Início > Noticias > Cinedebate discutiu a ficção científica e o filme “Passageiros”
Cinedebate

Cinedebate discutiu a ficção científica e o filme “Passageiros”

Publicado: Terça, 30 de Abril de 2019, 10h40 | Última atualização em Terça, 30 de Abril de 2019, 10h40

No dia 26 de abril de 2019, sexta-feira, a partir das 16h30 da tarde, no auditório do Câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), ocorreu a exibição – seguida pelo posterior debate – do filme “Passageiros”. A organização deste cinedebate contou com o apoio do bolsista de extensão do projeto “Apresentações científicas e culturais” André da Silva Mendes e dos bolsistas de iniciação científica Kaua Estevam Cardoso de Freitas e Ryan Nepomuceno Montemor, bem como do ex-bolsista de iniciação científica Rafael Brock Domingos e do aluno do curso de Licenciatura em Física Vinicius Amaral Sousa Abrahão, todos orientados pelo professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira, docente do IFSP-Caraguatatuba.

Alguns alunos que ajudaram a organizar o cinedebate “Passageiros” junto com o professor Ricardo Plaza

Este cinedebate contou com a participação de alunos de diferentes cursos do IFSP-Caraguatatuba, bem como de membros da comunidade externa ao IFSP, como foi o caso de Rafael Godoy que é professor de Kung Fu no litoral norte paulista.

Ricardo Plaza e Rafael Godoy

O filme “Passageiros” (o título original em inglês é “Passengers”) foi dirigido por Morten Tyldum, lançado em 2016 e contou com os atores Jennifer Lawrence e Chris Pratt nos papéis centrais.

Cena com os dois personagens centrais do filme “Passageiros”

Mais informações sobre o filme “Passageiros” podem ser obtidas em inglês aqui e em português aqui. É possível assistir o trailer deste filme aqui.

Espaçonave do filme “Passageiros”

A história do filme “Passageiros” gira em torno de dois passageiros que estavam hibernando e que acordam 90 anos antes do tempo programado durante uma viagem interestelar devido a um mau funcionamento de suas cabines.

Após a exibição do filme, os cidadãos presentes realizaram um debate bastante rico acerca de diversos pontos abordados no filme, inclusive sobre as questões éticas quje surgem na trama da narrativa. Um dos momentos mais destacados do filme foi sobre a cena em que a personagem Aurora está nadando em uma piscina e a o sistema que produz gravidade artificial na nave deixa de funcionar por alguns instantes (cena esta que pode ser assistida aqui): o que acontece em seguida permite discutir diversos aspectos das leis da física envolvidas. Sobre esta cena há em inglês o interessante artigo intitulado “How They Pulled Off That Insane Swimming Pool Scene in ‘Passengers’” (na tradução livre para o português: “Como eles fizeram a cena insana da piscina em ‘Passageiros’”) que pode ser lido aqui.

Cena do filme “Passageiros”

Além disso, foi lembrado também pelo estudante da Licenciatura em Física, Rafael do Nascimento Sorensen (que realizou entre 2018 e 2019 uma pesquisa de iniciação científica intitulada “Ficção Científica e Ensino de Física” sob orientação do professor Ricardo Plaza e com recursos da FAPESP) que a equipe do site “Jovem Nerd” produziu um vídeo denominado “Nerdwriter e Passageiros” (disponível para ser assistido aqui) que discute possibilidades de histórias alternativas com outros enredos para o filme “Passageiros”.

As sessões de cinedebates são regularmente organizadas por bolsistas e ex-bolsistas de iniciação científica e de extensão no âmbito dos projetos de extensão “Apresentações Científicas e Culturais” e “Cinedebate” do IFSP-Caraguatatuba que são coordenados pelo professor Ricardo Plaza. Eles objetivam realizar reflexões críticas sobre história, ciência e cultura, envolvendo tanto filmes e documentários selecionados com este propósito, quanto palestras de divulgação científica, de modo a ampliar o repertório cultural e cinematográfico e os conhecimentos científicos por parte dos alunos e do público em geral. Todas as sessões de cinedebates são gratuitas e abertas para quaisquer interessados, tanto da comunidade interna, quanto da comunidade externa ao IFSP. Não é necessário fazer inscrição prévia: basta estar presente no auditório no início da exibição do filme. Professores e gestores de escolas públicas que pretendem que alunos de suas instituições de ensino participem de atividades deste gênero podem procurar o professor Ricardo Plaza para juntos organizarem os detalhes.