EFITA

Alunos do IFSP-CAR apresentam trabalhos no XIV Encontro de Física do ITA

Publicado: Quarta, 14 de Julho de 2021, 16h48 | Última atualização em Quarta, 14 de Julho de 2021, 16h48

Na tarde do dia 08 de julho de 2021, entre 16h e 18h, Higor Felipe Gonçalves de Arruda e Vinicius Carvalho Rosa, estudantes universitários do campus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), apresentaram no XIV Encontro de Física do ITA (EFITA), os resultados de seus trabalhos de pesquisa, desenvolvidos em coautoria com o orientador de iniciação científica de ambos, o Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira. Higor Arruda é estudante de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba e atualmente desenvolve o projeto de pesquisa de iniciação científica “Ensino de Física e Divulgação Científica a partir do estudo da Astrofísica de Galáxias”, com bolsa fomentada pela FAPESP. Vinicius Rosa é estudante de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do IFSP-Caraguatatuba e atualmente desenvolve o projeto de pesquisa de iniciação científica “Astrofísica e Computação: Interfaces e possibilidades para a Educação Científica”, com bolsa PÌBIFSP fomentada pelo IFSP.

Higor Felipe Gonçalves de Arruda e Vinicius Carvalho RosaHigor Felipe Gonçalves de Arruda e Vinicius Carvalho Rosa

Na tarde de 08/07/2021, foram apresentadas as comunicações virtuais de diversos trabalhos acadêmicos selecionados e aprovados pela coordenação do EFITA, abordando diferentes aspectos da Física e do ensino de Física. Mais informações sobre o EFITA podem ser encontradas no link <https://www.efita.ita.br/>.

Site do EFITA com informações sobre o eventoSite do EFITA com informações sobre o evento

Higor Arruda fez a apresentação virtual do trabalho intitulado “Diferentes escalas de distância em astronomia e ensino de física” escrito em coautoria com o professor Ricardo Plaza. Este trabalho teve como objetivo analisar as diferentes possibilidades de ensinar conceitos importantes de física por meio do estudo de diferentes escalas de distância usadas em astronomia, como, por exemplo, ano-luz, parsec, unidade astronômica (UA) e quilômetros. A sala virtual 1 na qual aconteceu a apresentação de Higor foi mediada pelo Prof. Dr. César Henrique Lenzi e teve o Prof. Dr. Pedro José Pompeia como avaliador.

Apresentação de Higor ArrudaApresentação de Higor Arruda

Por sua vez, Vinicius Rosa fez a apresentação virtual do trabalho intitulado “Enfatizando as interrelações entre astrofísica e computação em atividades de educação científica” escrito em coautoria com o professor Ricardo Plaza. Este trabalho teve procurou avaliar a potencialidade da utilização de conhecimentos de astrofísica e computação de forma articulada em atividades educacionais de divulgação da ciência, envolvendo, por exemplo, conceitos sobre buracos negros e inteligência artificial. A sala virtual 5 na qual aconteceu a apresentação de Vinicius foi mediada pelo Prof. Dr. Marco Antonio Ridenti e teve o Prof. Dr. José Silvério Edmundo Germano como avaliador.

Apresentação de Vinicius RosaApresentação de Vinicius Rosa

Ao todo, durante o XIV EFITA, que ocorreu de modo remoto entre os dias 5 e 9 de julho de 2021, aconteceram diferentes atividades como palestras, minicursos e apresentações virtuais. A programação do evento pode ser encontrada no link <https://www.efita.ita.br/wp-content/uploads/2021/07/LivroResumosXIVEFITA5.pdf>. O tema do XIV EFITA foi “A Física e seu potencial inovador para a sociedade” e o seu coordenador geral foi o Prof. Dr. Marco Antonio Ridenti.

Professores César Henrique Lenzi e Marco Antonio RidentiProfessores César Henrique Lenzi e Marco Antonio Ridenti

Os organizadores do XIV EFITA estão de parabéns pela qualidade das atividades que ocorreram no seu transcorrer. Além disso, os alunos Higor Arruda e Vinicius Rosa realizaram excelentes apresentações. A participação de alunos em atividades acadêmicas, como a apresentação de trabalhos de pesquisa em congressos, é fundamental para o seu crescimento intelectual. Atividades de pesquisa, ensino e extensão como essa que ocorrem no âmbito do IFSP são incentivadas pela instituição e abertas para os interessados nos temas abordados.