Artigo de aluno do curso de Física é publicado em revista acadêmica da UTFPR

Publicado: Sexta, 21 de Mai de 2021, 15h02 | Última atualização em Sexta, 21 de Mai de 2021, 15h03

A “Revista Brasileira de Física Tecnológica Aplicada”, publicação acadêmica da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR, campus Ponta Grossa, em seu volume 8, número 1, de 2021, publicou o artigo intitulado “Uso do software Stellarium em atividades de ensino de astronomia” de autoria de Rafael Brock Domingos, que é estudante do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba, e do professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira, docente de Física do IFSP-Caraguatatuba. O artigo pode ser acessado gratuitamente e lido no link <https://periodicos.utfpr.edu.br/rbfta/article/view/13783>.

Rafael Brock e professor Ricardo PlazaRafael Brock e professor Ricardo Plaza

O resumo deste artigo acadêmico é o seguinte: “Este artigo tem como objetivo investigar as potencialidades do uso do programa Stellarium como um recurso para a divulgação científica sobre tópicos de astronomia. Como forma de fundamentação teórica foi feita uma revisão bibliográfica acerca de diversos tópicos que se inter-relacionam com os eixos temáticos desta pesquisa e envolveram áreas como ensino de astronomia, tecnologias da informação e da comunicação e programas educacionais com simulações. Com este objetivo foi feita uma análise da literatura científica de referência disponível em artigos de revistas especializadas, trabalhos apresentados em congressos acadêmicos, livros, teses e dissertações. Os recursos do software Stellarium foram analisados para avaliar as formas pelas quais eles podem alavancar processos de ensino-aprendizagem em situações de sala de aula. Esta investigação teve um caráter exploratório e qualitativo de modo a levantar informações e permitir uma reflexão mais profunda sobre como trabalhar com simulações na educação. As atividades educacionais analisadas neste trabalho e que foram realizadas em ambientes de diferentes instituições de ensino (com apenas uma exceção, referente a uma ação que ocorreu de modo remoto por web-conferência), indicaram que o uso do Stellarium como recurso de divulgação científica colaborou, consideravelmente, para o despertar no interesse dos participantes por tópicos de Astronomia.”

Logo da Revista Brasileira de Física Tecnológica AplicadaLogo da Revista Brasileira de Física Tecnológica Aplicada

A Revista Brasileira de Física Tecnológica Aplicada (ISSN: 2358-0089) é um prestigiado periódico acadêmico que tem por objetivo promover e divulgar investigações (práticas e/ou teóricas) que contribuam para o desenvolvimento da área de Física e/ou áreas afins. Ela publica artigos (em português, espanhol e inglês) com periodicidade semestral e fluxo de submissão e de publicação contínuo. O atual editor desta publicação acadêmica é o professor Vinicius Machado, docente do Departamento Acadêmico de Física do Câmpus Ponta Grossa da UTFPR. Esta revista pode ser acessada no link <https://periodicos.utfpr.edu.br/rbfta/index>.

Capa da Revista Brasileira de Física Tecnológica Aplicada em seu site em 20 de maio de 2021Capa da Revista Brasileira de Física Tecnológica Aplicada em seu site em 20 de maio de 2021

Rafael Brock estuda no curso de Licenciatura em Física do campus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), desde 2017, e ao longo de sua trajetória universitária participou de diferentes projetos de pesquisa e de extensão sob a orientação do professor Ricardo Plaza. Foi justamente em um deles, no projeto de iniciação científica “O uso de softwares como ferramentas auxiliares para o ensino de astronomia”, com bolsa PIBIFSP fomentada pelo IFSP-Caraguatatuba, que Rafael desenvolveu juntamente com o professor Ricardo Plaza a investigação que redundou no artigo que foi agora publicado pela “Revista Brasileira de Física Tecnológica Aplicada”.

Os trabalhos de pesquisa, extensão e ensino que têm sido orientados nos últimos anos pelo professor Ricardo Plaza têm abordados temas de áreas como o ensino de física, a divulgação científica, a história da ciência, a astronomia e as interfaces entre cultura e ciência. Estudantes do IFSP-Caraguatatuba que tiverem interesses por áreas como estas ou próximas delas podem procurar entrar em contato com o professor Ricardo Plaza pelo seu e-mail institucional.