FÍsica

Atividade do IFSP-Caraguatatuba Debateu a Internacionalização da Instituição

Publicado: Terça, 12 de Março de 2024, 14h48 | Última atualização em Terça, 12 de Março de 2024, 14h53

Em 08 de março de 2024, sexta-feira, entre 15h e 17h, no auditório do campus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), ocorreu uma atividade de apresentação e discussão sobre o processo de internacionalização do IFSP, que contou com a presença da professora Palloma Ribeiro Cuba dos Santos, responsável pela Gestão de Projetos Internacionais na ARINTER (Assessoria de Relações Internacionais), um órgão vinculado à Reitoria do IFSP, em caráter permanente, que promove e contribui com os objetivos de internacionalização do IFSP, com característica de um Escritório Internacional de Acordos e Convênios de Cooperação Internacional. O evento, que para ocorrer teve o apoio da professora Rebeca Wiezel Chamorro (representante da ARINTER no campus de Caraguatatuba do IFSP) e do professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira (docente de física do IFSP-Caraguatatuba), contou com a participação de diversos professores do IFSP-Caraguatatuba, bem como de vários estudantes do IFSP-Caraguatatuba, em particular do seu curso de Licenciatura em Física.

Imagem 1 – Professora Palloma Ribeiro Cuba dos SantosImagem 1 – Professora Palloma Ribeiro Cuba dos Santos

Este evento foi planejado com o objetivo de que a comunidade da instituição conhecesse mais a respeito da internacionalização do IFSP, de modo a aumentar o grau de consciência a respeito da importância de aumentar a quantidade de ações para que esta internacionalização se intensifique.

Imagem 2 – Professores Ricardo Plaza, Palloma Ribeiro, Rebeca Chamorro e Samara SalameneImagem 2 – Professores Ricardo Plaza, Palloma Ribeiro, Rebeca Chamorro e Samara Salamene

Durante a sua exposição, a professora Palloma procurou explicar aos presentes as ações desenvolvidas pela ARINTER na busca por parcerias e acordos internacionais junto a instituições de ensino e pesquisa de diferentes nações estrangeiras. Uma ênfase foi dada para a importância de ampliar os acordos de cooperação com países da América Latina, até pela sua proximidade geográfica e cultural com o Brasil.

Imagem 3 – Público presente atento às explicações da professora PallomaImagem 3 – Público presente atento às explicações da professora Palloma

Esta atividade colaborou para que a comunidade de professores e estudantes do IFSP-Caraguatatuba conhecesse mais a respeito das ações implementadas pela ARINTER, bem como sanasse dúvidas sobre projetos de internacionalização e se informasse sobre as oportunidades na área.

Imagem 4 – Professora Palloma durante o eventoImagem 4 – Professora Palloma durante o evento

Mais informações a respeito das ações desenvolvidas pela ARINTER podem ser obtidas na página da “Assessoria de Relações Internacionais” no site do IFSP no link <https://www.ifsp.edu.br/institucional?layout=edit&id=1085>.