Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA

Atividade abordou temas de astronomia na Noite do Solstício de Inverno

Publicado: Sexta, 25 de Junho de 2021, 11h04 | Última atualização em Sexta, 25 de Junho de 2021, 11h04

Entre as 23 horas do dia 21 de junho de 2021, segunda-feira, e as 3 horas da madrugada do dia seguinte (22/06/2021), ocorreu uma atividade cultural de divulgação científica, de forma virtual, intitulada “Astronomia na Noite do Solstício de Inverno”. Esta web-conferência foi organizada pelo professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira, docente do campus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), com o apoio de diversos de seus orientados. Os nove conferencistas – estudantes do IFSP-Caraguatatuba orientados pelo professor Ricardo Plaza – que participaram desta ação foram: Maria Carolina Carvalho Rodrigues, João Pereira Neto, Beatriz Aguida Gomes, José Euripedes Bezerra Brito, Vinicius Carvalho Rosa, Higor Felipe Gonçalves de Arruda, Amanda Salgueiro de Souza, Giovanni Dedonatti e Rafael Brock Domingos. O suporte técnico para a realização deste evento foi fornecido por Vinicius Carvalho Rosa.

Participantes do eventoParticipantes do evento

Esta atividade ocorreu no dia 21 de junho, o dia do chamado Solstício de Inverno no Hemisfério Sul, que é quando ocorre a maior noite do ano, ou seja, quando a parte do dia iluminada com a luz solar é a menor do ano. O solstício de inverno é um fenômeno astronômico que marca o início do inverno e se refere ao momento do ano em que o sol incide mais diretamente em um dos dois trópicos, atingindo assim a maior distância angular em relação ao plano que passa pela linha do equador.

O professor Ricardo Plaza abriu o evento lembrando a importância da ciência para o desenvolvimento social e destacando a relevância de ações de divulgação científica como estas, até mesmo para combater o negacionismo da ciência que vem crescendo no mundo e no Brasil, em particular. Neste momento inicial foram também apresentados de forma sucinta os 9 conferencistas da noite, bem como os temas que cada um trataria.

Professor Ricardo PlazaProfessor Ricardo Plaza

A primeira conferencista foi Maria Carolina Carvalho Rodrigues que é aluna do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba e bolsista de iniciação científica com bolsa PIBIFSAP-Af (fomentada pela Pró-Reitoria de Pesquisa do IFSP) no projeto de pesquisa “Ensino de astrofísica estelar por meio de recursos tecnológicos digitais” sob a orientação do professor Ricardo Plaza. Em sua apresentação intitulada “Vida e morte das estrelas”, Carolina procurou explicar como ocorre o chamado ciclo de vida estelar.

Carolina RodriguesCarolina Rodrigues

O segundo conferencista foi João Pereira Neto que é aluno do curso de Licenciatura em Matemática do IFSP-Caraguatatuba e já foi, no passado, orientado pelo professor Ricardo Plaza em diferentes projetos de pesquisa de iniciação científica com bolsas fomentadas pelo CNPq. João Pereira abordou em sua conferência o tema das ondas gravitacionais e dos buracos negros, bem como as diferentes formas de realizar atividades de divulgação científica sobre estes temas.

João PereiraJoão Pereira

A terceira conferencista foi Beatriz Aguida Gomes que é aluna do curso de Licenciatura em Matemática do IFSP-Caraguatatuba e já foi, no passado, orientada pelo professor Ricardo Plaza em um projeto de ensino, com bolsa de ensino custeada pela Pró-Reitoria de Ensino do IFSP. Em sua apresentação intitulada “Mulheres da Astronomia: Hipátia de Alexandria”, Beatriz analisou um pouco da vida e da obra da astrônoma, filósofa e matemática Hipátia que viveu no final do século IV e início do século V depois de Cristo.

Beatriz AguidaBeatriz Aguida

O quarto conferencista foi José Euripedes Bezerra Brito que é aluno do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba, bolsista do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) deste curso de Licenciatura em Física (programa este coordenado pelo professor Alex Lino) e que vem trabalhando de forma voluntária em pesquisas na área de astrobiologia sob a orientação do professor Ricardo Plaza. Em sua apresentação intitulada “Astrobiologia: Uma visão de Marte, Vênus, Europa e Encélado”, José procurou mostrar o estado atual de pesquisas que procuram por indícios de sinais de vida em planetas e luas do Sistema Solar.

José EuripedesJosé Euripedes

O quinto conferencista foi Vinicius Carvalho Rosa que é aluno do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do IFSP-Caraguatatuba e bolsista de iniciação científica com bolsa PIBIFSP (fomentada pelo campus de Caraguatatuba do IFSP) no projeto de pesquisa “Astrofísica e Computação: Interfaces e possibilidades para a Educação Científica” sob a orientação do professor Ricardo Plaza. Em sua apresentação intitulada “A primeira imagem registrada de um buraco negro”, Vinicius abordou os desafios científicos e computacionais enfrentados para a elaboração da primeira fotografia de um buraco negro que foi divulgada em 10 de abril de 2019.

Vinicius RosaVinicius Rosa

O sexto conferencista foi Higor Felipe Gonçalves de Arruda que é aluno do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba e bolsista de iniciação científica com bolsa fomentada pela FAPESP no projeto de pesquisa intitulado “Ensino de Física e Divulgação Científica a partir do estudo da Astrofísica de Galáxias” sob a orientação do professor Ricardo Plaza. Em sua apresentação intitulada “Compreendendo as galáxias”, Higor abordou um pouco acerca do desenvolvimento dos conhecimentos acerca das galáxias ao longo da história e, também, sobre os diferentes tipos de galáxias que existem.

Higor ArrudaHigor Arruda

A sétima conferencista foi Amanda Salgueiro de Souza que é aluna do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba e bolsista do PIBID deste curso de Física, além de estar desenvolvendo, de forma voluntária, pesquisas sobre a história da astronomia no Egito antigo, sob a orientação do professor Ricardo Plaza. Em sua apresentação intitulada “Astronomia no Egito antigo: A determinação de que o ano tem 365 dias”, Amanda procurou explicar os conhecimentos astronômicos usados pela antiga civilização egípcia para determinar a duração do ano, no terceiro milênio antes de Cristo.

Amanda SalgueiroAmanda Salgueiro

O oitavo conferencista foi Giovanni Dedonatti que é aluno ingressante no curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba e vem desenvolvendo pesquisas, de forma voluntária, sobre os grandes planetas gasosos (ou jovianos) do Sistema Solar. Em sua apresentação intitulada “Os Maiores Planetas Jovianos ou Gasosos: Júpiter e Saturno”, Giovanni procurou analisar algumas das principais características físicas dos dois maiores planetas do Sistema Solar, Júpiter e Saturno, bem como das maiores luas (ou satélites naturais) de cada um deles, Ganimedes e Titã, respectivamente.

Giovanni DedonattiGiovanni Dedonatti

O nono e último conferencista foi Rafael Brock Domingos que é aluno do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba e já foi orientado do professor Ricardo Plaza em diferentes projetos de pesquisa de iniciação científica com bolsas fomentadas pela FAPESP e pelo campus de Caraguatatuba do IFSP (as bolsas PIBIFSP). Em sua apresentação, Rafael Brock destacou alguns dos principais softwares disponíveis gratuitamente na internet que podem ser usados para compreender fenômenos astronômicos, como o Stellarium (disponível no link <https://stellarium.org/pt_BR/>) e o Carta Celeste.

Rafael BrockRafael Brock

A gravação em vídeo (com duração de 3 horas 44 minutos) desta ação se encontra disponível para quem quiser assistir o evento na íntegra no link <https://www.youtube.com/watch?v=r_vjZVj-Jl0>. Outras ações de extensão, ensino e pesquisa, realizadas pela equipe de orientados pelo professor Ricardo Plaza desde agosto de 2020 foram gravadas e os seus vídeos se encontram disponíveis para serem assistidos no canal “Debate Consciência” do YouTube no link <https://www.youtube.com/channel/UCGD1YmakxPjK9w9SXrWH-Lw>.

O objetivo desta atividade foi o de colaborar para divulgar o conhecimento científico, usando a internet como recurso, devido à pandemia de COVID-19. Os estudantes envolvidos nesta ação agradecem muito às pessoas que divulgaram e participaram ativamente deste vídeo-debate, inclusive por meio da realização de perguntas e reflexões pelo chat do YouTube. Sugestões para temas de futuras ações são bem-vindas e podem ser feitas para qualquer um dos membros da equipe ou diretamente para o professor Ricardo Plaza.

Fonte: Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira

registrado em:
Fim do conteúdo da página