Início > Noticias > Apresentações científicas foram feitas em escola de Massaguaçu

Apresentações científicas foram feitas em escola de Massaguaçu

Publicado: Terça, 27 de Agosto de 2019, 18h18 | Última atualização em Terça, 27 de Agosto de 2019, 18h20

Na tarde de 27 de agosto de 2019, segunda-feira, entre 13h e 15h30, os estudantes Yeté Abunã Marques Labarca, Nicoli Rocha Santos e Vinicius Carvalho Rosa, do câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) realizaram três apresentações educacionais científicas na Escola Estadual Benedito Miguel Carlota, localizada no bairro de Massaguaçu, no município de Caraguatatuba. Eles estavam acompanhados pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira (docente do IFSP-Caraguatatuba), orientador de suas atividades de pesquisa, extensão e ensino.

Alunos da Escola Benedito Carlota durante as apresentaçõesAlunos da Escola Benedito Carlota durante as apresentações

Esta atividade educacional foi organizada após o contato estabelecido entre o professor Ricardo Plaza (por parte do IFSP) e a professora Adriana Leal de Souza (que é coordenadora da Escola Benedito Miguel Carlota) no início de 2019. Neste encontro, ficou definido que estudantes universitários do IFSP orientados pelo professor Ricardo Plaza em projetos de pesquisa, extensão e ensino realizarão apresentações educacionais científicas na Escola Benedito Carlota com o objetivo de estimular o interesse por temas científicos de seus alunos. Esta é a quarta atividade realizada na Escola Benedito Miguel Carlota no ano de 2019 pela equipe de bolsistas orientados pelo professor Ricardo Plaza.

Yeté, Nicoli, Vinicius e professor Ricardo Plaza na entrada da Escola Bendito CarlotaYeté, Nicoli, Vinicius e professor Ricardo Plaza na entrada da Escola Bendito Carlota

Após chegarem na Escola Bendito Carlota, o professor Ricardo Plaza e os estudantes do IFSP-Caraguatatuba foram recebidos pela professora Adriana Leal que os acompanhou até a sala de leitura (biblioteca) da instituição onde foram realizadas as apresentações.

Professores Ricardo e AdrianaProfessores Ricardo e Adriana

A equipe de bolsistas foi também recebida por Gustavo Henrique de Oliveira que atualmente é agente de organização escolar da Escola Benedito Miguel Carlota e que foi estudante do curso de licenciatura em matemática do IFSP-Caraguatatuba.

Gustavo de Oliveira e professor Ricardo PlazaGustavo de Oliveira e professor Ricardo Plaza

A primeira apresentação da tarde foi feita por Nicoli Santos que é estudante do 2º semestre do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba. O tema da sua apresentação foi a “Teoria do Big Bang” e a evolução da cosmologia nos últimos 100 anos. Nicoli procurou explicar sobre como evoluiu o universo durante os 13,8 bilhões de anos transcorridos desde o Big Bang: para isto ele usou um vídeo de curta duração que é um trecho de um dos episódios da série Cosmos produzida pelo astrofísico Carl Sagan e lançada em 1980.

Apresentação de Nicoli Santos na Escola Benedito CarlotaApresentação de Nicoli Santos na Escola Benedito Carlota

A segunda apresentação desta tarde foi realizada por Yeté Labarca que também é estudante do 2º semestre do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba. O título da sua apresentação foi “Uma breve introdução de Física Aeroespacial”. Em sua apresentação Yeté abordou a história da exploração espacial, com uma ênfase para a corrida espacial entre Estados Unidos e União Soviética durante a Guerra Fria. Um dos temas que ele abordou foi a respeito da história das duas sondas espaciais Voyager 1 e 2 lançadas no ano de 1977; para explicar um pouco mais sobre a trajetória delas desde que foram lançadas, ele usou as informações fornecidas pelo site <https://voyager.jpl.nasa.gov/>.

Apresentação de Yeté Labarca na Escola Benedito CarlotaApresentação de Yeté Labarca na Escola Benedito Carlota

A última apresentação desta série foi feita por Vinicius Rosa que é estudante do 2º semestre do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do IFSP-Caraguatatuba. A sua apresentação versou sobre os buracos negros. Vinicius explicou o modo como as equações da Teoria da Relatividade Geral preveem a existência destas singularidades que concentram tanta massa em um espaço tão pequeno que provocam uma atração gravitacional tão grande de forma que nem a luz consegue escapar delas.

Apresentação de Vinicius Carvalho Rosa na Escola Benedito CarlotaApresentação de Vinicius Carvalho Rosa na Escola Benedito Carlota

Os alunos da Escola Benedito Carlota presentes mostraram muito interesse pelos temas abordados nas apresentações, fazendo várias questões aos membros da equipe de estudantes do IFSP-Caraguatatuba e procurando-os ao término do evento em busca de maiores esclarecimentos sobre suas dúvidas.

Estas são atividades de educação e divulgação científica que a equipe de bolsistas do IFSP-Caraguatatuba orientados pelo professor Ricardo Plaza propicia para a comunidade de alunos de escolas da região do litoral norte paulista e municípios situados nas proximidades. Gestores e professores de escolas públicas que desejarem que os alunos de suas escolas participem de tais atividades devem entrar em contato com o professor Ricardo Plaza, no próprio IFSP ou por telefone, de modo a juntos definirem os detalhes.