Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Física

Alunos realizaram apresentações de divulgação científica na Escola Semiramis

Publicado: Sexta, 11 de Outubro de 2019, 17h54 | Última atualização em Sexta, 11 de Outubro de 2019, 19h23

Na manhã do dia 08 de outubro de 2019, terça-feira, entre 10h00 e 12h20, dois estudantes universitários do câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) estiveram presentes na Escola Estadual Professora Semiramis Prado de Oliveira, localizada no bairro do Saco do Ribeira, no município de Ubatuba, na qual realizaram apresentações educacionais sobre diferentes áreas da física, acompanhados pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira (IFSP-Caraguatatuba) que orienta as suas atividades de pesquisa, ensino e extensão.

Foto: Estudantes da Escola Semiramis assistem as apresentações realizadasFoto: Estudantes da Escola Semiramis assistem as apresentações realizadas 

Estas atividades foram realizadas pelo bolsista de iniciação científica Yeté Abunã Marques Labarca (que desenvolve o projeto de pesquisa “Física, Tecnologia e Satélites Artificiais: Tecnociência na educação” com bolsa PIBITI do CNPq) e pelo estudante Kauê Marques Barbosa que vem pesquisando de modo voluntário o tema dos buracos negros, ambos sob a orientação do professor Ricardo Plaza.

Foto: Ricardo, Yeté e KauêFoto: Ricardo, Yeté e Kauê

Essas apresentações foram previamente agendadas a partir do contato inicial estabelecido entre a professora Janaína Flávia Silva Mendes (que é coordenadora na Escola Semiramis) e o professor Ricardo Plaza, a partir do qual foi definido o dia e horário em que as apresentações iriam ocorrer. O suporte do professor Nilton Carlso Garcez, que está na direção da Escola Semiramis, também foi importante particularmente para a organização desta atividade.

Foto: Professores Janaina e RicardoFoto: Professores Janaina e Ricardo 

Para a realização do evento os estudantes do IFSP contaram com o forte apoio do professor Alex Sandro Martins Lisboa que é docente da disciplina de matemática na Escola Semiramis.

Foto: Professores Ricardo e AlexFoto: Professores Ricardo e Alex

A equipe do IFSP-Caraguatatuba contou também com o apoio decisivo da professora Diane Santos que é docente da disciplina de História e que gentilmente auxiliou os estudantes na preparação da sala onde ocorreram as apresentações.

Foto: Professores Diane e RicardoFoto: Professores Diane e Ricardo 

Antes do início das apresentações de Yeté e Kauê, o professor Ricardo Plaza esteve na sala dos professores da Escola Semiramis.

Foto: Professor Ricardo Plaza na sala dos professores da Escola SemiramisFoto: Professor Ricardo Plaza na sala dos professores da Escola Semiramis

Na sala dos professores, foi possível explicar rapidamente aos docentes presentes os temas abordados nas palestras dos dois estudantes universitários do IFSP-Caraguatatuba que estavam presentes (Yeté e Kauê).

 Foto: Professor Ricardo Plaza com docentes e gestores da Escola SemiramisFoto: Professor Ricardo Plaza com docentes e gestores da Escola Semiramis

Quanto aos dois estudantes de cursos de graduação presentes, Yeté Labarca atualmente está cursando o segundo semestre da Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba, enquanto que Kauê Barbosa está cursando o segundo semestre da Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do IFSP-Caraguatatatuba. Antes de eles começarem as suas apresentações, o professor Ricardo Plaza discorreu rapidamente para os alunos da Escola Semiramis sobre os cursos existentes no IFSP-Caraguatatuba e sobre as formas de ingresso nestes cursos.

Foto: Alunos da Escola Semiramis durante as apresentaçõesFoto: Alunos da Escola Semiramis durante as apresentações

A primeira apresentação coube ao estudante Kauê Barbosa e versou sobre o tema dos buracos negros. Kauê primeiramente definiu o que seriam buracos negros de modo a compreender melhor as características desses objetos astrofísicos bastante exóticos. Em seguida, ele abordou um pouco a respeito do super-herói Flash, estabelecendo possíveis relações entre os seus superpoderes e as propriedade manifestadas por buracos negros, com uma ênfase para o fato de que a velocidade de escape de um buraco negro é maior que a velocidade da luz.

Foto: Kauê em sua apresentação na Escola SemiramisFoto: Kauê em sua apresentação na Escola Semiramis

A segunda apresentação feita por Yeté Labarca versou sobre a Física Aeroespacial, a história da corrida espacial entre EUA e URSS na segunda metade do século XX e as características de satélites e sondas. Yeté teceu considerações a respeito do número de satélites que já foram lançados para orbitar em torno da Terra, salientando os perigos provenientes do chamado lixo espacial.

Foto: Yeté em sua apresentação na Escola SemiramisFoto: Yeté em sua apresentação na Escola Semiramis 

Após o final das duas apresentações, alguns alunos da escola Semiramis procuraram os estudantes universitários Yeté e Kauê para esclarecer eventuais dúvidas. Em particular, permaneceram na sala conversando com a equipe após as apresentações, os alunos William Cameron, João Marcos e Arthur Almeida.

Foto: Ricardo e WilliamFoto: Ricardo e William 

Foto: Ricardo, João e ArthurFoto: Ricardo, João e Arthur

Após as apresentações, ao final da manhã, os estudantes Yeté e Kauê, bem como o professor Ricardo Plaza, almoçaram na própria Escola Semiramis, a convite dos seus gestores. A equipe do IFSP-Caraguatatuba agradece muito à professora Janaína, bem como aos professores Alex e Diane, pelo apoio que foi dado para que as apresentações de divulgação científica acontecessem com sucesso.

Foto: Yeté e Kauê almoçaram na Escola SemiramisFoto: Yeté e Kauê almoçaram na Escola Semiramis 

Estas são atividades de educação e divulgação científica que bolsistas de projetos de pesquisa e dos projetos de extensão “Cinedebate” e “Apresentações científicas e culturais” do IFSP-Caraguatatuba propiciam para a comunidade de alunos de escolas da região do litoral norte paulista e municípios situados nas proximidades. Gestores e professores de escolas públicas que desejarem que os alunos de suas escolas participem de tais atividades devem entrar em contato com o professor Ricardo Plaza, no próprio IFSP ou por telefone, de modo a juntos definirem os detalhes.

 Fonte: Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira

registrado em:
Fim do conteúdo da página