Flashmob

Apresentação exibiu músicas que fazem refletir sobre preconceitos

Publicado: Terça, 12 de Novembro de 2019, 11h19 | Última atualização em Quinta, 15 de Setembro de 2022, 16h03

No dia 05 de novembro de 2019, terça-feira, no intervalo das aulas do período vespertino (entre 16h00 e 16h15), no pátio em frente à lanchonete do Câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), ocorreu o “flashmob” intitulado “Músicas contra preconceitos”, com a exibição de vídeos curtos de três canções com o intuito de provocar uma reflexão acerca de preconceitos que ainda estão arraigados na sociedade brasileira. Um “flashmob” é o nome, em inglês, dado para uma ação com mobilização rápida de caráter cultural e que acontece em algum ambiente aberto e de caráter público.

Foto: Público presente assistiu com atenção os vídeos das três músicas apresentadas

As apresentações de vídeos de curta duração em ambientes públicos (“flashmobs”) fazem parte do rol de ações dos bolsistas dos projetos de extensão “Apresentações Científicas e Culturais” (André da Silva Mendes) e “Cinedebate” (Vinicius Amaral Sousa Abrahão) que são coordenados pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira e para a sua organização contaram com o apoio dos bolsistas e ex-bolsistas de pesquisa Yeté Abunã Marques Labarca, Larissa Comodaro Nunes Sant’Ana, Amanda Gabriela Ribeiro, Nicoli Rocha Santos e Rafael Brock Domingos, bem como da bolsista de ensino Beatriz Aguida Gomes, todos também orientados pelo professor Ricardo Plaza.

Foto: Larissa, Rafael, André, Beatriz, Amanda e professor Ricardo Plaza antes do flashmob

Em particular, essa atividade foi planejada como ação do projeto de ensino “A Música como ferramenta educacional para o combate a preconceitos”, realizado pela estudante Beatriz Aguida Gomes, sob a orientação do professor Ricardo Plaza; este projeto foi aprovado pelo edital 622 da Pró-Reitoria de Ensino do IFSP e iniciou em outubro de 2019 a sua execução no âmbito do Programa Institucional de Ensino, Pesquisa e extensão em Direitos Humanos, Relações Étnico-Raciais e Gênero do IFSP.

Foto: Imagem apresentada no início da atividade para provocar uma reflexão sobre preconceitos

Diversos docentes e servidores técnico-administrativos do IFSP-Caraguatatuba compareceram e participaram da iniciativa assistindo os vídeos. Ao final da atividade, a ação foi aplaudida pelos presentes.

Foto: Professores Bruno Mazzola, Ricardo Plaza e Rodrigo dos Santos durante o flashmob

Este evento exibiu vídeos com três músicas a respeito de alguns tipos de preconceitos, como por exemplo, o racismo e a discriminação contra pessoas mais pobres ou marginalizadas pela sociedade. O primeiro vídeo que apresentou a música “Cota não é esmola” de Bia Ferreira pode ser assistido gratuitamente aqui. O segundo vídeo que apresentou a música “Sou classe média” de Max Gonzaga pode ser assistido gratuitamente aqui. O terceiro vídeo que apresentou a música “Rua de passagem” (“Trânsito”) de Lenine pode ser assistido gratuitamente aqui.

Foto: Bolsista de projeto de ensino Beatriz Aguida Gomes e professor Ricardo Plaza

Ao final da apresentação das três músicas foi lembrado aos presentes que neste mesmo dia 05/11/2019 em diversas cidades do Brasil estavam ocorrendo várias manifestações pedindo justiça para o caso da vereadora Marielle Franco que, na cidade do Rio de Janeiro, em 14 de março de 2018 foi assassinada a tiros junto de seu motorista, Anderson Pedro Mathias Gomes. Mais informações acerca deste tema podem ser obtidas no artigo “Marielle Franco: assassinada por defender os direitos humanos” disponível no site da Amnistia Internacional de Portugal aqui e no artigo “Mulher, negra, favelada, Marielle Franco foi de 'cria da Maré' a símbolo de novas lutas políticas no Rio” disponível para ser lido no site da “BBC News Brasil” aqui.

Foto: Marielle Franco, assassinada em 14/03/2018

Os equipamentos para a exibição dos vídeos foram montados no pátio em frente à lanchonete, pelos servidores Thyago Nicollas dos Santos Lima e Leandro Oliveira da Silva (da CTI – Coordenadoria de Tecnologia da Informação) a quem a equipe que organizou o evento agradece muito.

Foto: Ricardo e Thyago, durante a montagem dos equipamentos para o flashmob

Durante o evento, muitos alunos acompanharam as músicas exibidas cantando suas letras. A arte é uma ferramenta poderosa para ajudar a refletir sobre a sociedade e sobre os valores que a permeiam.

Foto: Bia Ferreira, cantora da música “Cota não é esmola”

Atividades que provoquem um debate acerca de temas relacionados a questões sociais, educacionais, culturais e científicas e sobre direitos humanos, como estes flashmobs, são regularmente organizadas por bolsistas de ensino, pesquisa e extensão orientados pelo professor Ricardo Plaza, no âmbito de projetos de ensino, pesquisa e extensão sob a sua coordenação. Seu objetivo principal é realizar reflexões críticas sobre ciência, história, cultura e educação, de modo a ampliar o repertório de conhecimentos e estimular os jovens para que raciocinem cientificamente e pensem de forma crítica. Todas estas atividades são gratuitas e abertas para quaisquer interessados, tanto da comunidade interna, quanto da comunidade externa ao IFSP; não é necessário fazer inscrição prévia. Professores e gestores de escolas públicas que pretendem que alunos de suas escolas participem de atividades deste gênero podem procurar o professor Ricardo Plaza, para juntos organizarem os detalhes.