Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Extensão

Atividade remota de divulgação científica versou sobre a Inteligência Artificial

Publicado: Quarta, 08 de Dezembro de 2021, 16h02 | Última atualização em Quarta, 08 de Dezembro de 2021, 14h56

Em 07 de dezembro de 2021, terça-feira, a partir das 17h, ocorreu uma atividade de extensão, de forma virtual, sobre o tema “Inteligência Artificial”, que teve como conferencista a Profa. Dra. Heloísa de Arruda Camargo, professora titular do Departamento de Computação da Universidade Federal de São Carlos. Essa atividade foi organizada pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira, docente do campus Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) e pelo aluno Vinicius Carvalho Rosa do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do IFSP-Caraguatatuba, e contou também com o apoio dos alunos Giovanni Dedonatti e Bruna Souza de Medeiros Nunes, ambos do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba. Essa atividade foi realizada com transmissão simultânea pelo YouTube e sua gravação, com duração de cerca de 1 hora e 48 minutos, pode ser assistida no link <https://youtu.be/JZG9doN0jPI>. Essa foi uma webconferência promovida pelo Grupo de Pesquisa em Física do IFSP-Caraguatatuba e pelo projeto de extensão “Atividades audiovisuais de divulgação científica e cultural mediadas pela internet”.

Imagem 1 – Professora Heloísa de Arruda CamargoImagem 1 – Professora Heloísa de Arruda Camargo

A professora Heloísa de Arruda Camargo possui pós-doutorado pela Universidade de Alberta, do Canadá (entre 2001 e 2002), doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (1993), mestrado em Ciências da Computação pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da USP de São Carlos (1984) e graduação em Ciência da Computação pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da USP de São Carlos (1978). Ela foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação da UFSCar. Tem atuado com revisora de periódicos relevantes de sua área, como Information Sciences, IEEE Transactions on Fuzzy Systems e Fuzzy Sets and Systems. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Inteligência Artificial, atuando principalmente nos seguintes temas: Lógica Fuzzy, Aprendizado de Máquina em Fluxo de Dados, Sistemas Fuzzy Genéticos, Aprendizado de Máquina, Agrupamento de dados, Ontologias Fuzzy e Fuzzy Petri Nets.

Imagem 2 - Ricardo, Vinicius, Heloísa, Bruna e GiovanniImagem 2 - Ricardo, Vinicius, Heloísa, Bruna e Giovanni

Vinicius ao longo do ano de 2021 foi orientado pelo professor Ricardo Plaza no projeto de iniciação científica “Astrofísica e Computação: Interfaces e possibilidades para a Educação Científica”, com bolsa PIBIFSP. Adicionalmente, Giovanni e Bruna são bolsistas do projeto de extensão “Atividades audiovisuais de divulgação científica e cultural mediadas pela internet”, também coordenado pelo professor Ricardo Plaza.

Imagem 3 - Vinicius Carvalho RosaImagem 3 - Vinicius Carvalho Rosa

A equipe que organizou o evento agradece muito a professora Heloísa de Arruda Camargo por ter aceitado realizar generosamente essa web-conferência e compartilhar os seus conhecimentos com todos os interessados que participaram da ação.

Imagem 4 - Início da apresentação da professora HeloísaImagem 4 - Início da apresentação da professora Heloísa

No início da web-conferência, o professor Ricardo Plaza apresentou a atividade e explicou o modo como ela iria transcorrer. Durante a atividade foi lembrada a importância da realização de eventos como este, sobretudo para ajudar a difundir conhecimentos científicos.

Imagem 5 - Slide sobre os Invernos e os Verões ao longo da História da IAImagem 5 - Slide sobre os Invernos e os Verões ao longo da História da IA

A professora Heloísa começou agradecendo o convite para a realização desta webconferência e especificando que a área da Inteligência Artificial (IA) é muito vasta: por este motivo ela decidiu fazer uma apresentação de caráter mais genérico, cujo título foi “Inteligência Artificial – Principais subáreas e questões atuais”. Na sequência, foi apresentada a definição de Inteligência Artificial como sendo o ramo da Ciência da Computação relacionado com a automação do comportamento inteligente; portanto, a IA procura criar métodos para fazer os computadores realizarem tarefas consideradas inteligentes, como tomar decisões, raciocinar, interagir com o meio, aprender e comunicar-se. Durante a conferência, foi abordada também a história da Inteligência Artificial e, em particular, foram discutidas as etapas denominadas de invernos e verões da IA; além disso, foi explicada a diferença entre IA forte e IA fraca. Ao final, a professora Heloísa discorreu um pouco sobre o Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PPGCC) da UFSCar; mais informações a este respeito podem ser obtidas no link <http://ppgcc.dc.ufscar.br/pt-br>.

Imagem 6 - Slide sobre a diferença entre IA forte e IA fracaImagem 6 - Slide sobre a diferença entre IA forte e IA fraca

Muitas reflexões e perguntas foram feitas pelos participantes dessa ação, por meio do chat da transmissão que ocorreu pelo YouTube. Algumas das reflexões e perguntas colocadas no chat foram lidas e debatidas durante o evento.

Outras atividades de extensão, ensino e pesquisa, realizadas pela equipe de orientados pelo professor Ricardo Plaza desde agosto de 2020 foram gravadas e os seus vídeos se encontram disponíveis para serem assistidos no canal “Debate Consciência” do YouTube no link <https://www.youtube.com/channel/UCGD1YmakxPjK9w9SXrWH-Lw>.

O objetivo dessa atividade foi o de colaborar para disseminar o conhecimento, usando a internet como recurso, devido à pandemia de COVID-19. A equipe envolvida nesta ação agradece muito às pessoas que divulgaram e participaram ativamente dela, inclusive por meio da realização de perguntas e reflexões pelo chat do YouTube. Sugestões para temas de futuras ações são bem-vindas e podem ser feitas para qualquer um dos membros da equipe ou diretamente para o professor Ricardo Plaza.

Fonte: Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira

registrado em:
Fim do conteúdo da página