FÍSICA

Artigo de licencianda em Física sobre a História da Cosmologia no Ensino

Publicado: Terça, 02 de Julho de 2024, 10h51 | Última atualização em Terça, 02 de Julho de 2024, 10h51

O periódico científico “Cadernos CIMEAC” da UFTM (ISSN: 2178-9770), em seu volume 14, número 1, ano de 2024, entre as páginas 161 e 183, publicou o artigo intitulado “Possibilidades do uso da história da cosmologia no ensino de ciências”, escrito por Nicoli Rocha Santos, que é licencianda em Física pelo campus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), e pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira, docente de Física do IFSP-Caraguatatuba. Este artigo pode ser acessado gratuitamente e lido por qualquer interessado no link <https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/cimeac/article/view/7249>.

Imagem 1 – Nicoli Rocha Santos e professor Ricardo PlazaImagem 1 – Nicoli Rocha Santos e professor Ricardo Plaza

O resumo deste trabalho acadêmico é o seguinte: “Este artigo tem como objetivo investigar, no âmbito da área de ensino de ciências, uma webconferência que tratou de temas relacionados à história da cosmologia. A webconferência investigada foi ministrada pelo professor Alexandre Henrique Bagdonas e envolveu conhecimentos científicos, históricos e educacionais relacionados à cosmologia, com foco no debate entre os cientistas Albert Einstein e Alexander Friedmann na década de 1920 sobre a possibilidade de que o universo esteja em expansão. São examinados os dados obtidos por questionários respondidos pelos participantes que assistiram ao vídeo da transmissão da webconferência. Estes questionários foram disponibilizados aos participantes por meio de um Formulário Google cujo link foi colocado no chat da transmissão do evento feita pelo YouTube. Os dados obtidos indicam que temas relacionados à História da Cosmologia podem ser trabalhados no processo de ensino para estimular a motivação dos alunos pelas ciências naturais. Além disso, com a realização desta atividade foi possível perceber o potencial de conferências realizadas pela internet para divulgar conhecimentos científicos para pessoas das mais diversas regiões, formações educacionais e origens sociais.”

Imagem 2 – Início do artigo publicado no site dos Cadernos CIMEACImagem 2 – Início do artigo publicado no site dos Cadernos CIMEAC

A Revista “Cadernos CIMEAC” (ISSN: 2178-9770), que pode ser acessada no link <https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/cimeac>, é uma publicação eletrônica da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) que publica trabalhos referentes à educação. De acordo com a Plataforma Sucupira da CAPES (disponível no link <https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/veiculoPublicacaoQualis/listaConsultaGeralPeriodicos.jsf>), para o quadriênio 2017-2020, na área de Ensino, a classificação Qualis deste periódico é B1.

Imagem 3 – Imagem do site dos Cadernos CIMEAC em 2024Imagem 3 – Imagem do site dos Cadernos CIMEAC em 2024

Nicoli Rocha Santos, no seu curso de Licenciatura em Física no IFSP-Caraguatatuba, foi orientada pelo professor Ricardo Plaza em diferentes projetos de pesquisa e de extensão. Em particular, ela foi bolsista do projeto de pesquisa de iniciação científica “Teoria do Big Bang, Divulgação Científica e Ensino de Ciências” (com bolsa PIBIFSP), coordenado pelo professor Ricardo Plaza, durante o ano de 2022, quando ela organizou a webconferência que é investigada no artigo publicado pelos Cadernos CIMEAC.

Os trabalhos de pesquisa, extensão e ensino orientados pelo professor Ricardo Plaza têm abordados temas de áreas como o ensino de física, a divulgação científica, a história da ciência, alfabetização científica, as interfaces entre cultura e ciência e disciplinas afins como astronomia, matemática e computação. Estudantes do IFSP-Caraguatatuba que tiverem interesses por áreas como estas ou próximas delas podem procurar entrar em contato com o professor Ricardo Plaza pelo seu e-mail institucional.