Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Cinedebate

Cinedebate abordou documentário “Oceanos de Plástico”

Publicado: Quinta, 03 de Mai de 2018, 10h36 | Última atualização em Sexta, 13 de Janeiro de 2023, 11h07

No dia 24 de abril de 2018, terça-feira, a partir das 14h20 da tarde, no auditório do Câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), ocorreu a exibição – seguida pelo posterior debate – do documentário “Oceanos de Plástico”. A organização deste cinedebate contou com o apoio de ex-bolsistas (Kauã Estevam Cardoso de Freitas, Rafael Honório Morais de Oliveira e Rodrigo Henrique Revelete Godoy) e futuros bolsistas (Henrique Madeo Pereira, Nicolas Gama Coelho Rodrigues, Ryan Nepomuceno Montemor e Caio Cesar Nogueira) selecionados para o programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural”, bem como dos atuais bolsistas de iniciação científica João Pereira Neto (com bolsa PIBIC), Rafael Brock Domingos (com bolsa FAPESP), Rafael do Nascimento Sorensen (com bolsa FAPESP) e Diego Corrêa Peres de Souza (com bolsa PIBIFSP), todos eles orientados pelo professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira, docente do IFSP-Caraguatatuba. Este cinedebate contou também com a participação das professoras Shirley Pacheco de Souza, Priscila Cristini dos Santos e Maria do Carmo Cataldi Muterle (todas elas docentes do IFSP-Caraguatatuba), bem como de Roque Alves que é integrante da Associação “SOS Praia da Mococa”.

A ideia original de exibir e debater este documentário surgiu a partir de uma conversa entre os professores Ricardo Plaza e Shirley Pacheco, a respeito da importância de exibir um documentário que permitisse refletir sobre os impactos nos oceanos do consumo exacerbado de produtos de plástico. Estiveram presentes muitos estudantes do curso técnico em meio ambiente, bem como de outros cursos do IFSP (como Licenciatura em Física e Licenciatura em Matemática) e membros da comunidade externa à instituição.

Carminha Shirley Ricardo e PriscilaCarminha Shirley Ricardo e Priscila

Professores Carminha, Shirley, Ricardo e Priscila

O documentário “Oceanos de Plástico” (“título em inglês: “A plastic ocean”) foi dirigido por Craig Leeson e lançado em 2016. A sua filmagem que durou 4 anos ocorreu em 20 diferentes locais do planeta Terra de modo a revelar a fragilidade de nossos oceanos e os impactos da poluição derivada de produtos plásticos. A equipe de filmagem procurou também documentar soluções que estão sendo implementadas para enfrentar este problema. Segundo o naturalista e documentarista britânico David Attenborough, este é um dos mais importantes filmes de nosso tempo!

Professor Ricardo Plaza com alguns estudantes que colaboraram com a organização deste cinedebate

O trailer de “Oceanos de plástico” pode ser visto aqui. Mais informações sobre este documentário podem ser obtidas em inglês no site IMDB.

Segundo as estimativas da organização ambientalista do Reino Unido “Plastic Oceans” que produziu este documentário, todo ano mais de 8 milhões de toneladas de plástico são jogas nos oceanos. Além disso, mais de 90% dos pássaros marinhos têm plástico em seus estômagos.

presente debate o documentário Oceanos de Plásticopresente debate o documentário Oceanos de Plástico

Público presente debate o documentário “Oceanos de Plástico”

Durante o debate que se seguiu à exibição foi destacada a importância de cada um ajudar na solução para este problema, ao diminuir o consumo de plástico e de produtos descartáveis para o mínimo necessário. Um exemplo dado pela professora Shirley foi a respeito do consumo de “canudinhos” de plástico para beber refrigerantes, algo que na maior parte das vezes é desnecessário. Tomar consciência de que cada um de nós é parte do problema, mas também parte da solução é o primeiro passo, pois ajuda a desenvolver a mentalidade de que é necessário reduzir o consumo de tudo aquilo que não é absolutamente necessário para o bem estar de cada um e que ainda por cima vai causar impactos ruins no ambiente em que vivemos e, por consequência, na vida de todos nós. Sobre a importância da tomada de consciência a respeito do problema, o estudante Rafael Brock lembrou a frase do psicoterapeuta Carl Jung: “Até você se tornar consciente, o inconsciente irá dirigir sua vida e você vai chamá-lo de destino”.

Alves expõe suas ideias acerca dos problemas abordados pelo documentárioAlves expõe suas ideias acerca dos problemas abordados pelo documentário

Roque Alves expõe suas ideias acerca dos problemas abordados pelo documentário

Um bom artigo de análise sobre o documentário “Oceanos de plástico”, escrito na época em que a sua produção ainda estava ocorrendo, pode ser lido no site da revista “Ciência Hoje”, aqui.

A respeito do tema abordado neste cinedebate, o vídeo de animação de 2 minutos “Microplásticos e a poluição nos oceanos” (do Minuto da Terra) é bastante didático sobre os efeitos de microplásticos nos oceanos e pode ser assistido aqui.

Ao final do debate, o estudante Fagner Pereira da Silva, do curso de Licenciatura em Matemática do IFSP-Caraguatatuba, tocou ao violão e cantou a música “Fake Plastic Trees” (“Árvores Falsas de Plástico”) da banda inglesa de rock Radiohead. Esta música com a letra traduzida para o português pode ser acompanhada também no vídeo aqui.

Estudante Fagner cantando “Fake plastic trees” de Radiohead

As sessões de cinedebates são regularmente organizadas por bolsistas e ex-bolsistas de iniciação científica e de extensão no âmbito do programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural” do IFSP-Caraguatatuba que é coordenado pelo professor Ricardo Plaza. Seu objetivo principal é realizar reflexões críticas sobre história, ciência e cultura, envolvendo filmes e documentários selecionados com este propósito, bem como ampliar o repertório cultural e cinematográfico por parte dos alunos e do público em geral. Todas as sessões de cinedebates são gratuitas e abertas para quaisquer interessados, tanto da comunidade interna, quanto da comunidade externa ao IFSP. Não é necessário fazer inscrição prévia: basta estar presente no auditório no início da exibição do filme. Professores e gestores de escolas públicas que pretendem que alunos de suas escolas participem de atividades deste gênero podem procurar o professor Ricardo Plaza para juntos organizarem os detalhes.

Fonte: Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira

registrado em:
Fim do conteúdo da página