Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
FÍSICA

Artigo de graduado em Física sobre ensino, astrofísica e história da ciência

Publicado: Sexta, 20 de Dezembro de 2024, 19h01 | Última atualização em Sexta, 20 de Dezembro de 2024, 19h04

A Revista Carioca de Ciência, Tecnologia e Educação – RECITE (E-ISSN: 2596-058X), em seu volume 9, número 1, no ano de 2024, entre as páginas 31 e 44, publicou recentemente o artigo intitulado “Fundamentos científicos dos conceitos de matéria escura e energia escura para o ensino de física” escrito por Diego Corrêa Peres de Souza, que se graduou em 2021 no curso de Licenciatura em Física do campus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) e obteve o seu título de mestre pela Universidade de Caxias do Sul (UCS) em 2024, e pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira, docente de Física do IFSP-Caraguatatuba. O artigo pode ser acessado gratuitamente e lido no link <https://recite.unicarioca.edu.br/rccte/index.php/rccte/article/view/280>.

Imagem 1 – Diego Souza e Ricardo PlazaImagem 1 – Diego Souza e Ricardo Plaza
O resumo deste trabalho acadêmico é o seguinte: “Este artigo tem como objetivo investigar as possibilidades educacionais do uso no ensino de Física dos conceitos de matéria escura e energia escura em atividades de sala de aula e de divulgação científica. Para a fundamentação teórica do trabalho desenvolvido, foi feita uma ampla revisão bibliográfica da literatura científica sobre temas como matéria escura, energia escura e ensino de Física, por meio da leitura e análise de teses, dissertações, artigos em revistas especializadas, trabalhos apresentados em congressos acadêmicos e livros científicos. Uma ênfase foi conferida para a evolução histórica dos conceitos de matéria escura e de energia escura, o chamado setor escuro. Os argumentos físicos, para as evidências experimentais acerca da existência de ambas, são apresentados, a partir dos seus efeitos gravitacionais. Os desafios existentes atualmente pelas questões associadas à natureza da matéria escura e da energia escura são comparados com os problemas que existiam na História da Astronomia do século XIX referentes às órbitas dos planetas Urano e Mercúrio. Este trabalho também procura investigar formas pelas quais temas situados na fronteira da Física atual podem ser trabalhados educacionalmente.”

Imagem 2 – Artigo publicado no site da RECITEImagem 2 – Artigo publicado no site da RECITE

A Revista Carioca de Ciência, Tecnologia e Educação – RECITE (E-ISSN: 2596-058X) que pode ser acessada no link <https://recite.unicarioca.edu.br/rccte/index.php/rccte>, é uma publicação do Programa de Pós-Graduação Strictu Sensu Mestrado Profissional em Novas Tecnologias Digitais na Educação da UniCarioca (Centro Universitário Carioca), sem custos para os autores dos artigos publicados. Seu objetivo principal é a divulgação de pesquisas na área de Ciência, Tecnologia e Design aplicados à Educação.  De acordo com a Plataforma Sucupira da CAPES (disponível no link <https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/veiculoPublicacaoQualis/listaConsultaGeralPeriodicos.jsf>), para o quadriênio 2017-2020, na área de Educação, a classificação Qualis deste periódico é B3.

Imagem 3 – Início do artigo publicado na RECITEImagem 3 – Início do artigo publicado na RECITE

Diego Corrêa Peres de Souza se graduou em 2021 no curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), campus Caraguatatuba. Durante a sua graduação, em 2018, ele foi bolsista de iniciação científica do projeto de pesquisa “Divulgação científica e ensino de física envolvendo energia escura e matéria escura” (com bolsa PIBIFSP fomentada pelo IFSP), sob a orientação do professor Ricardo Plaza. Posteriormente, em 2024, Diego obteve o seu título de mestre pela Universidade de Caxias do Sul (UCS).

Os trabalhos de pesquisa, extensão e ensino orientados pelo professor Ricardo Plaza têm abordados temas de áreas como o ensino de física, a divulgação científica, a história da ciência, alfabetização científica, as interfaces entre cultura e ciência e disciplinas afins como astronomia, matemática e computação. Estudantes do IFSP-Caraguatatuba que tiverem interesses por áreas como estas ou próximas delas podem procurar entrar em contato com o professor Ricardo Plaza pelo seu e-mail institucional.

Fonte: Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira

registrado em:
Fim do conteúdo da página