Artigo de licencianda em Física é publicado na Revista Ensino em Debate (REDE)
A “Revista Ensino em Debate – REDE” (ISSN: 2965-6753) do Instituto Federal do Ceará (IFCE), em seu volume 2, ano de 2024, artigo e20244038, publicou o artigo intitulado “Reflexões sobre um cinedebate tendo como eixo temático a questão ambiental e a evolução do planeta Terra”, escrito por Michele Feitosa de Araujo, que é licencianda em Física pelo campus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), e pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira, docente de Física do IFSP-Caraguatatuba. Este artigo pode ser acessado gratuitamente e lido por qualquer interessado no link <https://revistarede.ifce.edu.br/ojs/index.php/rede/article/view/68>.
O resumo deste trabalho acadêmico é o seguinte: “O presente artigo examina a experiência da realização de um cinedebate que envolveu a exibição do filme de animação Wall-E e a discussão sobre a temática ambiental e a história do planeta Terra. Deste modo, portanto, este trabalho procurou articular pesquisa, ensino e extensão, de forma interdisciplinar e com o objetivo de examinar as possibilidades pedagógicas das relações entre educação e cultura. Para fundamentar a investigação, foi realizada uma revisão teórica sobre diferentes tópicos, tais como a educação ambiental, a evolução de nosso planeta desde a sua origem e a realização de cinedebates. O evento que é foco desta investigação foi realizado em 26 de maio de 2023 no auditório do campus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP). Um questionário, que foi elaborado para averiguar as concepções dos participantes do cinedebate sobre os temas tratados nele, foi respondido por 24 pessoas. Os dados obtidos apontam que a integração entre educação e atividades culturais pode ajudar no processo de conscientização ambiental dos cidadãos a respeito dos impactos das práticas humanas nos diversos ecossistemas terrestres.”
A “Revista Ensino em Debate – REDE” (ISSN: 2965-6753), que pode ser acessada pelo link <https://revistarede.ifce.edu.br/ojs/index.php/rede>, é uma publicação do Instituto Federal do Ceará (IFCE) de fluxo contínuo vinculada ao programa de pós-graduação de Doutorado em Ensino – Rede Nordeste de Ensino (RENOEN) e ao Programa de Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática (PGECM/IFCE). Esta revista tem como objetivo publicar artigos, ensaios, resenhas e outras formas de produção acadêmica sobre temas relacionados ao ensino, promovendo diálogo com as diversas áreas de conhecimento. Além disso, ela é dirigida a professores, pesquisadores, estudantes e demais interessados na área de ensino e tem como como missão difundir o conhecimento científico e tecnológico, contribuindo para o aprimoramento da formação de professores e o fortalecimento da educação científica e tecnológica no âmbito do ensino.
Michele Feitosa de Araujo é estudante do curso de Licenciatura em Física no IFSP-Caraguatatuba e foi bolsista do projeto de pesquisa de iniciação científica (com bolsa PIBITI do CNPq) intitulado “Ciências da Terra, Ensino de Física e Divulgação Científica”, sob a orientação do professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira (entre setembro de 2022 e agosto de 2023). Este artigo publicado na Revista Ensino em Debate é também decorrente do trabalho de pesquisa desenvolvido por Michele durante a Iniciação Científica.
Os trabalhos de pesquisa, extensão e ensino orientados pelo professor Ricardo Plaza têm abordados temas de áreas como o ensino de física, a divulgação científica, a educação, a história da ciência, alfabetização científica, as interfaces entre cultura e ciência e disciplinas próximas da física como astronomia, matemática e computação. Estudantes do IFSP-Caraguatatuba que tiverem interesses por áreas como estas ou próximas delas podem procurar entrar em contato com o professor Ricardo Plaza pelo seu e-mail institucional.
Fonte: Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira
Redes Sociais