Ir direto para menu de acessibilidade.
Início > Noticias > 2º Campeonato de Arremesso de Celulares na Semana Mundial do Meio Ambiente
Início do conteúdo da página
DIA DO MEIO AMBIENTE

2º Campeonato de Arremesso de Celulares na Semana Mundial do Meio Ambiente

Publicado: Quarta, 12 de Junho de 2019, 19h48 | Última atualização em Quarta, 12 de Junho de 2019, 19h49

O Brasil tem hoje dois dispositivos digitais por habitante, incluindo smartphones, computadores, notebooks e tablets. Em 2019, a previsão é de que o país tenha 420 milhões de aparelhos digitais ativos. É o que revela a 30ª Pesquisa Anual de Administração e Uso de Tecnologia da Informação nas Empresas, realizada pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV-SP).

Entre os aparelhos, o uso de smartphone se destaca: segundo o levantamento, há hoje 230 milhões de celulares ativos no País. Já o número de computadores, notebooks e tablets em uso no Brasil é de 180 milhões. Houve um aumento de 10 milhões no número de smartphones ativos em relação a 2018.

A cada ano, os fabricantes de celulares lançam modelos novos, com design e funcionalidades cada vez mais atraentes, que estimulam o desejo do consumidor por um novo aparelho. Estudos mostram que o brasileiro troca o celular, no máximo, a cada dois anos — sendo que algumas pessoas possuem dois aparelhos, além de tablet e notebook.

Como consequência desse cenário, o descarte de celulares velhos no Brasil é altíssimo, ultrapassando o volume de 1,4 milhão de toneladas por ano. Esse número coloca o Brasil no topo do ranking de países da América Latina que mais produz lixo eletrônico. O que fazer para resolver esse problema, afinal?

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), em vigor desde 2010, cria responsabilidades e obrigatoriedades com relação à destinação correta de resíduos, o que inclui o descarte adequado do lixo eletrônico. Porém, o País ainda conta com poucos postos para o descarte de celulares velhos, e o índice de reciclagem deste tipo de resíduo é muito baixo.

Cerca de 80% dos componentes de aparelhos celulares podem ser reciclados. Isso porque um aparelho possui a seguinte composição: 45% plástico, 40% placa de circuito, 8% de metais como ouro e prata, 4% de cristal líquido e 3% de placa de magnésio. Esses materiais podem ser separados e reciclados, porém, o processo exige conhecimento técnico e tecnologia específica, principalmente com relação à retirada de metais preciosos.

2º Campeonato de Arremesso de Celulares do IFSP Caraguatatuba

Boa parcela dos usuários de celular já teve aquele impulso de atirar o aparelho ao chão ou em direção à parede, imediatamente após a ocorrência de algum problema com ele. Mas foi a Finlândia o primeiro país que transformou isso em uma competição. Os finlandeses se reúnem anualmente desde o ano 2000 na cidade de Savonlinna, no sudeste do país. Mas não precisa se preocupar com o meio ambiente, uma vez que o centro de reciclagem local recolhe tudo o que sobra dos dispositivos e os emprega para novos fins.

Já em Caraguatatuba, a 2ª edição do Campeonato de arremesso de celular do IFSP Caraguatatuba, realizada dia 08 de junho, na praia do Indaiá, trouxe um novo recorde. Com a existência de apenas uma categoria no campeonato, dividido em masculino e feminino, o arremesso freestyle considera o celular arremessado à maior distância como o arremesso vencedor. Alessandro Almeida dos Santos, do Curso Técnico em Meio Ambiente quebrou o recorde da categoria masculino com 59,34 metros de distância, enquanto Rebeca Cabral, aluna do curso Integrado lançou à distância de 31,91 metros o celular. Completaram as melhores marcas o aluno Pedro Lucas, do Integrado, com 47,82 metros e Alexandre Cocati, com 47,41 metros. No feminino, Verônica Orrutia, do Integrado, com 23,23 e Giovana Sabino, com 19,92 metros.

O objetivo da atividade é o de despertar a consciência e a reflexão sobre o descarte e manejo do lixo eletroeletrônico. Durante toda a semana, houve arrecadação deste tipo de resíduo eletrônico. Foram arrecadados quase 30 celulares velhos, transformados no objeto principal da competição: o arremesso de celulares. Com ampla participação de alunos dos Cursos Técnicos em Informática Integrado ao Ensino Médio e do Técnico em Meio Ambiente, além de professores e comunidade em geral.

Celular velho: o que fazer?

Se o aparelho ainda funciona, mas você decidiu substitui-lo por outro mais moderno, faça algo útil com ele, ao invés de deixá-lo “esquecido” em alguma gaveta. Veja quatro CINCO sugestões interessantes:

  • Venda ou doe o aparelho a um familiar ou amigo;
  • Se a tela estiver intacta, use-o como um porta-retratos digital;
  • Ao invés de expor seu aparelho novo no carro, utilize o antigo como GPS;
  • Carregue o antigo com você para entregar para um possível assalto.

O celular antigo pode servir como leitor digital de livros, apostilas e outros documentos. Atenção: jamais descarte o aparelho celular inservível no lixo comum!

Sempre verifique onde existe um posto de coleta de celulares e baterias. Consulte a revendedora de celulares, o setor de meio ambiente da prefeitura, o site do Instituto de Defesa do Consumidor (Idec) e centros de reciclagem. Sua atitude poderá inspirar outras pessoas a fazerem o mesmo e, assim, será possível diminuir a quantidade de lixo eletrônico do Brasil.

registrado em:
Fim do conteúdo da página