Cinedebate discutiu documentário "O dia que durou 21 anos"
No dia 09 de agosto de 2018, quinta-feira, a partir das 19h00 da noite, no auditório do Câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), ocorreu a exibição – seguida pelo posterior debate – do documentário "O dia que durou 21 anos". A organização deste cinedebate contou com o apoio de bolsistas do programa de extensão "Cinedebate e atividades de educação científica e cultural" (Rafael Honório Morais de Oliveira, Diego Bortoleto Licca, Henrique Madeo Pereira, Caio Cesar Nogueira, Larissa Comodaro Nunes Sant’Ana, Gabriel Xavier Luz, Jessica de Oliveira Santana e Yasmin Francisca dos Santos Coelho), bem como dos atuais bolsistas de iniciação científica Kauã Estevam Cardoso de Freitas, Rafael do Nascimento Sorensen, Ryan Nepomuceno Montemor e Diego Corrêa Peres de Souza e dos ex-bolsistas de iniciação científica João Pereira Neto e Rafael Brock Domingos, todos eles orientados pelo professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira, docente do IFSP-Caraguatatuba.
Professor Ricardo Plaza e seus bolsistas e ex-bolsistas que organizaram este cinedebate
Este cinedebate contou com a participação dos professores Renato Aurelio Mainente e Ticiana Couto Roquejani da equipe de coordenação do Cursinho Popular do IFSP-Caraguatatuba, e da professora Patrícia Teixeira Tavano: todos os três são docentes do IFSP-Caraguatatuba. Contou também com a participação dos professores do Cursinho Popular do IFSP-Caraguatatuba Victor Hugo da Silva Oliveira e Beatriz Aguida Gomes que são estudantes do Curso de Licenciatura em Matemática do IFSP-Caraguatatuba e que recebem bolsas de extensão para ministrar as aulas do Cursinho Popular. Os alunos do Cursinho Popular do IFSP-Caraguatatuba estiveram presentes neste cinedebate, assistindo e debatendo o documentário que foi exibido.
Diego, João, Beatriz e Victor Hugo
O documentário "O dia que durou 21 anos" foi dirigido por Camilo Tavares e lançado em 2013, tendo recebido o prêmio de melhor documentário da Associação de Críticos de Arte de São Paulo. Mais informações sobre este filme podem ser obtidas em inglês no site IMDB no link <https://www.imdb.com/title/tt2634236/?ref_=nv_sr_1> e em português no site "Adoro Cinema" no link <http://www.adorocinema.com/filmes/filme-213237/>.
Professores Ticiana, Renato e Ricardo antes do início do cinedebate
"O dia que durou 21 anos" está disponível para ser assistido no youtube no link: <https://www.youtube.com/watch?v=RVnf3Ap7guQ>. Um trailer deste documentário pode ser assistido em: <https://www.youtube.com/watch?v=OWKnNo2jjkw>.
Uma boa entrevista com o diretor do documentário "O dia que durou 21 anos", intitulada "Camilo Tavares e o filme que levou 48 anos para ser feito", está disponível para ser lida no link: <https://www.papodecinema.com.br/entrevistas/camilo-tavares-e-o-filme-que-levou-48-anos-para-ser-feito>.
Cena do documentário "O dia que durou 21 anos"
O principal tema deste documentário é a participação dos Estados Unidos na preparação do golpe militar de 1964 que derrubou o presidente constitucional do país na época, João Goulart (o "Jango"). No transcorrer das cenas são apresentados inúmeros documentos e gravações de importantes lideranças políticas e diplomáticas norte-americanas atestando isto, como foi o caso do embaixador dos EUA no Brasil na época, Lincoln Gordon.
Professores Ricardo e Patrícia
Durante o debate foi ressaltado como as áreas da educação, da ciência e da cultura sofreram com a repressão do regime militar entre 1964 e 1985, inclusive com a perseguição e o exílio de inúmeros cientistas, intelectuais, professores e artistas.
As sessões de cinedebates são regularmente organizadas por bolsistas e ex-bolsistas de iniciação científica e de extensão no âmbito do programa de extensão "Cinedebate e atividades de educação científica e cultural" do IFSP-Caraguatatuba que é coordenado pelo professor Ricardo Plaza. Seu objetivo principal é realizar reflexões críticas sobre história, ciência e cultura, envolvendo filmes e documentários selecionados com este propósito, bem como ampliar o repertório cultural e cinematográfico por parte dos alunos e do público em geral. Todas as sessões de cinedebates são gratuitas e abertas para quaisquer interessados, tanto da comunidade interna, quanto da comunidade externa ao IFSP. Não é necessário fazer inscrição prévia: basta estar presente no auditório no início da exibição do filme. Professores e gestores de escolas públicas que pretendem que alunos de suas escolas participem de atividades deste gênero podem procurar o professor Ricardo Plaza para juntos organizarem os detalhes.
Fonte: Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira
Redes Sociais