Início > O que é? > Notícias > Alunos e professores do curso de Eng. Civil visitam o complexo de Itaipu
Visita Técnica

Alunos e professores do curso de Eng. Civil visitam o complexo de Itaipu

Publicado: Sábado, 17 de Novembro de 2018, 13h33 | Última atualização em Sábado, 17 de Novembro de 2018, 13h33 | Acessos: 1748

No dia 07 de novembro os alunos e professores do curso de engenharia civil do Câmpus realizaram uma visita técnica ao complexo hidrelétrico binacional de Itaipu. Esta foi uma atividade de extensão multidisciplinar do curso de engenharia civil, que faz parte das atividades da disciplina de materiais de construção II, ministrada pelo professor Samir Fagury, envolvendo também conceitos de diversas disciplinas do curso.

A motivação acadêmica dessa visita reside no fato de que Itaipu é a maior usina hidrelétrica do mundo em termos de produção, gerando 71,3% da energia consumida no Paraguai e 16,4% da que usamos no Brasil. Os números impressionam e se torna uma verdadeira aula prática de engenharia, visto que a barragem, onde chegaram a trabalhar 40 mil pessoas no auge das obras, tem cerca de 8 km de comprimento e 196 metros de altura, o equivalente a um prédio de 65 andares; a vazão de só duas de suas turbinas equivale à vazão média das Cataratas do Iguaçu.

A visita técnica, que foi organizada pelos professores do câmpus Samir Fagury e Elaine Barreto, contou com a presença de 33 alunos do curso de engenharia civil do Câmpus Caraguatatuba, e dos professores do curso, Adriano Barbosa, Elaine Barreto, Emerson Oliveira, Patrícia Prado, Francisco Fabbro Neto e Vassiliki Boulomytis, e também com a presença da professora do curso de gestão empresarial do Câmpus, Maria do Carmo Cataldi Muterle, e da coordenadora da biblioteca do Câmpus Caraguatatuba Laura Cerqueira.

A viagem, ida e volta, até Foz do Iguaçu, que teve início no dia 04 de novembro e chegada no dia 10, foi organizada pela comissão organizadora discente do curso de engenharia civil, que ao longo do semestre realizou, com a colaboração da Direção Geral do Câmpus, diversos eventos no câmpus, a fim de arrecadar fundos para a viagem/visita técnica; a comissão organizou as questões de transporte e hospedagem, entre outras.

A visita técnica na hidrelétrica de Itaipu teve início às 14h00 do dia 07 de novembro, com o itinerário fixado pela empresa, que contou com a apresentação no centro de recepção de visitantes, após a exibição de filme institucional, deslocamento para a usina para visita às áreas externas e internas, passagem pelo canal da piracema, mirante do vertedouro, mirante central, barragem principal (catedrais), com vista do leito original do rio Paraná, sala de despacho de carga (SDC), sala de controle central (CCR), hall dos geradores, eixo da unidade geradora, crista da barragem e término da visita e retorno ao centro de recepção de visitantes.

Curiosidades da engenharia civil em Itaipu:

Em um só dia, 14 de novembro de 1978, Itaipu bateu um recorde sul-americano durante a concretagem da barragem, quando foram lançados na obra 7.207 metros cúbicos de concreto equivalente a um prédio de dez andares a cada hora. Ou 24 edifícios no mesmo dia. A barragem da Itaipu tem 7.919 metros de extensão e altura máxima de 196 metros, o equivalente a um prédio de 65 andares. Consumiu 12,3 milhões de metros cúbicos de concreto, enquanto o ferro e o aço utilizados permitiriam a construção de 380 Torres Eiffel. 20 milhões de mudas de árvores nativas foram plantadas na faixa de proteção do reservatório. Foi o maior reflorestamento do gênero feito no mundo.

Os outros atrativos do Complexo Turístico são: o Ecomuseu de Itaipu, o Polo Astronômico, o Refúgio Biológico Bela Vista, o Test Drive do Veículo Elétrico (passeio em que o próprio visitante dirige um carro elétrico nas vias da usina) e o Kattamaram.

Nesta oportunidade os alunos do curso de engenharia civil do câmpus puderam perceber a grandiosidade de uma obra como o complexo de Itaipu. Os professores que acompanharam a visita também puderam tecer comentários acerca dos assuntos abordados em classe, já que em uma obra deste porte praticamente todas as áreas da engenharia são necessárias para a execução.

Agradecimentos

Os alunos e professores do curso de engenharia civil agradecem ao departamento de Recursos Humanos do complexo hidrelétrico binacional de Itaipu pelo suporte no planejamento da visita, à Comissão organizadora discente pela organização da viagem, à Litoral madeiras e materiais de construção Ltda., e à Direção Geral do Câmpus Caraguatatuba pelo apoio.

Fonte: Prof. Me. Samir Costa Fagury