Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Início
Início do conteúdo da página
Extensão

Atividade cultural realizada pelo IFSP-Caraguatatuba debateu sobre o Linux

Publicado: Terça, 15 de Dezembro de 2020, 16h03 | Última atualização em Terça, 15 de Dezembro de 2020, 16h04

Em 13 de dezembro de 2020, domingo, a partir das 15h00, ocorreu uma atividade cultural de extensão, de forma virtual, intitulada “Linux e a cultura DevOps” que foi organizada com o apoio de bolsistas do projeto de extensão “Atividades audiovisuais de divulgação científica e cultural mediadas pela internet” que ocorre no âmbito do campus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), bem como de bolsistas de iniciação científica, todos orientados pelo professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira.

Participantes debatem acerca de questões relacionadas ao LinuxParticipantes debatem acerca de questões relacionadas ao Linux

Este evento contou com a participação da convidada Camilla Martins que trabalha na área da Tecnologia da Informação (TI), especialmente com temas como programação, carreira, devops e aprendizagem em geral. A equipe de bolsistas que organizou este evento agradece muto a Camilla pelo fato de ela ter graciosamente aceito participar desta atividade.

Camilla MartinsCamilla Martins

O convite para a participação de Camilla neste evento foi feito pelo extensionista Kaue Marques Barbosa que foi quem estruturou a logística para a realização desta atividade. Nesta tarefa ele contou com o apoio dos outros extensionistas que atuam no projeto de extensão coordenado pelo professor Ricardo Plaza: Larissy Santos da Silva, Vinicius Carvalho Rosa, Danilo Henrique Oliveira Souza, Lais Rodrigues Ramos e Sofia Kaiser Sant Ana de Jesus. Deram apoio para esta atividade também bolsistas de iniciação científica orientados pelo professor Ricardo Plaza, tais como Rafael Brock Domingos, Jacqueline Xavier Silva Enéas e Julia de Jesus Santos.

Kaue Marques BarbosaKaue Marques Barbosa

No início foi apresentada a convidada e os temas centrais da atividade. O Linux é um termo popularmente empregado para se referir a um sistema operacional cujo código-fonte está disponível para que qualquer pessoa o possa utilizar, estudar, modificar e distribuir livremente de acordo com os termos da licença. O desenvolvimento do Linux é um dos exemplos mais proeminentes de colaboração de software livre e de código aberto. Por outro lado, a cultura DevOps tem como objetivo fazer com que desenvolvedores, analistas, engenheiros e planejadores se integrem para conseguir executar projetos da melhor forma possível, por meio de um conjunto de estratégias aplicadas com o objetivo de reduzir barreiras, solucionar problemas, melhorar processos e otimizar a comunicação de modo que o desenvolvimento de projetos seja feito com mais rapidez, objetividade e qualidade.

Slide apresentado no início do evento por Kaue Marques BarbosaSlide apresentado no início do evento por Kaue Marques Barbosa

Após Camilla fazer uma breve apresentação sobre a sua trajetória na área da tecnologia e sobre a sua carreira profissional, Kaue exibiu um trecho inicial do excelente documentário de 29 minutos intitulado “InProprietário - O Mundo do Software Livre” que está disponível para qualquer um assistir no link <https://www.youtube.com/watch?v=nVJyHQU7j_Q>.

Imagem inicial do documentário InProprietário – O mundo do software livreImagem inicial do documentário InProprietário – O mundo do software livre

Em suas intervenções Camilla destacou a importância do networking, da rede de contatos e da troca de ideias, sobretudo em carreiras da área da Tecnologia da Informação. Camilla também ressaltou que é importante discutir temas relacionados à tecnologia associando-os a questões sociais, políticas, educacionais e culturais de modo a, por exemplo, enfatizar a importância da diversidade em todas as áreas profissionais, mas em especial nas áreas de tecnologia. Camilla tem um canal no youtube que se intitula “Punk do DevOps”, cujos vídeos podem ser acessados e assistidos pelo link <https://www.youtube.com/c/PunkdoDevOps/about>. Ela tem também um canal no site de streaming Twitch com o mesmo título cujo link é <https://www.twitch.tv/punkdodevops/about>, bem como um site com o mesmo título que apresenta um interessante texto que ela escreveu sobre a própria trajetória intitulado “A HISTÓRIA DO MEU ROLÊ” e que vale a pena ser lido no link <https://punkdodevops.com/2020/04/13/hello-world/>. Além disso, Camilla é organizadora de eventos, tendo sido, por exemplo, a curadora do PrograMaria, que aconteceu nos dias anteriores a esta atividade, com a missão de “empoderar meninas e mulheres por meio da tecnologia”; mais informações sobre o PrograMaria podem ser encontradas em <https://www.programaria.org/>.

Camilla com sua gata MarvelCamilla com sua gata Marvel

A gravação em vídeo (com duração de 1 hora e 58 minutos) desta ação se encontra disponível para quem quiser assistir na íntegra no link <https://www.youtube.com/watch?v=ICIDjgu0oqg&t=16s>. Outras ações realizadas no âmbito deste projeto de extensão também foram gravadas e os seus vídeos se encontram disponíveis para serem assistidos no canal “Debate Consciência” do youtube no link <https://www.youtube.com/channel/UCGD1YmakxPjK9w9SXrWH-Lw>.

Imagem de divulgação deste evento feita pela bolsista Lais Rodrigues RamosImagem de divulgação deste evento feita pela bolsista Lais Rodrigues Ramos

Esta foi uma ação realizada com o apoio do projeto de extensão “Atividades audiovisuais de divulgação científica e cultural mediadas pela internet”. Este projeto foi aprovado no âmbito do edital 196 de 11 de junho de 2020 da Pró-Reitoria de Extensão do Instituto Federal de São Paulo – IFSP, referente ao “Programa Institucional de Apoio a Atividades de Extensão do IFSP – Em tempos de Distanciamento Social”, definido para o período da pandemia de COVID-19. Os recursos disponibilizados por este edital 196 permitem o financiamento de bolsas aos seis alunos extensionistas selecionados para a execução das atividades previstas para este projeto, como foi o caso deste evento. O objetivo deste projeto de extensão é colaborar para disseminar o conhecimento, a cultura, a ciência e o debate acerca de questões importantes nas vidas dos cidadãos, por meio da internet, durante a pandemia de COVID-19.

Professor Ricardo Plaza durante este eventoProfessor Ricardo Plaza durante este evento

Os estudantes envolvidos nesta ação agradecem muito às pessoas que participaram ativamente e prestigiaram este vídeo-debate, inclusive por meio da realização de perguntas e reflexões pelo chat do YouTube. Sugestões para temas das ações futuras deste projeto são bem-vindas e podem ser feitas para qualquer um dos membros da equipe.

Fonte: Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira

registrado em:
Fim do conteúdo da página