PESQUISA

Bolsista de pesquisa debateu a Filosofia da Mente no âmbito da História da Ciência

Publicado: Sexta, 13 de Agosto de 2021, 16h54 | Última atualização em Sexta, 13 de Agosto de 2021, 16h54

Em 09 de agosto de 2021, segunda-feira, entre 19h00 e 20h40, a bolsista de iniciação científica Larissy Santos da Silva debateu conceitos da área da Filosofia da Mente junto com alunos da turma do 1º semestre do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do campus Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP). A atividade ocorreu no âmbito de uma aula sobre História da Computação para a disciplina de História da Ciência e da Tecnologia (HCT) que é ministrada pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira para esta turma.

Imagem 1 – Larissy Santos da SilvaImagem 1 – Larissy Santos da Silva

Esta atividade foi realizada Por Larissy em conjunto com o professor Ricardo Plaza. Ela ocorreu de forma remota (virtual) e síncrona, por meio da plataforma Teams da Microsoft e fez parte das atividades de divulgação e educação científica previstas para serem realizadas no âmbito do projeto de pesquisa de iniciação científica com bolsa PIBIFSP intitulado “Filosofia da mente, computação e educação científica” que é desenvolvido por Larissy sob a orientação do professor Ricardo Plaza. Larissy atualmente é estudante do 3º semestre do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do IFSP-Caraguatatuba.

Imagem 2 - Trecho da apresentação realizada por Larissy durante a aula de HCTImagem 2 - Trecho da apresentação realizada por Larissy durante a aula de HCT

Durante a sua apresentação, Larissy discutiu temas relacionados à Filosofia da Mente como é o caso do Teste de Turing e da Sala Chinesa (ou Quarto Chinês) de Searle; para debater a respeito deste último tópico, foi apresentado o vídeo de aproximadamente 1 minuto de duração e intitulado “60 Segundos de Aventuras no Pensamento - 3/6 O Quarto Chinês” que está disponível para ser acessado no link <https://www.youtube.com/watch?v=_CCvVCYIVI0>.

O objetivo desta atividade foi o de colaborar para disseminar conhecimentos que interrelacionam a História da Ciência e a Filosofia da Mente com questões relevantes e problemas da atualidade, sobretudo na área da ciência da computação. Ela também colaborou para fornecer dados para a investigação que está sendo realizada por Larissy acerca dos temas abordados. A bolsista Larissy e o professor Ricardo Plaza agradecem muito a participação dos alunos da turma do 1º semestre do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do IFSP-Caraguatatuba durante este evento de ensino e de pesquisa, o que colaborou para que os seus resultados fossem bastante positivos.