Ir direto para menu de acessibilidade.
Início > O que é? > Notícias > Cindebate discutiu filme sobre a física Marie Curie
Início do conteúdo da página
Cinedebate

Cindebate discutiu filme sobre a física Marie Curie

Publicado: Segunda, 03 de Setembro de 2018, 15h28 | Última atualização em Segunda, 03 de Setembro de 2018, 15h36 | Acessos: 4827

No dia 29 de agosto de 2018, quarta-feira, a partir das 13h30 da tarde, no auditório do Câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), ocorreu a exibição – seguida pelo posterior debate – do filme “Marie Curie – A coragem do conhecimento”. A organização deste cinedebate contou com o apoio de bolsistas do programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural” (Rafael Honório Morais de Oliveira, Diego Bortoleto Licca, Henrique Madeo Pereira, Larissa Comodaro Nunes Sant’Ana, Gabriel Xavier Luz, Jessica de Oliveira Santana e Yasmin Francisca dos Santos Coelho), bem como dos atuais bolsistas de iniciação científica Kauã Estevam Cardoso de Freitas, Rafael do Nascimento Sorensen, Ryan Nepomuceno Montemor e Diego Corrêa Peres de Souza e do ex-bolsista de iniciação científica João Pereira Neto, todos eles orientados pelo professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira, docente do IFSP-Caraguatatuba. Este cinedebate foi organizado pelo professor Ricardo Plaza em conjunto com a professora Vassiliki Terezinha Galvao Boulomytis. A professora Samara Salamene também esteve presente participando da atividade.

Público presente no cinedebate sobre Marie Curie

Estiveram presentes interessados em geral da comunidade e alunos de diversos cursos do IFSP-Caraguatatuba, em especial dos cursos de Engenharia Civil, Licenciatura em Física e Licenciatura em Matemática. Os presentes manifestaram um grande interesse em adquirir mais conhecimentos a respeito da vida e do trabalho científico de Marie Curie. Para quem sabe ler em francês, o livro original “Traité de Radioactivité” (“Tratado de Radioatividade”) escrito por Marie Curie e publicado em 1910, está disponível em formato pdf para ser acessado, baixado e lido aqui. Em português, para quem quiser ler mais sobre esta importante cientista, o livro de caráter introdutório “Curie e a radioatividade em 90 minutos” de Paul Strathern (na forma de um arquivo pdf) pode ser baixado e lido gratuitamente no site “Lelivros”.

Estudantes que organizaram este cinedebate junto com os professores Ricardo e Vassiliki

O filme “Marie Curie – A coragem do conhecimento” (o título em inglês é “Marie Curie – The courage of knowledge”) foi dirigido por Marie Noëlle, lançado em 2016 e é uma produção conjunta polonesa, francesa e alemã. Mais informações sobre este filme estão disponíveis (em inglês aqui) e (em português aqui). O seu trailer pode ser assistido aqui. O filme aborda a trajetória da vida da famosa física e química Marie Curie e sua luta contra a cultura machista da comunidade científica francesa que era inteiramente dominada por homens, nas primeiras décadas do século XX.

Durante o debate, o professor Ricardo Plaza lembrou os presentes que há um filme (em preto e branco) considerado clássico sobre a vida da cientista Marie Curie que foi feito em 1943 e está disponível para ser assistido gratuitamente aqui. Mais informações sobre esta outra obra cinematográfica podem ser obtidas aqui.

Professora Vassiliki debate a respeito do filme com os presentes

Durante o debate, foi destacada a importância dos trabalhos científicos de Marie Curie na área do estudo da radioatividade, tanto é assim que, devido a estes seus trabalhos de pesquisa, ela primeiro ganhou o Prêmio Nobel de Física em 1903 juntamente com seu marido Pierre Curie e com o físico Henri Becquerel e, após a morte de Pierre, ganhou o Prêmio Nobel de Química em 1911. Pierre e Marie Curie foram os responsáveis pela descoberta de dois novos elementos químicos, o polônio e o rádio. Posteriormente, em 1935, sua filha Irène Joliot-Curie e o marido dela, Frédéric Joliot-Curie, ganharam também o Prêmio Nobel de Química, pela descoberta da radioatividade artificial. Assim sendo, a família Curie é considerada a maior ganhadora de prêmios Nobel até hoje.

Na sua juventude, na Polônia (onde nasceu), Marie Curie não pode estudar em um curso de ensino superior porque as universidades polonesas na época não aceitavam estudantes do sexo feminino. Por isso, ela acabou por ir estudar na França (onde acabou por se naturalizar), em Paris, onde conheceu seu futuro marido, Pierre. Marie Curie desenvolveu trabalhos pioneiros que revelaram o grande potencial da utilização do rádio na terapia do câncer (radioterapia).

Professores Ricardo e Vassiliki

Marie Curie foi a primeira mulher a participar do corpo docente da Universidade de Sorbonne – mas para isto teve que enfrentar muitos preconceitos de origem machista, sexista, racista e xenofóbica – e trabalhou também na produção de materiais para ensino de ciências, no nível da educação básica, com forte ênfase na área da experimentação como condição para o desenvolvimento de uma aprendizagem efetiva de conceitos científicos. Ela morreu em 1934 de leucemia, seguramente causada pela sua intensa exposição à radioatividade durante os anos de pesquisa que desenvolveu na área. O elemento químico com número atômico 96 da tabela periódica, o Cúrio, com símbolo Cm, foi batizado deste modo em honra do Casal Curie.

Ao final do cinedebate, foi exibido ao público presente o curta de animação, de 5 minutos de duração, intitulado “Marie Curie – Desenhando a minha vida!”, que está disponível para ser assistido aqui e que foi legendado para o português pela equipe de bolsistas orientada pelo professor Ricardo Plaza. Ele está disponibilizado no canal “Educação Científica IFSP-Caraguatatuba” do youtube, canal este vinculado a todo o trabalho de divulgação científica e cultural desenvolvido pela equipe de bolsistas de extensão e de iniciação científica orientados pelo professor Ricardo Plaza.

Curie com suas duas filhas Ève e Irène

Marie Curie com suas duas filhas Ève e Irène

As sessões de cinedebates são regularmente organizadas por bolsistas e ex-bolsistas de iniciação científica e de extensão no âmbito do programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural” do IFSP-Caraguatatuba que é coordenado pelo professor Ricardo Plaza. Seu objetivo principal é realizar reflexões críticas sobre história, ciência e cultura, envolvendo filmes e documentários selecionados com este propósito, bem como ampliar o repertório cultural e cinematográfico por parte dos alunos e do público em geral. Todas as sessões de cinedebates são gratuitas e abertas para quaisquer interessados, tanto da comunidade interna, quanto da comunidade externa ao IFSP. Não é necessário fazer inscrição prévia: basta estar presente no auditório no início da exibição do filme. Professores e gestores de escolas públicas que pretendem que alunos de suas escolas participem de atividades deste gênero podem procurar o professor Ricardo Plaza para juntos organizarem os detalhes.

Fonte: Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira

registrado em:
Fim do conteúdo da página