Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Meio Ambiente

Aprovação de Projetos de Fomento Externo na área Ambiental

Publicado: Quinta, 21 de Dezembro de 2023, 16h09 | Última atualização em Quinta, 21 de Dezembro de 2023, 16h09

As estudantes recém formadas Denise Bastos, ex-aluna do Técnico em Meio Ambiente e Maíra Kobayashi, ex-aluna do curso Técnico em Informática para Internet, conseguiram aprovação de projetos em Edital de Chamamento Público nº 24/2023, com fomento do Fundo Municipal de Cultura de Caraguatatuba.

Imagem 1 - Fotografia das ex-alunas Maíra Kobayashi e Denise Bastos.Imagem 1 - Fotografia das ex-alunas Maíra Kobayashi e Denise Bastos.

O projeto aprovado pela ex-aluna Denise Bastos, intitulado “Pássaros na Lente e no Papel: um olhar Artístico e Cultural” tem como objetivo a realização de uma exposição a partir de oficinas artísticas, envolvendo desenhos e fotografias, conduzidas por crianças e adolescentes, em situação de vulnerabilidade, atendidos pela Casa Beija Flor, na cidade de Caraguatatuba. O projeto visa sensibilizar para as questões ambientais, tendo os pássaros como um ponto de partida para explorar temas relacionados à biodiversidade, ecossistemas locais e Unidades de Conservação.

O projeto está alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, especificamente o ODS 15 - Proteger a Vida Terrestre e visa enriquecer a experiência desses jovens, estimulando o aprendizado sobre a natureza, bem como o desenvolvimento de habilidades de observação, comunicação e expressão criativa, em consonância com os princípios de educação de qualidade e desenvolvimento sustentável, promovendo um olhar global com ação local. A ideia da realização deste projeto surgiu influenciada pelas discussões realizadas nas disciplinas do curso técnico em Meio Ambiente e também frente a realização do Projeto Integrador.

O projeto aprovado pela ex-aluna Maíra Kobayashi, intitulado “RePercussão: construindo ritmos sustentáveis” tem como objetivo a promoção da educação musical, a conscientização ambiental e a inclusão sociocultural de crianças e adolescentes que se encontram em situação de vulnerabilidade social. Por meio de oficinas musicais, o projeto se dedica à criação de instrumentos de percussão utilizando materiais recicláveis e reutilizáveis, tais como canos de PVC, arames, latas, garrafas PET, retalhos de tecido, e outros recursos disponíveis.

O projeto está alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente no que se refere à promoção de oportunidades educacionais para crianças em situação de vulnerabilidade, ao fomento de estilos de vida sustentáveis e à gestão adequada de resíduos municipais, enfatizando a prevenção, a redução, a reciclagem e a reutilização. O projeto RePercussão foi selecionado em 1º lugar no Edital de Chamamento Público nº 24/2023 com fomento do Fundo Municipal de Cultura de Caraguatatuba.

A proposição e aprovação destes projetos refletem não apenas a competência acadêmica das alunas, mas também seu comprometimento social e ambiental, contribuindo significativamente para o desenvolvimento local e a promoção de práticas sustentáveis.

Fonte: Denise Bastos, Maíra Kobayashi e Prof. Ricardo Soares Mota Silva.

registrado em:
Fim do conteúdo da página