Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Atividade de Extensão

Atividade de extensão debateu o Dia Mundial do Meio Ambiente

Publicado: Segunda, 07 de Junho de 2021, 14h24 | Última atualização em Segunda, 07 de Junho de 2021, 14h32

Em 5 de junho de 2021, sábado, a partir das 18h00, ocorreu uma atividade cultural de extensão, de forma virtual, tendo como temática central “O Dia Mundial do Meio Ambiente e a sociedade contemporânea”. Esta web-conferência foi organizada pelo professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira, docente do campus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) com o apoio de diversos de seus orientados de pesquisa, extensão e ensino. Os dois conferencistas nesta ação foram Caroline Pereira dos Santos – que é bacharel em direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (FD-USP) e mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental do Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo (IEE-USP) – e Lucas Augusto dos Santos Camargo – que é estudante do curso de bacharelado em Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP). O suporte técnico para a realização deste evento foi fornecido por Vinicius Carvalho Rosa que é estudante do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do IFSP-Caraguatatuba e bolsista de iniciação científica (com bolsa PIBIFSP), orientado pelo professor Ricardo Plaza.

Imagem 1 - Vinicius, Lucas, Caroline e professor Ricardo PlazaImagem 1 - Vinicius, Lucas, Caroline e professor Ricardo Plaza

Durante esta atividade, que ocorreu no Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho), Vinicius Rosa e o professor Ricardo Plaza destacaram a importância da luta pela preservação ambiental e a forma pela qual a produção de conhecimentos pelas instituições de ensino e pesquisa pode contribuir neste sentido. No início do evento, os dois web-conferencistas, Caroline e Lucas, foram apresentados pelo professor Ricardo Plaza. Além disso, para refletir sobre a destruição da Amazônia que vem se intensificando nos últimos anos, foi apresentada uma charge do cartunista Aroeira, denominada “Guernica Amazônica”, baseada no famoso quadro “Guernica” de autoria do pintor espanhol Pablo Picasso (1881-1973) e que procura representar por imagens a destruição – associada à morte e ao sofrimento – que vem se acentuando no âmbito da floresta amazônica mais recentemente.

Imagem 2 - Guernica Amazônica, charge de AroeiraImagem 2 - Guernica Amazônica, charge de Aroeira

A primeira apresentação deste evento foi feita por Caroline Pereira dos Santos e teve como título “Direito ao meio ambiente e a gestão de resíduos sólidos no Brasil”. Caroline abordou basicamente três tópicos em sua apresentação: 1. Direito ao meio ambiente; 2. Política nacional de resíduos sólidos; 3. Justiça ambiental.

Imagem 3 - Caroline Pereira dos SantosImagem 3 - Caroline Pereira dos Santos

Caroline enfatizou a importância de alguns dos marcos legais da legislação que norteia as políticas nacionais em relação ao meio ambiente, tais como: a Lei 9.433/1997 (Política Nacional de Recursos Hídricos), a Lei 9.795/99 (Lei da Educação Ambiental), a Lei 12.305/2010 (Política de Resíduos Sólidos) e a Lei 12.651/2012 (Código Florestal). Ela também destacou a importância para toda a sociedade do trabalho que é executado pelos catadores de materiais recicláveis.

Imagem 4 - Apresentação de CarolineImagem 4 - Apresentação de Caroline

A segunda apresentação coube a Lucas Augusto dos Santos Camargo e teve como título “O meio ambiente e a sociedade contemporânea: a importância da consciência ambiental”. Nela, Lucas explicou o contexto histórico da instituição do Dia Mundial do Meio Ambiente (todo dia 5 de junho), em 1972, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo, Suécia.

Imagem 5 - Lucas Augusto dos Santos CamargoImagem 5 - Lucas Augusto dos Santos Camargo

Lucas abordou também alguns dos aspectos sociais da degradação ambiental e discutiu o conceito de racismo ambiental, associado ao fato de que as consequências da destruição da natureza recaem desproporcionalmente sobre negros, indígenas e quilombolas. Ao final de sua apresentação, ele apresentou também algumas sugestões de leitura, como o livro “A era do capital improdutivo” de Ladislau Dowbor e o livro “Por uma outra globalização” de Milton Santos.

Imagem 6 - Apresentação de LucasImagem 6 - Apresentação de Lucas

Após as duas apresentações, foram lidas pelos organizadores algumas considerações e questões feitas pelos participantes no chat do YouTube, que foram respondidas pelos conferencistas. Durante todo o transcorrer do evento foram destacadas pesquisas e evidências científicas mostrando que vem ocorrendo nos últimos anos no Brasil muitos retrocessos no que diz respeito à legislação de proteção ambiental, sobretudo devido ao desmonte de órgãos e instituições que têm como objetivo garantir que esta proteção ambiental aconteça de fato. Ao final do evento, todos os dois debatedores fizeram as suas considerações finais antes do evento terminar.

Imagem 7 - Cartaz de divulgação desta atividadeImagem 7 - Cartaz de divulgação desta atividade

A gravação em vídeo (com duração de 1 hora e 43 minutos) desta ação se encontra disponível para quem quiser assistir o evento na íntegra clique aqui. Outras ações de extensão, ensino e pesquisa realizadas pela equipe de orientados pelo professor Ricardo Plaza desde 2020 foram gravadas e os seus vídeos se encontram disponíveis para serem assistidos no canal “Debate Consciência” do youtube clicando aqui.

O objetivo desta atividade foi o de colaborar para disseminar o conhecimento, a cultura, a ciência e o debate acerca de questões importantes nas vidas dos cidadãos, por meio da internet, durante a pandemia de COVID-19. Os estudantes envolvidos nesta ação agradecem muito às pessoas que divulgaram e participaram ativamente deste vídeo-debate, inclusive por meio da realização de perguntas e reflexões pelo chat do YouTube. Sugestões para temas de futuras ações são bem-vindas e podem ser feitas para qualquer um dos membros da equipe ou diretamente para o professor Ricardo Plaza.

Fonte: Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira

registrado em:
Fim do conteúdo da página