Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
EXTENSÃO

Atividade de Extensão Discutiu o Feminismo e a Luta das Mulheres por Direitos

Publicado: Terça, 31 de Agosto de 2021, 16h40 | Última atualização em Terça, 31 de Agosto de 2021, 16h48

Em 28 de agosto de 2021, sábado, a partir das 18h00, ocorreu uma atividade de extensão, de forma virtual, sobre o tema “A luta das mulheres por direitos e equidade ao longo da história”, cujos conferencistas foram a professora de geografia Mayra Barbosa e a estudante Raphaela Novaes de Pinho, aluna do curso de Tecnologia em Processos Gerenciais do campus Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) e orientada pelo professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira, docente do IFSP-Caraguatatuba, no projeto de extensão “Meninas Cientistas Interdisciplinares”. O suporte técnico para a realização deste evento foi fornecido por Giovanni Dedonatti e por Bruna Souza de Medeiros Nunes, alunos do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba e bolsistas do projeto de extensão “Atividades audiovisuais de divulgação científica e cultural mediadas pela internet”, também coordenado pelo professor Ricardo Plaza. Esta atividade foi realizada com transmissão simultânea pelo YouTube e sua gravação, com duração de cerca de 2 hora e 20 minutos, pode ser assistida clicando aqui.

Imagem 1 - Professor Ricardo, Professora Mayra, Raphaela, Giovanni e BrunaImagem 1 - Professor Ricardo, Professora Mayra, Raphaela, Giovanni e Bruna

A professora Mayra Barbosa é geógrafa formada pela USP, doula, educadora e especialista em cultura afro-brasileira e sociologia, com projetos voltados para jovens e mulheres em situação de vulnerabilidade, junto à periferia de São José dos Campos e no Vale do Paraíba. A equipe que organizou o evento agradece muito a professora Mayra por ter aceitado participar graciosamente dessa web-conferência e compartilhar os seus conhecimentos com todos aqueles que participaram da ação.

Imagem 2 - Professora Mayra e RaphaelaImagem 2 - Professora Mayra e Raphaela

No início da atividade, o professor Ricardo Plaza apresentou as conferencistas e os alunos que estavam fornecendo apoio para que esta ação acontecesse a contento. Ele lembrou que é importante realizar eventos com este perfil como uma forma de resistir contra retrocessos de diferentes tipos.

Imagem 3 - Início apresentado pela professora Mayra e por RaphaelaImagem 3 - Início apresentado pela professora Mayra e por Raphaela

A professora Mayra realizou uma apresentação acompanhando uma linha do tempo sobre a luta feminista no Brasil por direitos para as mulheres ao longo do tempo, apresentação essa que contou com intervenções, observações e comentários complementares realizados por Raphaela. O ponto de partida da apresentação foi o século XIX, quando em 1827 foi sancionada uma lei que concedeu às mulheres a autorização de frequentar escolas elementares. Um ponto destacado foi a aprovação da lei do feminicídio (Lei No 13.104) em 2015, que pode ser acessada e lida clicando aqui. Muitos comentários e questões foram feitos pelos participantes desse evento, pelo chat da transmissão que ocorreu pelo YouTube.

Imagem 4 - Slide da apresentação da professora Mayra e de RaphaelaImagem 4 - Slide da apresentação da professora Mayra e de Raphaela

Outras atividades de extensão, ensino e pesquisa, realizadas pela equipe de orientados pelo professor Ricardo Plaza desde agosto de 2020 foram gravadas e os seus vídeos se encontram disponíveis para serem assistidos no canal “Debate Consciência” do YouTube clicando aqui.

O objetivo desta atividade foi o de colaborar para disseminar o conhecimento, usando a internet como recurso, devido à pandemia de COVID-19. A equipe envolvida nesta ação agradece muito às pessoas que divulgaram e participaram ativamente dela, inclusive por meio da realização de perguntas e reflexões pelo chat do YouTube. Sugestões para temas de futuras ações são bem-vindas e podem ser feitas para qualquer um dos membros da equipe ou diretamente para o professor Ricardo Plaza.

Fonte: Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira

registrado em:
Fim do conteúdo da página