Sustentabilidade

Aquecedor solar de baixo custo é apresentado no câmpus

Publicado: Quarta, 02 de Mai de 2018, 16h58 | Última atualização em Quarta, 02 de Mai de 2018, 17h03

No mês de abril foi apresentado no câmpus o projeto do aquecedor solar de baixo custo (ASBC). Este projeto de iniciação científica, que apresenta uma solução engenhosa e de baixo custo para a economia familiar, foi desenvolvido pelo aluno Daniel José Marcello Haddad, do 3º semestre do curso de Engenharia Civil, sendo orientado pelo professor Samir Fagury, da área de Construção Civil do câmpus.

Histórico

No Brasil, desde a crise energética de 2001, conhecida nacionalmente como época do apagão, diversos segmentos da sociedade passaram a investir em sistemas de energia solar, tanto para economia familiar, como para uma alternativa no caso de novas crises energéticas de origem hídrica. Mas, até pouco tempo, a popularização desses recursos esbarrava no custo elevado.

Cidades brasileiras - ano de 2001 - época do apagão

Em 1992 o ASBC foi idealizado pela organização não governamental (ONG) Sociedade do Sol, e apresentado durante a ECO 92 (que foi uma conferência de chefes de estado organizada pelas Nações Unidas e realizada de 3 a 14 de junho de 1992 na cidade do Rio de Janeiro). O objetivo da ECO 92 foi debater os problemas ambientais mundiais.

Surgia ali uma alternativa, o aquecedor solar de baixo custo (ASBC). O ASBC, que tem o intuito de aquecimento de águas de banho, surge como uma alternativa viável do ponto de vista econômico, apresentando custo de montagem muito aquém de um aquecedor convencional, e gerando uma economia de até 40% na conta de energia, e do ponto de vista de execução e instalação, já que, mediante simples treinamento, o próprio morador pode montar e instalar o sistema ASBC.

Projeto e Montagem

Nesta pesquisa, desenvolvida no Laboratório Integrado de Engenharia Civil (LIEC), foram realizados o projeto, a montagem e a instalação de um ASBC no IFSP Câmpus Caraguatatuba, objetivando a utilização como um modelo didático para diversas disciplinas, e também à instrução e motivação aos docentes, discentes e funcionários do câmpus no tocante à sustentabilidade e fontes energéticas pouco aproveitadas, como o Sol.

O aluno Daniel realizou a montagem do modelo didático com materiais disponíveis no LIEC IFSP CAR, com o apoio do corpo técnico do LIEC.

Apresentação do Modelo didático (ASBC)

Neste trabalho apresentou-se como objetivo geral a montagem e instalação de um Aquecedor solar de baixo custo no IFSP câmpus Caraguatatuba, objetivando a utilização como um modelo didático em diversas disciplinas dos cursos técnicos, graduação e pós-graduação no câmpus, e também objetivando a instrução e motivação aos docentes, discentes e funcionários do câmpus no tocante à sustentabilidade e a fontes energéticas pouco aproveitadas no Brasil e na região de Caraguatatuba.

Ao longo de quase um mês o modelo foi exposto na área gramada próxima à rampa de acesso ao pavimento superior do câmpus, com o intuito de apresentar maior exposição aos usuários da instituição.

Aquecedor solar de baixo custo é apresentado no câmpus 9

Através de apresentações de curta duração, pré-agendadas através dos docentes do câmpus, diversos alunos tiveram a oportunidade de conhecer uma tecnologia barata de amplo impacto na economia familiar. Sendo exposto também durante as apresentações que:

• É possível construir um aquecedor solar com materiais baratos, e de fácil acesso a população.

• Apesar de utilizar matérias recicláveis, o modelo atinge rendimentos satisfatórios, para o uso doméstico.

• Os impactos na economia familiar, principalmente na de baixa renda, são surpreendentes, visto que boa parte da conta de energia, dessas famílias, é decorrente do chuveiro elétrico.

• Os impactos ambientais se reduzem a quase zero, uma vez que a energia solar é infinita e 100% limpa.

O aluno Daniel complementa dizendo que “A iniciação cientifica para mim foi uma experiência totalmente nova, que a meu ver, hoje, teve uma grade papel na minha inserção no mundo acadêmico” .... continua...”Contudo foi uma experiência que eu gostei muito, tanto que logo iniciarei outro projeto de iniciação científica. Este projeto do aquecedor solar trouxe grandes aprendizados acadêmicos, sociais e ambientais devido, também ao tema da iniciação científica, além de ter gerado amadurecimento pessoal devido a algumas circunstâncias durante o projeto”.

O professor Samir finaliza dizendo que “... além de fatores ambientais, acredita-se que com esse projeto seja despertado uma visão mais ampla sobre os impactos positivos que esse investimento pode causar na economia familiar, principalmente nas famílias de baixa renda. Nossos alunos têm por obrigação contribuir de alguma forma para a otimização das fontes de energia renováveis no planeta”.

Os autores agradecem ao apoio do corpo técnico do LIEC IFSP CAR, ao corpo diretivo IFSP CAR, aos docentes, técnico-administrativos e demais usuários do Câmpus Caraguatatuba.

Fonte: Prof. Me. Samir Costa Fagury