Escritório-Escola - CASEC

Alunos relatam plano de contingência para situações de falta de energia

Publicado: Terça, 26 de Novembro de 2019, 10h56 | Última atualização em Terça, 26 de Novembro de 2019, 10h58

Nesta quarta-feira (dia 16), o vice-prefeito e secretário de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão de Caraguatatuba, Eugênio Campos Júnior, estiveram presentes no Instituto Federal de São Paulo (IFSP) - Caraguatatuba para mais uma reunião com os membros do Centro de Ação Social de Engenharia Civil (CASEC) e professores.

Foto: Eugênio Campos, Gabriel, Cláudia, Felipe, professor João Bittencourt e Michele.

Os alunos do curso de engenharia civil, membros do CASEC, realizaram uma pesquisa e elaboraram um relatório em parceria com a Defesa Civil sobre um plano de contingência para situações de apagões, para complementar o material que Eugênio Campos irá apresentar em um workshop na cidade de Bremerhaven, na Alemanha. O workshop vai debater o cenário de uma hipotética falta de energia generalizada que se estende por mais de um dia. Os estudantes se organizaram para apresentar informações referentes às áreas da saúde, educação, comércio, alimentação, transporte, residências, infraestrutura, comunicação e segurança.

Representantes da cidade alemã estiveram no Brasil e visitaram Caraguatatuba ao saber sobre o desastre ambiental ocorrido em 1967 e sua influência na estruturação da Defesa Civil. Isto posto, foi proposto um convite a prefeitura com o objetivo de compartilhar ideias e conhecimentos de novos equipamentos e novas oportunidades de investimentos.
“Vamos a convite da Fundação Engagement Global, que atua financiando projetos. Eles trouxeram os bombeiros no ano passado e agora estão nos levando”, explica Campos Junior.

Bremerhaven é uma cidade litorânea e portuária com cerca de 120 mil habitantes, assim, tem certa semelhança com Caraguatatuba. Além do plano de contenção, a cidade alemã possui parcerias interessantes com as universidades locais, com o Corpo de Bombeiros da cidade que possui grande iniciativa voluntária, além de outras medidas que a Defesa Civil de Caraguatatuba quer implementar para ajudar a população e principalmente as comunidades localizadas em área de risco.

Fonte: Yago Mituhiro Rucci Watanabe – 6º Semestre de Engenharia Civil