Cinedebate abordou o impacto da pecuária na Amazônia
No dia 23 de outubro de 2019, quarta-feira, a partir das 13h30, no auditório do Câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), ocorreu a exibição – seguida pelo posterior debate – do documentário “Sob a pata do boi”. Essa foi uma atividade realizada com o apoio dos projetos de extensão “Cinedebate” e “Apresentações Científicas e Culturais”, coordenados pelo professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira, docente do IFSP-Caraguatatuba.
Foto: Público presente ao cinedebate acerca de “Sob a pata do boi”
A ideia original deste cinedebate foi da professora Janice Peixer que conversou com o professor Ricardo Plaza para juntos viabilizarem a sua realização durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) de2019 do IFSP-Caraguatatuba.
Foto: Professores Ricardo e Janice, antes do início da exibição de “Sob a pata do boi”
Compareceram a este cinedebate diversos docentes do IFSP-Caraguatatuba, dentre os quais os professores Bruno Giovanni Mazzola, Maria do Carmo Cataldi Muterle e Juliana La Salvia Bueno.
Foto: Ricardo, André, Nicoli e Vinicius, durante a preparação do cinedebate
Diversos alunos ajudaram na organização deste cinedebate, tais como André da Silva Mendes (bolsista de projeto de extensão “Apresentações Científicas e Culturais”), Vinicius Amaral Sousa Abrahão (bolsista do projeto de extensão “Cinedebate”) e Nicoli Rocha Santos (bolsista do projeto de iniciação científica do projeto de pesquisa “Vídeos de curta duração como ferramentas educacionais contra discursos de ódio e fake news” com bolsa PIBIFSP).
Foto: Público que esteve presente e assistiu “Sob a pata do boi”
No público que compareceu a este cinedebate estiveram presentes alunos de diferentes cursos do IFSP, tais como o curso técnico em meio ambiente, o curso técnico em informática integrado com o ensino médio e o curso de licenciatura em física, dentre outros.
Foto: Professor Bruno debateu a obra exibida
Segundo o documentário “Sob a pata do boi” na década de 1970, cerca de 1% da Amazônia estava devastada, enquanto hoje este percentual sobe para 20%: uma das principais razões para isso foi o uso das terras devastadas para servirem de pastagem para o gado. Um trailer do documentário “Sob a pata do boi” pode ser assistido no link. Mais informações acerca deste documentário de média metragem (49 minutos) podem ser obtidas no link.
Foto: Cena do documentário “Sob a pata do boi”
O documentário aborda as formas pelas quais a bancada ruralista no Congresso Nacional procura fazer com que a legalidade se adeque às suas práticas. O debate após a exibição ressaltou que para que a Amazônia deixe de ser crescentemente substituída por pastagens é importante colaborar para que exista uma maior consciência ambiental entre os cidadãos sobre este tema. Além disso é necessária uma atuação decisiva por parte do estado de modo a criar condições de sobrevivência digna para a população que vive na Amazônia, de modo que a Floresta em pé seja uma fonte de geração de renda, como por exemplo no ecoturismo, na extração de produtos como o açaí e a castanha e na produção de produtos farmacêuticos. Uma dica fornecida nesse cinedebate para aqueles que querem se aprofundar mais sobre o tema do desmatamento da Amazônia é o vídeo de 16 minutos “Amazônia – Mitos e verdade sobre o desmatamento” produzido pelo canal Normose do youtube e que pode ser assistido no link.
Essa exibição do documentário “Sob a pata do boi” foi viabilizada graças à plataforma VIDEOCAMP de armazenamento de vídeos; mais informações podem ser obtidas no link.
Foto: Professora Janice discute o documentário “Sob a pata do boi”
As sessões de cinedebates são regularmente organizadas por bolsistas e voluntários no âmbito dos projetos de extensão “Cinedebate” e “Apresentações Científicas e Culturais”, que são coordenados pelo professor Ricardo Plaza no IFSP-Caraguatatuba. Seu objetivo principal é realizar reflexões críticas sobre história, ciência e cultura, envolvendo filmes e documentários selecionados com este propósito, bem como ampliar o repertório cultural e cinematográfico por parte dos alunos e do público em geral. Todas as sessões de cinedebates são gratuitas e abertas para quaisquer interessados, tanto da comunidade interna, quanto da comunidade externa ao IFSP. Não é necessário fazer inscrição prévia: basta estar presente no auditório no início da exibição do filme. A programação dos próximos cinedebates que estão previstos para acontecer se encontra sempre disponível no site do IFSP-Caraguatatuba em um espaço próprio sobre os cinedebates. Professores e gestores de escolas públicas que pretendem que alunos de suas instituições de ensino participem de atividades deste gênero podem procurar o professor Ricardo Plaza para juntos organizarem os detalhes.
Fonte: Prof. Ricardo Roberto Plaza Teixeira
Redes Sociais