Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Cinedebate

Cinedebate abordou documentário científico da série “O Universo”

Publicado: Segunda, 09 de Abril de 2018, 16h09 | Última atualização em Segunda, 16 de Abril de 2018, 18h01

No dia 06 de abril de 2018, sexta-feira, a partir das 10h35 da manhã, no auditório do Câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), ocorreu a exibição – seguida pelo posterior debate – do episódio “As 7 maravilhas do Sistema Solar” da série de documentários científicos “O Universo”. A organização deste cinedebate contou com o apoio de ex-bolsistas do programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural” (Kauã Estevam Cardoso de Freitas e Rodrigo Henrique Revelete Godoy), bem como dos bolsistas de iniciação científica João Pereira Neto (com bolsa PIBIC/CNPq), Diego Corrêa Peres de Souza (com bolsa PIBIFSP) e Rafael do Nascimento Sorensen (com bolsa FAPESP), todos eles orientados pelo professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira, docente do IFSP-Caraguatatuba.

Público presente no cinedebate sobre o documentário “As 7 maravilhas do Sistema Solar”

Este cinedebate contou com a participação e o apoio da professora Ticiana Couto Roquejani, docente de Geografia do IFSP-Caraguatatuba, que acompanhou seus alunos do ensino médio integrado com o técnico ao auditório para assistirem o documentário da série “O Universo”.

Professores Ricardo e Ticiana

“O Universo” é uma série televisiva norte-americana de documentários científicos sobre temas de cosmologia, astronomia e astrofísica, que conta com imagens geradas computacionalmente de objetos astronômicos do universo juntamente com entrevistas com cientistas e pesquisadores das áreas abordadas. Desde 2007 quando foi lançada até 2015, ela teve 9 temporadas com um total de 88 episódios, geralmente com uma duração entre 40 e 50 minutos cada um. Mais informações sobre todos estes episódios (em inglês) podem ser obtidas aqui e também aqui.

Professor Ricardo junto com estudantes que ajudaram na organização do cinedebate sobre o episódio da série “O Universo”

“As 7 maravilhas do Sistema Solar” é o episódio 1 da temporada 5 de “O Universo”: a sua versão dublada em português está disponível para ser acessada e assistida gratuitamente no site youtube. Neste episódio são apresentadas as seguintes maravilhas deste pequeno pedaço do universo que é o nosso Sistema Solar: os gêiseres de Encélado (um satélite curioso de Saturno), os anéis de Saturno, a grande mancha vermelha de Júpiter, o cinturão de asteroides, o monte Olimpo em Marte, a superfície do Sol e a Terra. De modo interessante e provocador, a sétima maravilha é o planeta em que vivemos e que infelizmente vem sendo depredado e devastado de modo crescente pela ação humana.

Imagem de divulgação do episódio “As 7 maravilhas do Sistema Solar”

Após a exibição do documentário, o bolsista de iniciação científica Rafael Sorensen (que é estudante do curso de Licenciatura em Física) fez uma apresentação de caráter audiovisual para os presentes sobre o seu tema de pesquisa: o uso da ficção científica no ensino de física. Rafael fez uma apanhado histórico sobre a evolução da ficção científica – que normalmente lida com conceitos imaginativos e especulativos, relacionados ao futuro e aos impactos e consequências da ciência e da tecnologia para os seres humanos – como gênero literário e abordou também diversas obras cinematográficas de ficção científica tanto aqueles consideradas “hard science fiction” (obras mais preocupadas com a precisão científica daquilo que é apresentado), quanto aquelas consideradas como sendo “soft science fiction” (obras mais focadas nos seres humanos, nos seus relacionamentos e nos seus sentimentos, deixando em segundo plano detalhes tecnológicos e leis científicas).

Apresentação de Rafael Sorensen após a exibição de “As 7 maravilhas do Sistema Solar”

Além de Rafael Sorensen, os bolsistas de iniciação científica Diego Peres e João Pereira também apresentaram, aos presentes, de modo mais sucinto, um pouco sobre os seus temas de pesquisa. 

Diego explica acerca de matéria escura e energia escura após a exibição de episódio de “O Universo”

Diego fez um relato breve das principais características tanto da Matéria Escura, quanto da Energia Escura, mostrando aos presentes como ainda há muito a ser desenvolvido em áreas do conhecimento relacionadas à astrofísica e ao estudo do universo.

João explica acerca de ondas gravitacionais após a exibição de episódio de “O Universo”

Em seguida, João fez algumas observações sobre as características físicas das Ondas Gravitacionais e como tentativas mais recentes e que tiveram sucesso na detecção destes tipos de ondas (associadas à fusão de objetos muito massivos, como buracos negros, em regiões distantes do universo) levaram ao Prêmio Nobel de Física que foi concedido em 2017.

Rafael Sorensen, Diego, João e professor Ricardo Plaza

Os três bolsistas de iniciação científica (Rafael Sorensen, Diego e João), que apresentaram seus trabalhos nesta manhã, procuraram ressaltar a importância da pesquisa científica para o desenvolvimento de uma nação, e estimularam os jovens alunos presentes a se dedicarem ao estudo de áreas e temas científicos.

As sessões de cinedebates são regularmente organizadas por bolsistas e ex-bolsistas de iniciação científica e de extensão no âmbito do programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural” do IFSP-Caraguatatuba que é coordenado pelo professor Ricardo Plaza e conta na sua equipe também com os professores Mauro Chaves e Alexandre Rosa. Seu objetivo principal é realizar reflexões críticas sobre história, ciência e cultura, envolvendo filmes e documentários selecionados com este propósito, bem como ampliar o repertório cultural e cinematográfico por parte dos alunos e do público em geral. Todas as sessões de cinedebates são gratuitas e abertas para quaisquer interessados, tanto da comunidade interna, quanto da comunidade externa ao IFSP. Não é necessário fazer inscrição prévia: basta estar presente no auditório no início da exibição do filme. Professores e gestores de escolas públicas que pretendem que alunos de suas escolas participem de atividades deste gênero podem procurar o professor Ricardo Plaza para juntos organizarem os detalhes.

Fonte: Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira

registrado em:
Fim do conteúdo da página