Ir direto para menu de acessibilidade.
Início > O que é? > Notícias > Cinedebate abordou o filme “Across the Universe” e as músicas dos Beatles
Início do conteúdo da página
Cinedebate

Cinedebate abordou o filme “Across the Universe” e as músicas dos Beatles

Publicado: Sexta, 23 de Novembro de 2018, 14h08 | Última atualização em Quinta, 15 de Setembro de 2022, 16h08 | Acessos: 1819

No dia 22 de novembro de 2018, quinta-feira, a partir das 13h30, no auditório do Câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), ocorreu a exibição – seguida pelo posterior debate – do filme “Across the Universe”. A organização deste cinedebate contou com o apoio de bolsistas do programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural” (Rafael Honório Morais de Oliveira, Henrique Madeo Pereira, Caio Cesar Nogueira, Larissa Comodaro Nunes Sant’Ana, Gabriel Xavier Luz, Jessica de Oliveira Santana, Yasmin Francisca dos Santos Coelho e Diego Bortoleto Licca), bem como dos atuais bolsistas de iniciação científica Kaua Estevam Cardoso de Freitas, Rafael do Nascimento Sorensen, Ryan Nepomuceno Montemor e Diego Corrêa Peres de Souza, e do ex-bolsista de iniciação científica Rafael Brock Domingos, todos eles orientados pelo professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira, docente do IFSP-Caraguatatuba. As professoras Ticiana Couto Roquejani e Juliana Fernanda Almeida Castro também estiveram presentes e colaboraram com o evento.

Público presente ao cinedebate sobre o filme “Across the Universe”

O filme “Across the Universe” foi dirigido por Julie Taymor (a mesma diretora do excelente filme “Frida”) e lançado em 2007. Tendo como pano de fundo as músicas dos Beatles e a luta do movimento pacifista contra a Guerra do Vietnã, ele narra um romance nos anos 1960 entre um jovem artista inglês proveniente da classe trabalhadora de Liverpool e uma garota norte-americana de classe alta, cujos nomes são Jude e Lucy, uma referência óbvia a duas músicas dos Beatles: “Hey Jude” (cuja versão tocada pelos próprios Beatles está disponível para ser apreciada aqui) e “Lucy in the Sky with Diamonds” (cuja versão do álbum “Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band” pode ser apreciada aqui). O próprio título do filme é uma referência a outra música dos Beatles, “Across the Universe”, que pode ser apreciada (com a letra na tela para acompanhar) aqui.

Cena do filme que apresenta uma passeata contra a Guerra do Vietnã

O trailer legendado deste filme pode ser apreciado aqui. Cerca de três dezenas de músicas da trilha sonora deste filme podem ser apreciadas em uma playlist do youtube disponível aqui.

Professores Ticiana Roquejani, Ricardo Plaza e Juliana Castro

Tanto para os amantes do bom cinema, quanto para os apaixonados pela boa música, este filme pode ser considerado uma verdadeira obra de arte. Mais informações sobre ele podem ser obtidas em inglês no site IMDB aqui e no site Metacritic aqui; já em português, boas fontes de informações são o site “Plano Crítico” aqui e o site “Papo de Cinema” aqui.

Cena do filme: All you need is love - Tudo que você precisa é de amor

O debate após a exibição do filme destacou o modo como os anos 1960 foram importantes no mundo todo, mas em particular nos Estados Unidos e no Brasil e como eles ajudaram a formatar o mundo que temos hoje: a luta contra a guerra do Vietnã, o movimento pelos direitos civis e contra as leis de segregação racial existentes no Estados Unidos, o psicodelismo, a emancipação feminina, a revolução sexual, as mudanças nos costumes, a luta contra o autoritarismo em diferentes partes do mundo!

Professor Ricardo Plaza com estudantes que organizaram este cinedebate

Em diversas cenas do filme estão presentes músicos consagrados como Bono (da banda U2) e Joe Cocker. Além disso há uma clara referência na narrativa a músicos importantes do rock daquela época como Jimmy Hendrix e Janis Joplin. Uma das belas cenas do filme envolve a canção “Let it be” e pode ser apreciada aqui. Por sua vez, a cena muito bem elaborada em que Joe Cocker canta “Come together” pode ser apreciada aqui. Outra cena marcante do filme ocorre quando a música “Strawberry Fields Forever” é interpretada e que pode ser apreciada aqui.

Cena com participação do músico Bono no filme Across the Universe

O radialista Maurício Poeta Netto da Rádio Integração (104,9 MHz), disponível aqui, no dia anterior a este cinedebate (21/11/2018), por volta das 13h10, em seu programa “Repórter Cidadão”, entrevistou o professor Ricardo Plaza a respeito do filme “Across the Universe”, do cinedebate e das questões abordadas nesta obra cinematográfica, como o movimento pacifista contra a Guerra do Vietnã. A equipe de bolsistas que organizou este cinedebate agradece muito a abertura deste espaço para a divulgação desta atividade de cunho cultural.

Além disso, o site da prefeitura de Caraguatatuba ajudou a divulgar previamente este cinedebate, pelo link, divulgação esta que também ocorreu no caso de vários outros cinedebates realizados ao longo deste ano de 2018. Os bolsistas de extensão que organizaram estes cinedebates agradecem muito à secretária de comunicação social de Caraguatatuba, Malu Baracat, bem como à sua equipe, pela divulgação generosa que realizaram e continuam realizando das atividades culturais que são realizadas no âmbito IFSP-Caraguatatuba.

As sessões de cinedebates são regularmente organizadas por bolsistas e ex-bolsistas de iniciação científica e de extensão no âmbito do programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural” do IFSP-Caraguatatuba que é coordenado pelo professor Ricardo Plaza. Seu objetivo principal é realizar reflexões críticas sobre história, ciência e cultura, envolvendo filmes e documentários selecionados com este propósito, bem como ampliar o repertório cultural e cinematográfico por parte dos alunos e do público em geral. Todas as sessões de cinedebates são gratuitas e abertas para quaisquer interessados, tanto da comunidade interna, quanto da comunidade externa ao IFSP. Não é necessário fazer inscrição prévia: basta estar presente no auditório no início da exibição do filme. Professores e gestores de escolas públicas que pretendem que alunos de suas instituições de ensino participem de atividades deste gênero podem procurar o professor Ricardo Plaza para juntos organizarem os detalhes.

Fonte: Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira

registrado em:
Fim do conteúdo da página