FÍSICA

Artigo de licencianda em Física sobre Inteligência Artificial e Astronomia

Publicado: Terça, 02 de Julho de 2024, 11h31 | Última atualização em Terça, 02 de Julho de 2024, 11h31

A Revista Científica “Informática na Educação: Teoria & Prática” (ISSN: 1982-1654), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em seu volume 27, número 1, ano de 2024, entre as páginas 86 e 103, publicou o artigo intitulado “Explorando a fronteira entre Inteligência Artificial e Astronomia na Educação”, escrito por Thassiana Aparecida de Almeida, que é licencianda em Física pelo campus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), e pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira, docente de Física do IFSP-Caraguatatuba. Este artigo pode ser acessado gratuitamente e lido por qualquer interessado no link <https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/138688/92078>.

Imagem 1 – Thassiana Aparecida de Almeida e professor Ricardo PlazaImagem 1 – Thassiana Aparecida de Almeida e professor Ricardo Plaza

O resumo deste trabalho acadêmico é o seguinte: “A crescente influência da Inteligência Artificial (IA) tem causado impactos profundos tanto na investigação astronômica, quanto na educação. Este artigo explora a evolução da IA na astronomia e na exploração espacial, destacando sua capacidade exponencial na resolução de complexidades computacionais para a análise de dados astronômicos, tendo em perspectiva a possibilidade de uso destes temas em atividades educacionais. Mais especificamente, são examinadas algumas inovações propiciadas pelo uso de IA no estudo de oito diferentes áreas temáticas: exoplanetas, estrelas, buracos negros, supernovas, galáxias, matéria escura, astrobiologia e astronáutica. A evolução da IA na astronomia se sobressaiu, em especial, na análise de dados coletados por telescópios modernos, utilizando algoritmos de aprendizado de máquina para lidar com a grande volume de informações. A constante evolução da IA em diferentes campos da astrofísica e da exploração espacial abre possibilidades propícias para o trabalho de conteúdos associados a este desenvolvimento no ensino de ciências.”

Imagem 2 – Artigo publicado no site da revista “Informática na Educação: Teoria & Prática”Imagem 2 – Artigo publicado no site da revista “Informática na Educação: Teoria & Prática”

A Revista “Informática na Educação: Teoria & Prática” (ISSN: 1982-1654), que pode ser acessada no link <https://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica>, é um periódico científico editado pelo programa de Pós-Graduação em Informática na Educação, do Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e que privilegia perspectivas interdisciplinares em pesquisas que abordam temas relativos à tecnologia no universo educacional. De acordo com a Plataforma Sucupira da CAPES (disponível no link <https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/veiculoPublicacaoQualis/listaConsultaGeralPeriodicos.jsf>), para o quadriênio 2017-2020, na área de Ensino, a classificação Qualis deste periódico é B1.

Imagem 3 – Site da revista “Informática na Educação: Teoria & Prática”Imagem 3 – Site da revista “Informática na Educação: Teoria & Prática”

Thassiana Aparecida de Almeida é aluna do curso de Licenciatura em Física no IFSP-Caraguatatuba e foi bolsista do Programa de Residência Pedagógica do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba, entre 2023 e 2024 (com bolsa da CAPES).

Imagem 4 – Início do artigo publicadoImagem 4 – Início do artigo publicado

Os trabalhos de pesquisa, extensão e ensino orientados pelo professor Ricardo Plaza têm abordados temas de áreas como o ensino de física, a divulgação científica, a educação, a história da ciência, alfabetização científica, as interfaces entre cultura e ciência e disciplinas próximas da física como astronomia, matemática e computação. Estudantes do IFSP-Caraguatatuba que tiverem interesses por áreas como estas ou próximas delas podem procurar entrar em contato com o professor Ricardo Plaza pelo seu e-mail institucional.