Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Física

Bolsistas do PIBID realizaram apresentações nas Matinês da História da Física

Publicado: Sexta, 07 de Mai de 2021, 16h52 | Última atualização em Sexta, 07 de Mai de 2021, 16h52

Em 3 e 4 de maio de 2021, segunda-feira e terça-feira, a partir das 15h00, os bolsistas do PIBID do curso de Licenciatura em Física do campus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) realizaram as denominadas “Matinês da História da Física”, eventos educacionais remotos que foram transmitidos pelo YouTube e tiveram como público-alvo os alunos de duas escolas estaduais de ensino médio de Caraguatatuba, a Escola Estadual Colônia dos Pescadores e a Escola Estadual Professora Maria Ester das Neves Dutra Damasio. O PIBID é o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (fomentado pela CAPES) que tem como objetivo inserir alunos de cursos de licenciatura em todo o país na realidade das escolas públicas, de modo a colaborar com a tarefa de encontrar soluções para a melhoria da qualidade de ensino destas instituições. Atualmente, há 20 alunos do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba atuando, pelo PIBID, junto às duas escolas estaduais citadas anteriormente, sendo que 16 destes licenciandos em física recebem bolsas mensais de R$ 400,00 da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), uma instituição federal, como forma de apoio e incentivo para as atividades que realizam, enquanto os outros 4 licenciandos atuam como voluntários. O professor Alex Lino é o coordenador do PIBID da Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba, enquanto o professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira atua como coordenador colaborador do PIBID; ambos são docentes da área de física do IFSP-Caraguatatuba, sendo que o professor Alex Lino é atualmente também o coordenador do curso de Licenciatura em Física desta instituição.

Imagem 1 - Professores Alex Lino e Ricardo PlazaImagem 1 - Professores Alex Lino e Ricardo Plaza

Os bolsistas do PIBID da Licenciatura em Física nas duas escolas têm seu trabalho coordenado por dois professores supervisores: no caso da Estadual Colônia dos Pescadores, este trabalho de supervisão é feito pela professora Gislene Ávila Rodrigues, enquanto no caso da Escola Estadual Professora Maria Ester das Neves Dutra Damasio, o trabalho de supervisão é feito pelo professor Roberto Galvani Felipe. Ambos lecionam a disciplina de física para turmas de ensino médio destas escolas.

Imagem 2 - Professores Gislene Ávila e Roberto GalvaniImagem 2 - Professores Gislene Ávila e Roberto Galvani

No dia 3 de maio de 2021, segunda-feira, entre 15h e 17h ocorreu a Matinê de História da Física que teve como foco os alunos da Escola Estadual Colônia dos Pescadores. A abertura deste evento no dia 3 de maio foi feita pelo professor Alex Lino. Esta “Matinê de História da Física” do dia 03/05/2021 foi gravada e está disponível para ser assistida pelos interessados no link <https://www.youtube.com/watch?v=CQyYvaWaOlI>. Foram abordados três temas relacionados à Física e à História da Ciência nesta atividade.

Imagem 3 - Programação das atividades de 3 de maio de 2021Imagem 3 - Programação das atividades de 3 de maio de 2021

A primeira apresentação deste dia 03/05/2021 teve como título “Gravitação de Newton partindo de uma visão histórica” e ficou sob a responsabilidade dos licenciandos em física Pedro Henrique Lopes Amantêa, Ryan Nepomuceno Montemor e Yasmin Francisca dos Santos Coelho.

Imagem 4 - Pedro, Ryan e YasminImagem 4 - Pedro, Ryan e Yasmin

A segunda apresentação do dia 03/05/2021 teve como título “Evolução das concepções do calor” e foi realizada pelos licenciandos em física Bárbara Cristine Leone, Julia Carbone Carneiro e Lucas Ramos Teixeira de Souza.

Imagem 5 - Bárbara, Julia Carbone e LucasImagem 5 - Bárbara, Julia Carbone e Lucas

 A terceira e última apresentação do dia 03/05/2021 teve como título “Eletricidade – Os primórdios das descobertas” e foi realizada pelos licenciandos em física Giovana Reis do Espírito Santo, Johan Krauze Schneider e Kaua Estevam Cardoso de Freitas.

Imagem 6 - Johan, Giovana e KauaImagem 6 - Johan, Giovana e Kaua

No dia 4 de maio de 2021, terça-feira, entre 15h e 17h ocorreu a Matinê de História da Física que teve como foco os alunos da Escola Estadual Professora Maria Ester das Neves Dutra Damasio. A abertura deste evento no dia 4 de maio foi feita pelo professor Ricardo Plaza. Esta “Matinê de História da Física” do dia 04/05/2021 foi gravada e está disponível para ser assistida pelos interessados no link <https://www.youtube.com/watch?v=us3gYsVFB-Q>. Foram abordados também três temas relacionados à Física e à História da Ciência nesta atividade.

Imagem 7 - Programação das atividades de 4 de maio de 2021Imagem 7 - Programação das atividades de 4 de maio de 2021

A primeira apresentação deste dia 04/05/2021 teve como título “Torricelli e suas contribuições na Ciência” e ficou sob a responsabilidade dos licenciandos em física Fabrício de Souza Cardoso, José Euripedes Bezerra Brito e Nathália Silva Franca.

Imagem 8 - Fabrício, José e NatháliaImagem 8 - Fabrício, José e Nathália

A segunda apresentação deste dia 04/05/2021 teve como título “Princípio de Arquimedes” e foi realizada pelos licenciandos em física Amanda Salgueiro de Souza, Higor Felipe Goncalves de Arruda e Rodrigo de Siqueira Bicudo.

Imagem 9 - Amanda, Higor e RodrigoImagem 9 - Amanda, Higor e Rodrigo

A terceira e última apresentação deste dia 04/05/2021 teve como título “História da Eletricidade com enfoque na estruturação das leis básicas” e foi realizada pelos licenciandos em física André da Silva Mendes, Davi Mendonca Aguiar Ferreira e Julia Cassia Santos Furtado.

Imagem 10 - André, Davi e Julia FurtadoImagem 10 - André, Davi e Julia Furtado

Durante as atividades os alunos de ensino médio das respectivas escolas estaduais puderam se manifestar e enviar perguntas aos apresentadores pibidianos pelo chat da transmissão feita pelo YouTube. Em ambos os casos a web-conferência foi realizada pela plataforma “Stream Yard”. Os vídeos destas duas transmissões, assim como outros vídeos educacionais já produzidos, estão disponíveis no canal do YouTube do PIBID da Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba, que pode ser acessado pelo link <https://www.youtube.com/channel/UCoqQg6n3CJwu6QJoWKm1Ddg>.

Estas duas atividades objetivaram destacar a importância da História da Ciência para compreender como ocorreu o desenvolvimento de diferentes conceitos de Física, bem como colaborar para disseminar a ciência e a cultura de modo a debater questões importantes para as vidas dos alunos. Os eventos ocorreram por meio da internet, devido à necessidade de distanciamento social associada à pandemia de COVID-19. Os estudantes universitários do PIBID e os professores envolvidos nestas ações agradecem muito a todos aqueles que participaram ativamente e prestigiaram estas atividades educacionais, inclusive por meio da realização de perguntas e reflexões pelo chat do YouTube.

Fonte: Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira

registrado em:
Fim do conteúdo da página