Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Cinedebate

Cinedebate abordou documentário sobre a guerra às drogas

Publicado: Segunda, 16 de Abril de 2018, 19h36 | Última atualização em Quinta, 15 de Setembro de 2022, 16h17

No dia 14 de abril de 2018, sábado, a partir das 10h da manhã, no auditório do Câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), ocorreu a exibição – seguida pelo posterior debate – do documentário “Quebrando o Tabu”. A organização deste cinedebate contou com o apoio de ex-bolsistas do programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural” (Kauã Estevam Cardoso de Freitas e Rodrigo Henrique Revelete Godoy), bem como do bolsista de iniciação científica João Pereira Neto (com bolsa PIBIC/CNPq), todos eles orientados pelo professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira, docente do IFSP-Caraguatatuba. Este cinedebate contou com a participação do professor Alexandre Machado Rosa (docente de educação física do IFSP) e das servidoras técnico-administrativas Teresa Cristina Cardoso Pereira Leite Daniel e Maíra Ferreira Martins.

Público presente neste cinedebatePúblico presente neste cinedebate

A ideia original para realizar este cinedebate surgiu de um contato inicial da psicóloga Teresa Cristina com o professor Ricardo Plaza com o objetivo de exibir e debater alguma obra cinematográfica que permitisse um aprofundamento a respeito da questão das diferentes formas de combate às drogas.

Ricardo Plaza, Teresa Cristina e Maíra MartinsRicardo Plaza, Teresa Cristina e Maíra Martins

 O documentário “Quebrando o Tabu” com duração de 1 hora e 20 minutos foi dirigido por Fernando Grostein Andrade e lançado em 2011. Ele conta com o depoimento de personalidades como o médico Dráuzio Varella, o escritor Paulo Coelho, o ator Gael Garcia Bernal e os ex-presidentes Bill Clinton, Jimmy Carter (ambos dos Estados Unidos), Fernando Henrique Cardoso (do Brasil), César Gaviria (da Colômbia) e Ernesto Zedillo (do México).

Professor Ricardo Plaza, Rodrigo, professor Alexandre e KauãProfessor Ricardo Plaza, Rodrigo, professor Alexandre e Kauã

“Quebrando o Tabu” está disponível para ser acessado e assistido gratuitamente pelo youtube no link: <https://www.youtube.com/watch?v=tKxk61ycAvs>. O documentário se inicia lembrando que em 1971 o presidente dos Estados Unidos na época, Nixon, declarou a chamada guerra às drogas, numa tentativa de obter um mundo livre de drogas, por meios militares, mas desde então, passadas mais de 4 décadas, o consumo de drogas, os danos causados por elas nas pessoas e o poder do narcotráfico, tanto nos Estados Unidos, quanto no Brasil, só aumentaram.

Professor Alexandre reflete sobre problemas discutidos pelo documentárioProfessor Alexandre reflete sobre problemas discutidos pelo documentário

O principal objetivo deste documentário é refletir sobre como a forma repressora de lidar com as drogas não obteve sucesso nem nos Estados Unidos, nem no Brasil, e também pensar sobre as consequências de considerar dependentes de drogas não como criminosos em presídios, mas como pacientes tratados por uma equipe multidisciplinar envolvendo médicos, assistentes sociais, psicólogos e educadores.

Maíra propõe algumas questões para reflexão por parte dos presentesMaíra propõe algumas questões para reflexão por parte dos presentes

Com base em documentos históricos, esta obra cinematográfica explica que as drogas fazem parte da humanidade desde a antiguidade, há milhares de anos. O filme expõe a opinião clara de que criminalizar o consumo de drogas não é a forma mais inteligente de atacar este problema na sua raiz e critica o preconceito, o estigma e a falta de informação que envolvem esta temática; além disso lembra que quem acaba encarcerado por este tipo de política, na esmagadora maioria dos casos, são jovens pobres e negros. Por diversos momentos o documentário evidencia que o problema com as drogas atinge o mundo todo e que existem formas mais eficazes de agir do que a criminalização. Em nenhum momento é feita uma apologia ao uso de drogas ou é argumentado que drogas não fazem mal, mas o filme critica a hipocrisia existente a respeito desta questão. O escritor Paulo Coelho, por exemplo, critica a hipocrisia de muitos sobre este tema e lembra que a droga pode trazer um prazer momentâneo no curto prazo, mas que ela também mata a coisa mais importante que temos em nossas vidas, o nosso poder de decidir.

Teresa Cristina explica a respeito de questões abordadas no documentárioTeresa Cristina explica a respeito de questões abordadas no documentário

Uma das virtudes deste documentário é tratar das diferentes experiências existentes no mundo a respeito da questão do tratamento dedicado aos dependentes. Por exemplo, são abordadas as consequências na Holanda e em Portugal da despenalização do consumo de drogas, principalmente no que concerne à diminuição da violência na sociedade. Uma boa entrevista com o diretor de “Quebrando o Tabu” pode se lida no artigo “Documentário 'Quebrando o Tabu' ganha novo fôlego com versão internacional” no link: <http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,EMI328005-17770,00-DOCUMENTARIO+QUEBRANDO+O+TABU+GANHA+NOVO+FOLEGO+COM+VERSAO+INTERNACIONAL.html>.

O principal objetivo desta obra é abrir um debate sério e bem informado sobre o complexo problema das drogas no Brasil e no mundo, com diversos públicos, tais como jovens, pais, professores, médicos, psicólogos e assistentes sociais, de modo a permitir uma conversa franca que leve à diminuição do preconceito, ajude na prevenção ao uso de drogas, possibilite a redução de danos entre usuários e dissemine informações com base científica sobre o tema.

As sessões de cinedebates são regularmente organizadas por bolsistas e ex-bolsistas de iniciação científica e de extensão no âmbito do programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural” do IFSP-Caraguatatuba que é coordenado pelo professor Ricardo Plaza e conta na sua equipe também com os professores Mauro Chaves e Alexandre Rosa. Seu objetivo principal é realizar reflexões críticas sobre história, ciência e cultura, envolvendo filmes e documentários selecionados com este propósito, bem como ampliar o repertório cultural e cinematográfico por parte dos alunos e do público em geral. Todas as sessões de cinedebates são gratuitas e abertas para quaisquer interessados, tanto da comunidade interna, quanto da comunidade externa ao IFSP. Não é necessário fazer inscrição prévia: basta estar presente no auditório no início da exibição do filme. Professores e gestores de escolas públicas que pretendem que alunos de suas escolas participem de atividades deste gênero podem procurar o professor Ricardo Plaza para juntos organizarem os detalhes.

Fonte: Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira

registrado em:
Fim do conteúdo da página