Início > Noticias > Cinedebate abordou filme indiano sobre menino com dislexia
Cinedebate

Cinedebate abordou filme indiano sobre menino com dislexia

Publicado: Sexta, 24 de Mai de 2019, 10h53 | Última atualização em Sexta, 24 de Mai de 2019, 10h53

No dia 14 de maio de 2019, terça-feira, entre 19h e 22h35, no período noturno, no auditório do Câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), ocorreu a exibição – seguida pelo posterior debate – do filme indiano “Como Estrelas na Terra” sobre as dificuldades escolares de um menino com dislexia. A organização deste cinedebate contou com o apoio do bolsista do bolsista Vinicius Amaral Sousa Abrahão do projeto de extensão “Cinedebate”, bem como do bolsista de iniciação científica Kaua Estevam Cardoso de Freitas e do ex-bolsista de iniciação científica Rafael Brock Domingos, todos eles orientados pelo professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira, docente do IFSP-Caraguatatuba.

Foto: Vinicius Amaral, Kaua Freitas e Rafael Brock com os professores Ricardo e Ana Maria

Este cinedebate que – como todos os outros – foi aberto a qualquer interessado das comunidades interna e externa ao IFSP, foi organizado a partir de uma parceria do professor Ricardo Plaza com a professora Ana Maria Stabelini. O público alvo prioritário deste cinedebate foi constituído pelos alunos da turma do 5º semestre do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba que estão cursando a disciplina “Educação Inclusiva” lecionada pela professora Ana Maria.

Foto: Professores Ana Maria e Ricardo Plaza

O filme indiano “Como Estrelas na Terra” (o título original é “Taare Zameen Par”) foi lançado em 2007 e conta a história de um menino de 8 anos que tem problemas de aprendizagem na escola e é considerado preguiçoso por professores e familiares, até que um novo professor de arte tem a paciência e a compaixão para descobrir o seu problema real: dislexia. Este mesmo filme é também conhecido no Brasil com dois outros títulos em português: “Toda criança é especial” e “Somos todos diferentes”.  Mais informações sobre este filme podem ser obtidas em inglês aqui e em português aqui e aqui. O trailer legendado em português desta obra pode ser assistido aqui.

Foto: Cena do filme “Como Estrelas na Terra”

Um trecho importante do filme que discute a questão da dislexia pode ser assistido no vídeo intitulado “Um professor explica o que é a dislexia aos seus alunos” que está disponível aqui. A respeito deste filme, o artigo “‘Como estrelas na Terra’, um filme que todo o professor precisa assistir” apresenta uma análise interessante e pode ser lido aqui.
Durante o debate após a exibição do filme, os presentes destacaram que esta película possibilita refletir acerca do papel que tem todo professor no processo de aprendizagem de seus alunos; foi enfatizado também que este é um típico filme de Bollywood que revela o modo de fazer filmes na Índia que geralmente apresenta muitas cenas com músicas, por exemplo.
O filme “Como Estrelas na Terra” está disponível no Youtube para ser assistido gratuitamente aqui.

As sessões de cinedebates são regularmente organizadas por bolsistas e voluntários no âmbito dos projetos de extensão “Cinedebate” e “Apresentações Científicas e Culturais”, que são coordenados pelo professor Ricardo Plaza no IFSP-Caraguatatuba. Seu objetivo principal é realizar reflexões críticas sobre história, ciência e cultura, envolvendo filmes e documentários selecionados com este propósito, bem como ampliar o repertório cultural e cinematográfico por parte dos alunos e do público em geral. Todas as sessões de cinedebates são gratuitas e abertas para quaisquer interessados, tanto da comunidade interna, quanto da comunidade externa ao IFSP. Não é necessário fazer inscrição prévia: basta estar presente no auditório no início da exibição do filme. Professores e gestores de escolas públicas que pretendem que alunos de suas instituições de ensino participem de atividades deste gênero podem procurar o professor Ricardo Plaza para juntos organizarem os detalhes.