório do Câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), ocorreu a exibição – seguida pelo posterior debate – do documentário “O Processo” sobre os bastidores do processo de impeachment de 2016 contra a ex-presidenta Dilma Rousseff. A organização deste cinedebate contou com o apoio do bolsista André da Silva Mendes do projeto de extensão “Apresentações Científicas e Culturais” e do bolsista Vinicius Amaral Sousa Abrahão do projeto de extensão “Cinedebate”, bem como de bolsistas e ex-bolsistas de pesquisa e de extensão, tais como Kaua Estevam Cardoso de Freitas, Ryan Nepomuceno Montemor, Larissa Comodaro Nunes Sant’Ana e João Pereira Neto, além de estudantes do IFSP que colaboraram voluntariamente com a organização desta atividade, tais como Yeté Abunã Marques Labarca, todos orientados pelo professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira, docente do IFSP-Caraguatatuba.

Foto: Professor Ricardo Plaza com André, Yeté e Ryan

Estiveram presentes também participando deste cinedebate os professores Janice Peixer, Mauro Ribeiro Chaves e Ana Maria Stabelini que acompanharam seus alunos que participaram desta atividade, em particular estudantes dos cursos superiores de Licenciatura em Física, Licenciatura em Matemática e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e do curso de Ensino Médio integrado com o curso técnico em informática.

Foto: Professores Mauro, Ricardo, Janice e Ana Maria

O documentário “O Processo” foi lançado em 2018 e dirigido pela cineasta Maria Augusta Ramos. O seu trailer pode ser assistido aqui. Uma entrevista feita pelo jornalista Juca Kfouri com a cineasta que dirigiu este documentário pode ser assistida aqui. Mais informações sobre esta obra podem ser obtidas aqui.

Foto: João, Janice, Ricardo e Kaua

Um bom artigo sobre esta obra intitulado “‘O Processo’, retrato angustiante do impeachment, chega aos cinemas” (publicado na versão em português do site do jornal espanhol “El País”) pode ser lido aqui. Outro artigo, publicado no site “Justificando” que aborda questões relacionadas à área da Justiça e do Direito, e intitulado “‘O Processo’: Filme com F maiúsculo” pode ser lido aqui.

“O Processo” ganhou o Prêmio Público de melhor longa-metragem no “Festival IndieLisboa” (em Portugal) e o prêmio de Melhor Longa-Metragem no “Festival Visions du Réel” em Nyon (Suíça); além disso foi aclamado no 68º Festival de Berlim, quando foi premiado com o terceiro lugar pelo voto popular (na categoria Documentário).

Foto: Cena de abertura do documentário “O Processo”

Durante o debate, foi lembrado que com o tempo os fatos históricos passam a ter novos significados, devido ao distanciamento que passa a existir; em particular, é o que ocorreu com esta obra após as eleições de 2018. O debate ressaltou também os interesses de classe representados pelos lados que se opunham durante o processo de impeachment da ex-presidenta Dilma 2016.

As sessões de cinedebates são regularmente organizadas por bolsistas e voluntários no âmbito dos projetos de extensão “Cinedebate” e “Apresentações Científicas e Culturais”, que são coordenados pelo professor Ricardo Plaza no IFSP-Caraguatatuba. Seu objetivo principal é realizar reflexões críticas sobre história, ciência e cultura, envolvendo filmes e documentários selecionados com este propósito, bem como ampliar o repertório cultural e cinematográfico por parte dos alunos e do público em geral. Todas as sessões de cinedebates são gratuitas e abertas para quaisquer interessados, tanto da comunidade interna, quanto da comunidade externa ao IFSP. Não é necessário fazer inscrição prévia: basta estar presente no auditório no início da exibição do filme. Professores e gestores de escolas públicas que pretendem que alunos de suas instituições de ensino participem de atividades deste gênero podem procurar o professor Ricardo Plaza para juntos organizarem os detalhes.