FÍSICA

Artigo nos “Cadernos de Educação Básica” de licenciando em Física pelo IFSP-CAR

Publicado: Terça, 02 de Julho de 2024, 11h06 | Última atualização em Terça, 02 de Julho de 2024, 11h06

A Revista Eletrônica “Cadernos de Educação Básica” (periódico eletrônico cujo ISSN é 2525-2879 e que é publicado pelo Colégio Pedro II), em seu volume 8, número 1, ano de 2024, entre as páginas 134 e 151, publicou o artigo intitulado “Ensino de física e contextualização a partir dos esportes”, escrito por André da Silva Mendes, que é licenciando em Física pelo campus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), e pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira, docente de Física do IFSP-Caraguatatuba. Este artigo pode ser acessado gratuitamente e lido por qualquer interessado no link <https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3618>.

Imagem 1 – André da Silva Mendes e professor Ricardo PlazaImagem 1 – André da Silva Mendes e professor Ricardo Plaza

O resumo deste trabalho acadêmico é o seguinte: “O principal objetivo deste artigo é investigar as possibilidades do trabalho educacional por uma abordagem que use os esportes como estratégia de contextualização para o ensino de Física. A sua fundamentação teórica ocorreu a partir de uma revisão da literatura existente sobre os temas enfocados, com a síntese de trabalhos apresentados em congressos acadêmicos, de artigos publicados em revistas científicas e de livros especializados. Foi realizada inicialmente uma análise, de caráter mais geral, sobre a questão da contextualização no âmbito do ensino de Física. Foram investigadas também diferentes propostas de trabalho didático usando características de determinados esportes para trabalhar com conceitos de Física em sala de aula. Foram analisados adicionalmente vários recursos disponíveis na internet que podem ser usados como ferramentas para a implementação de estratégias de contextualização do ensino de Física, tendo como ponto de partida o estudo de certas práticas esportivas. A pesquisa feita evidenciou o potencial positivo do uso dos esportes como eixo temático no Ensino de Física, bem como a importância de levar em consideração os interesses dos alunos no processo de aprendizagem. Essa é uma investigação exploratória de revisão da literatura, de levantamento de recursos didáticos e de análise das suas possibilidades no ensino.”

Imagem 2 – Artigo publicado no site dos Cadernos de Educação BásicaImagem 2 – Artigo publicado no site dos Cadernos de Educação Básica

A Revista “Cadernos de Educação Básica” (ISSN: 2525-2879), que pode ser acessada no link <https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos>, é uma publicação eletrônica organizada pela Pós-graduação do Colégio Pedro II, cujo principal objetivo é incentivar o debate no campo da Educação Básica (educação infantil, ensino fundamental, ensino médio, educação de jovens e adultos, educação profissional e tecnológica). Os “Cadernos de Educação Básica” têm fluxo contínuo e destinam-se à publicação de diversos trabalhos inéditos, tais como: artigos, ensaios acadêmicos, entrevistas, estudos de caso, resenhas e relatos de experiência de práticas pedagógicas inovadoras relacionadas ao exercício da atividade docente nas diversas áreas de conhecimento da Educação Básica. De acordo com a Plataforma Sucupira da CAPES (disponível no link <https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/veiculoPublicacaoQualis/listaConsultaGeralPeriodicos.jsf>), para o quadriênio 2017-2020, na área de Ensino, a classificação Qualis deste periódico é B3.

Imagem 3 – Imagem do site dos Cadernos de Educação Básica em junho de 2024Imagem 3 – Imagem do site dos Cadernos de Educação Básica em junho de 2024

André da Silva Mendes é aluno do curso de Licenciatura em Física no IFSP-Caraguatatuba e foi bolsista do projeto de extensão “Apresentações Científicas e Culturais” em 2019, sob a orientação do professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira.

Imagem 4 – Início do artigo publicado nos Caderno de Educação BásicaImagem 4 – Início do artigo publicado nos Caderno de Educação Básica

Os trabalhos de pesquisa, extensão e ensino orientados pelo professor Ricardo Plaza têm abordados temas de áreas como o ensino de física, a divulgação científica, a educação, a história da ciência, alfabetização científica, as interfaces entre cultura e ciência e disciplinas próximas da física como astronomia, matemática e computação. Estudantes do IFSP-Caraguatatuba que tiverem interesses por áreas como estas ou próximas delas podem procurar entrar em contato com o professor Ricardo Plaza pelo seu e-mail institucional.