Engenharia Civil

Aula Inaugural da Engenharia Civil no IFSP CAR (Turma 2021 – 2025)

Publicado: Segunda, 03 de Mai de 2021, 15h12 | Última atualização em Segunda, 03 de Mai de 2021, 15h12

No dia 29 de abril de 2021, iniciaram-se as atividades do primeiro ano letivo de 2021 no IFSP Câmpus Caraguatatuba. Nesse mesmo dia, foi realizada a aula inaugural do curso de engenharia civil para os alunos e alunas ingressantes.

Primeiramente, a coordenadora do curso, Profa. Vassiliki Boulomytis, apresentou-se para os alunos e alunas, dando-lhes as boas-vindas ao IFSP CAR. Em seguida, comentou sobre o vídeo institucional, que fala sobre a história do Câmpus e tem o depoimento da Diretora Geral, Sra. Juliana Bárbara Moraes, da Profa. Juliana Fernanda Almeida Castro e do Reitor Silmário Santos. Todos os departamentos do IFSP são apresentados nesse vídeo, reforçando a necessidade dos alunos ingressantes em assisti-lo para melhor se inteirarem sobre o que acontece no Câmpus (link: https://www.youtube.com/watch?v=AQ1PgO0Q_2I)

Na sequência, a Profa. Vassiliki explicou aos alunos sobre o sistema de inclusão que existe no Câmpus, onde o objetivo é respeitar as diferenças e possibilitar aos alunos e servidores o exercício da sua cidadania.

Como convidado especial, palestrou o ex-reitor, Prof. Eduardo Antônio Modena, que além de ter sido ex-professor do Câmpus Caraguatatuba, também é engenheiro civil e atua como docente na área.

Profa. Vassiliki e Prof. Modena durante a Aula InauguralProfa. Vassiliki e Prof. Modena durante a Aula Inaugural

Durante a sua fala, o Prof. Modena explanou sobre as dificuldades atuais do nosso país, e sobre o papel do engenheiro civil na busca constante de soluções. Ele comentou sobre os desafios e superações com as quais os alunos de engenharia se deparam ao longo de todo o curso, mas de como isso é importante para a sua formação. Falou também sobre a necessidade da criação de parcerias e divisão de conhecimentos entre os colegas de turma, tendo em vista que o mundo é coletivo, e que isso acaba sendo uma preparação para quando estiverem atuando no mercado de trabalho.

Ele destacou a importância dos Institutos Federais para o desenvolvimento do país, por meio da preparação de mão de obra qualificada de forma inovadora, desde o nível técnico até o de pós-graduação, atuando nos eixos de ensino, pesquisa e extensão.

Por fim, o Prof. Modena sugeriu aos alunos que nunca sejam limitados ao que estudam na sala de aula ou no curso e que sejam curiosos, buscando conhecimento a mais para que se tornem profissionais diferenciados. Ele destacou que os alunos e alunas de engenharia civil têm uma formação acadêmica que lhes permite enxergar o macro. Isso lhes prepara para serem líderes, mas que devem usar essa competência para tornar o país mais moderno, justo e inclusivo, sem rejeitar nenhum tipo de diversidade.

A professora finalizou a aula inaugural, com a breve apresentação de cada um dos alunos participantes da aula, e dará continuidade à mesma, com a apresentação de todos os professores da área de engenharia civil na próxima quarta-feira, no início da aula de Introdução à Engenharia Civil.

Agradecemos a participação do Prof. Modena na aula inaugural do curso de engenharia civil da Turma 2021-2025 e parabenizamos a todos os alunos e alunas ingressantes, desejando-lhes muito sucesso ao longo de sua jornada conosco no IFSP Câmpus Caraguatatuba.

Autor: Profa. Dra. Vassiliki T. G. Boulomytis