Atividade de Extensão Discutiu a Inteligência Artificial e a Filosofia da Mente

Publicado: Quarta, 25 de Agosto de 2021, 15h35 | Última atualização em Quarta, 25 de Agosto de 2021, 15h42

Em 21 de agosto de 2021, sábado, a partir das 18h00, ocorreu uma atividade de extensão, de forma virtual, sobre o tema “Inteligência Artificial e Filosofia da Mente”, cujos conferencistas foram Larissy Santos da Silva e Vinicius Carvalho Rosa, alunos do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do campus Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) e orientados pelo professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira, docente do IFSP-Caraguatatuba, em dois diferentes projetos de pesquisa de iniciação científica, ambos com bolsa PIBIFSP, fomentada pelo próprio IFSP-Caraguatatuba. O suporte técnico para a realização deste evento foi fornecido por Giovanni Dedonatti e por Bruna Souza de Medeiros Nunes, alunos do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba e bolsistas do projeto de extensão “Atividades audiovisuais de divulgação científica e cultural mediadas pela internet”, também coordenado pelo professor Ricardo Plaza. As bolsas de Giovanni e Bruna são fomentadas pela Pró-Reitoria de Extensão do IFSP. Esta atividade foi realizada com transmissão simultânea pelo YouTube e sua gravação, com duração de cerca de 1 hora e 33 minutos, pode ser assistida clicando aqui.

Imagem 1 - Vinicius, professor Ricardo Plaza, Larissy, Bruna e GiovanniImagem 1 - Vinicius, professor Ricardo Plaza, Larissy, Bruna e Giovanni

A estudante Larissy Santos da Silva iniciou esta web-conferência com uma apresentação intitulada “Filosofia da Mente” na qual abordou temas como o Teste de Turing e o experimento de pensamento chamado “Sala Chinesa”, proposto pelo filósofo John Searle. Larissy atualmente desenvolve a pesquisa de iniciação científica “Filosofia da mente, computação e educação científica” (com bolsa PIBIFSP) sob a orientação do professor Ricardo Plaza.

Imagem 2 – Apresentação de LarissyImagem 2 – Apresentação de Larissy

Na sequência, o estudante Vinicius Carvalho Rosa deu continuidade para a web-conferência com a apresentação intitulada “Inteligência Artificial: Algoritmos e afins”, na qual abordou temas como o crescimento exponencial tecnológico ocorrido desde a década de 1980, as linguagens de programação e os conceitos de algoritmo e de aprendizado de máquina. Vinicius atualmente desenvolve a pesquisa de iniciação científica “Astrofísica e Computação: Interfaces e possibilidades para a Educação Científica” (com bolsa PIBIFSP) também sob a orientação do professor Ricardo Plaza.

Imagem 3 – Apresentação de ViniciusImagem 3 – Apresentação de Vinicius

Após as duas apresentações, foram lidas algumas considerações e questões feitas pelos participantes no chat do YouTube, que foram comentadas e respondidas durante a atividade. Ao final do evento, os conferencistas fizeram as suas considerações finais antes do evento encerrar.

Outras atividades de extensão, ensino e pesquisa, realizadas pela equipe de orientados pelo professor Ricardo Plaza desde agosto de 2020 foram gravadas e os seus vídeos se encontram disponíveis para serem assistidos no canal “Debate Consciência” do YouTube clicando aqui.

O objetivo desta atividade foi o de colaborar para disseminar o conhecimento científico e tecnológico, usando a internet como recurso, devido à pandemia de COVID-19. A equipe envolvida nesta ação agradece muito às pessoas que divulgaram e participaram ativamente dela, inclusive por meio da realização de perguntas e reflexões pelo chat do YouTube. Sugestões para temas de futuras ações são bem-vindas e podem ser feitas para qualquer um dos membros da equipe ou diretamente para o professor Ricardo Plaza.