Ir direto para menu de acessibilidade.
Início > Noticias > Reunião sobre parceria em inovação e tecnologia na área de Hidráulica e Saneamento
Início do conteúdo da página
Saneamento

Reunião sobre parceria em inovação e tecnologia na área de Hidráulica e Saneamento

Publicado: Terça, 13 de Dezembro de 2022, 16h27 | Última atualização em Quinta, 15 de Dezembro de 2022, 16h50

Imagem 1 - Profa. Dra. Adriana Marques conversando com os membros da Sabesp ao lado do prof. Dr. Mauro Machado de OliveiraImagem 1 - Profa. Dra. Adriana Marques conversando com os membros da Sabesp ao lado do prof. Dr. Mauro Machado de Oliveira

No dia 22 de novembro de 2022 foi realizada uma reunião entre os membros do Centro de Pesquisa e Inovação em Cidades Inteligentes e Sustentáveis (CEPIN-CIS) e representantes da Sabesp - Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo e Sanear Brasil para se apresentar projetos de pesquisa realizados no IFSP na área de Hidráulica e Saneamento. Nela, por meio de um bate-papo descontraído, iniciou-se uma busca para conhecer os problemas de abastecimento e tratamento de água e esgoto que a empresa havia enfrentando no litoral. E dentre as colocações mais persistentes estava a questão da população flutuante que advém dos períodos de temporada turística, e como isso aumenta a demanda de trabalho nas estações.

Imagem 2 - Profa. Dra. Adriana Marques à frente do palco ministrando sua apresentaçãoImagem 2 - Profa. Dra. Adriana Marques à frente do palco ministrando sua apresentação

Após essa colocação e explicitação da realidade do saneamento em Caraguatatuba, a profa. Dra. Adriana Marques, membro efetivo do CEPIN-CIS, apresentou os trabalhos de pesquisa que vêm desenvolvendo no IFSP câmpus São Paulo junto aos grupos de pesquisa e ENASA grupo de pesquisa em Energia, Água e Saneamento liderado pela profa. Adriana, e no grupo Mecânica Computacional liderado pelo prof. Dr. Mauro Machado de Oliveira, também presente na reunião. Foram listados projetos, como por exemplo, o desenvolvimento de um coagulante próprio para os processos de tratamento, o que acarreta em um menor custo à produção, e pesquisas para o tratamento de lodo. Além disso, a professora ainda apresentou suas linhas de pesquisa e fez prospecções para uma possível parceria com a Sabesp, buscando inovação, sustentabilidade e mitigação dos percalços sanitários do litoral de Caraguatatuba e região.

Segundo o eng. Mario Augusto Ferraz do Amaral, gerente do Setor Técnico Operacional da SABESP, o encontro foi excelente e apesar da Sabesp já possuir programas de inovação, a proximidade da empresa com a academia é muito saudável e importante para aprimorar ainda mais a prestação dos nossos serviços a sociedade. O prof. Dr. José Américo Alves Salvador Filho, coordenador do CEPIN-CIS, comenta que encontros deste tipo são de grande importância para criar um diálogo entre empresas públicas e privadas com instituições de ensino e pesquisa para fomentar a inovação e do desenvolvimento tecnológico e a cooperação entre estas entidades.

Os Centros de Pesquisa e Inovação (CEPIN) são uma iniciativa da Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP) que, através do Edital nº 329/2021, incentiva a nucleação de Centros de Pesquisa de excelência no IFSP em que pesquisadores de mais de um câmpus articulam propostas de criação de em uma área específica, com até três linhas de pesquisa. No IFSP câmpus Caraguatatuba vêm sendo estabelecido o Centro de Pesquisa e Inovação em Cidades Inteligentes e Sustentáveis (CEPIN-CIS), no qual fazem parte os professores José Américo Alves Salvador Filho (coordenador), Adriana Marques e Mario Tadashi Shimanuki, nas seguintes linhas de pesquisa: Recursos Tecnológicos e Computacionais Aplicados às Cidades Inteligentes e Sustentáveis; Sustentabilidade Urbana e Regional; e Infraestrutura Inteligente.

Matéria escrita por Carolina Vinhato Breanza, aluna do 4º semestre de Engenharia Civil do IFSP câmpus Caraguatatuba e bolsista do CEPIN-CIS.

registrado em:
Fim do conteúdo da página