Cinedebate

Cinedebate abordou documentário sobre Educação de Jovens e Adultos – EJA

Publicado: Terça, 28 de Mai de 2019, 13h58 | Última atualização em Terça, 28 de Mai de 2019, 14h01

No dia 23 de maio de 2019, quinta-feira, entre 19h e 22h35, no período noturno, no auditório do Câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), ocorreu a exibição – seguida pelo posterior debate – do documentário “Fora de Série” sobre alunos de cursos de Educação de Jovens e Adultos (EJA). A organização deste cinedebate contou com o apoio do bolsista Vinicius Amaral Sousa Abrahão do projeto de extensão “Cinedebate” e do bolsista de André da Silva Mendes do projeto de extensão “Apresentações científicas e culturais”, bem como de bolsistas e ex-bolsistas de iniciação científica e estudantes voluntários, tais como Kaua Estevam Cardoso de Freitas, Larissa Comodaro Nunes Sant’Ana, Ryan Nepomuceno Montemor e Rafael Brock Domingos, todos eles orientados pelo professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira, docente do IFSP-Caraguatatuba.

Foto: Público que debateu o documentário

Este cinedebate que – como todos os outros – foi aberto a qualquer interessado das comunidades interna e externa ao IFSP, foi organizado a partir de uma parceria do professor Ricardo Plaza com o professor Alexandre Machado Rosa que é o coordenador do curso de PROEJA – Técnico em Administração integrado ao Ensino Médio.

Foto: Professor Ricardo Plaza com estudantes que ajudaram a organizar este cinedebate

Dentre os presentes estiveram além dos professores Ricardo Plaza e Alexandre Machado, também os professores Patricia Teixeira Tavano, Luis Fernando Viviani Thomazini, Ana Maria Stabelini, Renato Aurelio Mainente, Marcelo Rosa Hatugai e Rodrigo Antonio dos Santos e a servidora técnico-administrativa (pedagoga) Mariângela de Lara Moraes Daibert.

Foto: Patrícia, Mariângela, Ricardo, Ana Maria, Alexandre e Renato

No público deste cinedebate estavam alunos das três turmas do curso de Licenciatura em Física, da turma do PROEJA e da turma de 1º semestre do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, além de estudantes de outras turmas e cursos, bem como interessados em geral pelo tema.

Foto: Luis Fernando, Rodrigo Santos e Ricardo Plaza

O documentário “Fora de Série” foi produzido pelo Observatório Jovem da Universidade Federal Fluminense (UFF); mais informações acerca deste grupo de pesquisa podem ser obtidas aqui. Nesta obra são entrevistados estudantes de cursos de Educação de Jovens e Adultos (EJA) que apresentam depoimentos sobre as suas vidas e os desafios que tiveram que enfrentar para superar obstáculos.

Foto: Marcelo Hatugai e Ricardo Plaza

A exibição do documentário aconteceu dividida em duas partes. Os primeiros 48 minutos foram exibidos a partir das 19h (após uma breve explicação aos presentes acerca de como transcorreria esta atividade e sobre o teor do documentário); então o filme foi pausado e foi realizada uma discussão acerca dos temas abordados nesta primeira parte da exibição. Entre 20h40 e 21h foi feito um intervalo e após as 21h foi exibido o resto do filme (do minuto 48 até o final situado no minuto 91). A discussão, com reflexões sobre esta obra, transcorreu até as 22h35.

Durante o debate sobre o documentário exibido, os presentes destacaram as dificuldades enfrentadas pelos estudantes retratados no documentário para poderem estudar. Além disso, foi enfatizada a importância de a escola ser um ambiente acolhedor no qual os alunos se sintam bem: este é um fator que com certeza pode melhorar substancialmente a qualidade da aprendizagem dos alunos nas escolas em geral.

Foto: Cena de “Fora de série”

A obtenção desta obra para exibição ocorreu por meio da plataforma VIDEOCAMP que disponibiliza obras gratuitamente para serem exibidas e debatidas publicamente, com objetivos educacionais ou culturais; mais informações podem ser obtidas aqui.
Após a segunda parte da exibição, para aprofundar o debate foram exibidos dois vídeos de curta duração. Primeiro foi exibido o vídeo com cerca de 4 minutos intitulado “Mohammed Ali sobre racismo” disponível para ser assistido aqui.

Foto: Boxeador Mohammed Ali explana sobre o racismo

Em seguida foi exibida a interpretação da música “Cota não é esmola” realizada pela cantora Bia Ferreira e que pode ser assistida aqui.

Foto: Cantora Bia Ferreira

As sessões de cinedebates são regularmente organizadas por bolsistas e voluntários no âmbito dos projetos de extensão “Cinedebate” e “Apresentações Científicas e Culturais”, que são coordenados pelo professor Ricardo Plaza no IFSP-Caraguatatuba. Seu objetivo principal é realizar reflexões críticas sobre história, ciência e cultura, envolvendo filmes e documentários selecionados com este propósito, bem como ampliar o repertório cultural e cinematográfico por parte dos alunos e do público em geral. Todas as sessões de cinedebates são gratuitas e abertas para quaisquer interessados, tanto da comunidade interna, quanto da comunidade externa ao IFSP. Não é necessário fazer inscrição prévia: basta estar presente no auditório no início da exibição do filme. Professores e gestores de escolas públicas que pretendem que alunos de suas instituições de ensino participem de atividades deste gênero podem procurar o professor Ricardo Plaza para juntos organizarem os detalhes.