Caderno de Física da UEFS publica artigo de licenciando em Física pelo IFSP-CAR

Publicado: Sexta, 16 de Fevereiro de 2024, 17h44 | Última atualização em Sexta, 16 de Fevereiro de 2024, 17h44

A Revista Eletrônica “Caderno de Física da UEFS” (periódico eletrônico cujo ISSN é 2527-0230 e que é publicado pelo Departamento de Física da Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS), em seu volume 21, número 02, ano de 2023, publicou o artigo intitulado “Estudo experimental das relações entre resistência, tensão, corrente e potência elétrica”, escrito por Flávio Gil Alves Paiva, que é licenciando em Física pelo campus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), e pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira, docente de Física do IFSP-Caraguatatuba. Este artigo pode ser acessado gratuitamente e lido por qualquer interessado no link <https://periodicos.uefs.br/index.php/cadfis/article/view/10370>.

Imagem 1 – Flávio Gil Alves Paiva e professor Ricardo PlazaImagem 1 – Flávio Gil Alves Paiva e professor Ricardo Plaza

O resumo deste artigo acadêmico é o seguinte: “O propósito deste trabalho é examinar as relações entre os conceitos de resistência (R), tensão (V), corrente (I) e potência elétrica (P) por meio de equipamentos de física básica. Os experimentos que foram realizados produziram resultados qualitativos e quantitativos. Os materiais foram usados com o intuito de envolver conceitos fundamentais de eletricidade e as atividades práticas foram elaboradas para que os resultados obtidos pudessem tornar mais compreensíveis estes conceitos. Em particular, a dependência da resistência elétrica com o comprimento e com a área da seção reta de um condutor é analisada estudada experimentalmente, tanto de modo qualitativo, como de modo quantitativo. Experimentos como estes podem incentivar o interesse dos alunos por assuntos de Física, estimulam o conhecimento pela ciência e colaboram para a compreensão de fenômenos frequentemente considerados contraintuitivos.”

Imagem 2 – Artigo publicado no site do Caderno de Física da UEFSImagem 2 – Artigo publicado no site do Caderno de Física da UEFS

A Revista Eletrônica “Caderno de Física da UEFS” (ISSN: 2527-0230), que pode ser acessada no link <https://periodicos.uefs.br/index.php/cadfis/index>, é uma publicação eletrônica e de acesso aberto do Departamento de Física da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) que tem por objetivo divulgar, na forma de artigos, resultados de ensino, pesquisa e extensão, importantes para o conhecimento em Física. É um periódico arbitrado, indexado internacionalmente, de circulação nacional, voltado prioritariamente para o professor de Física ou áreas afins do ensino médio e fundamental e para estudantes de graduação, com o propósito de elevar a qualidade de Ensino de Física, tanto no ensino fundamental e médio, quanto em instituições de ensino superior. Os artigos publicados versam sobre divulgação científica e tópicos de Física Geral, pesquisa em ensino de Física e História e Filosofia da Física. De acordo com a Plataforma Sucupira da CAPES (disponível no link <https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/veiculoPublicacaoQualis/listaConsultaGeralPeriodicos.jsf>), para o quadriênio 2017-2020, na área de Ensino, a classificação Qualis deste periódico é B1.

Imagem 3 – Imagem do site do Caderno de Física da UEFS em fevereiro de 2024Imagem 3 – Imagem do site do Caderno de Física da UEFS em fevereiro de 2024

Flávio Gil Alves Paiva é aluno do curso de Licenciatura em Física no IFSP-Caraguatatuba e bolsista do Programa de Residência Pedagógica (programa financiado pela CAPES, instituição de fomento à pesquisa do governo federal), sob a orientação do professor Ricardo Plaza.

Imagem 4 – Início do artigo publicado no Caderno de Física da UEFSImagem 4 – Início do artigo publicado no Caderno de Física da UEFS

Os trabalhos de pesquisa, extensão e ensino orientados pelo professor Ricardo Plaza têm abordados temas de áreas como o ensino de física, a divulgação científica, a história da ciência, alfabetização científica, as interfaces entre cultura e ciência e disciplinas próximas da física como astronomia, matemática e computação. Estudantes do IFSP-Caraguatatuba que tiverem interesses por áreas como estas ou próximas delas podem procurar entrar em contato com o professor Ricardo Plaza pelo seu e-mail institucional.