FÍSICA

Alunos do IFSP participam do XXI Curso de Astronomia e Astrofísica (CIAA) do INPE

Publicado: Segunda, 23 de Agosto de 2021, 16h50 | Última atualização em Segunda, 23 de Agosto de 2021, 17h06

Entre os dias 09 e 20 de agosto de 2021, Rafael Brock Domingos e Yasmin Francisca dos Santos Coelho, estudantes do curso de Licenciatura em Física do campus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), participaram do XXI Curso de Introdução à Astronomia e Astrofísica (CIAA), promovido pela Divisão de Astrofísica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

Imagem 1 - Rafael Brock e Yasmin CoelhoImagem 1 - Rafael Brock e Yasmin Coelho

O CIAA vem sendo realizado pelo INPE desde 1998 e nesse ano de 2021 contou com a sua versão online, devido à pandemia de COVID-19.

Imagem 2 - Apresentação do professor André Milone sobre a Astronomia no dia a diaImagem 2 - Apresentação do professor André Milone sobre a Astronomia no dia a dia

O objetivo do CIAA é introduzir conceitos fundamentais das diversas áreas da Astronomia e Astrofísica, bem como apresentar a atuação científica da Divisão de Astrofísica do INPE e seu Curso de Pós-graduação em Astrofísica a educadores e estudantes universitários de graduação.

Imagem 3 - Apresentação do professor Flavio D'Amico sobre as EstrelasImagem 3 - Apresentação do professor Flavio D'Amico sobre as Estrelas

Mais informações sobre o XXI CIAA podem ser encontradas clicando aqui. Participaram deste curso alunos universitários, professores da educação básica e divulgadores da ciência de diferentes regiões do Brasil. A carga horária total do CIAA foi de 25,5 horas, sendo distribuída em 3 tardes de 2 semanas consecutivas, além de 2 atividades no início da noite em cada uma das semanas. Todas as atividades realizadas empolgaram os alunos que participaram do evento.

Imagem 4 - Apresentação da professora Claudia Vilega Rodrigues sobre o Sistema SolarImagem 4 - Apresentação da professora Claudia Vilega Rodrigues sobre o Sistema Solar

Dentre as diversas atividades do XXI CIAA, ocorreram palestras abertas ao público, aulas e mesas redondas, sendo que elas foram abertas para a realização de perguntas, por parte dos participantes.

Imagem 5 - Apresentação do professor João Braga sobre Astronomia de raios X e gamaImagem 5 - Apresentação do professor João Braga sobre Astronomia de raios X e gama

A primeira palestra aberta ao público ocorreu no dia 11 de agosto de 2021 e foi ministrada pelo professor Odylio Denys Aguiar, com o título “Ondas Gravitacionais”. Esta palestra com duração de cerca de 1 hora e 50 minutos foi gravada e está disponível para ser assistida clicando aqui.

Imagem 6 - Palestra do professor Odylio Denys Aguiar sobre Ondas GravitacionaisImagem 6 - Palestra do professor Odylio Denys Aguiar sobre Ondas Gravitacionais

A segunda palestra aberta ao público ocorreu no dia 18 de agosto de 2021 e foi ministrada pelo professor Carlos Alexandre Wuensche, com o título “Astrobiologia: A vida no contexto cósmico”. Esta palestra com duração de cerca de 1 hora e 39 minutos foi gravada e está disponível para ser assistida clicando aqui.

Imagem 7 - Palestra do professor Carlos Alexandre Wuensche sobre AstrobiologiaImagem 7 - Palestra do professor Carlos Alexandre Wuensche sobre Astrobiologia

Ocorreram também mesas redondas, como a que versou sobre o tema do “Ensino de Astronomia” e que contou com a participação dos professores Alan Alves Brito e Francisco Langhi.

Imagem 8 - Professores Alan Alves Brito e Rodolfo LanghiImagem 8 - Professores Alan Alves Brito e Rodolfo Langhi

Podem ser destacadas também as apresentações sobre “Astronomia no dia a dia” do professor André Milone, sobre “Estrelas” do professor Flávio D’Amico, sobre o “Sistema Solar” da professora Claudia Vilegra Rodrigues, sobre “Astrofísica de raios-X e gama” do professor João Braga, sobre “Astrofísica observacional” do professor Francisco Jablonski, sobre a “Formação de estrelas” do professor Williams Vilas Boas e sobre o “Sol” do professor José Roberto Cecatto.

Imagem 9 - Apresentação do professor Francisco Jablonski sobre Astrofísica ObservacionalImagem 9 - Apresentação do professor Francisco Jablonski sobre Astrofísica Observacional

O CIAA-2021 foi transmitido on-line somente para os selecionados em um ambiente virtual privado. O curso foi ministrado em português. Materiais didáticos do curso, na forma de apostilas, podem ser obtidos clicando aqui.

Imagem 10 - Apresentação do professor José Williams Vilas-Boas sobre a Formação de EstrelasImagem 10 - Apresentação do professor José Williams Vilas-Boas sobre a Formação de Estrelas

A avaliação feita por Rafael Brock e Yasmin Coelho é que foi muito importante para a formação deles como professores de física poder participar do CIAA, sobretudo tendo em vista a excelente qualidade das atividades realizadas durante o transcorrer da sua programação.

Imagem 11 - Apresentação do professor José Roberto Cecatto sobre o SolImagem 11 - Apresentação do professor José Roberto Cecatto sobre o Sol

A equipe que organizou o XXI CIAA está de parabéns pela qualidade das palestras e atividades educacionais que ocorreram no seu transcorrer. A participação de alunos universitários em atividades acadêmicas, como congressos e cursos, é fundamental para o seu crescimento intelectual.

Fonte: Rafael Brock Domingos e Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira