Meio Ambiente

Alunos do Curso Técnico em Meio Ambiente realizam diversas atividades que conectam a teoria com a prática profissional

Publicado: Quinta, 21 de Dezembro de 2023, 18h28 | Última atualização em Quinta, 21 de Dezembro de 2023, 18h33

Os alunos do 4º módulo do Curso Técnico em Meio Ambiente, nas últimas semanas, realizaram visitas técnicas em três dispositivos essenciais integrantes do Saneamento Básico, estudados na teoria na disciplina de Saneamento Ambiental.

Inicialmente conheceram as Estações de Tratamento de Água e Esgoto (ETA e ETE) da SABESP - Bairro Porto Novo-Caraguatatuba/SP (@sabespcia) e na sequência visitaram a Cooperativa de Coletores de Materiais Recicláveis - Maranata (@coopermaranata) localizado na Vila Nossa Senhora Aparecida, uma das prestadoras de serviços à prefeitura municipal.

Essas atividades tiveram o objetivo de:

1. conhecer o sistema de tratamento de água (ETA), as suas etapas e controle da qualidade da água distribuída;
  2. conhecer o sistema de Tratamento de Esgoto (ETE) e seus desdobramentos, até a disposição final e;
  3. conhecer uma cooperativa de coleta, separação e destinação final de materiais recicláveis, bem como, entender a importância desses profissionais na sociedade e sua atuação na preservação ambiental.

Figura 01 - Visita técnica - Laboratório da SABESP - Estação de Tratamento de Água (ETA - Porto Novo). Professora Marivane Turim Koschevic. Servidores da Sabesp: Carla Fernanda Siqueira Fenilli, Verônica di Flora e Souza e Benedito Zacarias da Silva (13/11/2023).Figura 01 - Visita técnica - Laboratório da SABESP - Estação de Tratamento de Água (ETA - Porto Novo). Professora Marivane Turim Koschevic. Servidores da Sabesp: Carla Fernanda Siqueira Fenilli, Verônica di Flora e Souza e Benedito Zacarias da Silva (13/11/2023).

Figura 02 - Visita técnica - Estação de Tratamento de Esgoto (ETE - Porto Novo) (27/11/2023).

Figura 03 - Visita técnica - Cooperativa de Coletores de Materiais Recicláveis - Maranata. Professora Marivane Turim Koschevic. Cooperada Graziela Roberta Mota (12/12/2023).Figura 03 - Visita técnica - Cooperativa de Coletores de Materiais Recicláveis - Maranata. Professora Marivane Turim Koschevic. Cooperada Graziela Roberta Mota (12/12/2023).

No âmbito da realização de atividades práticas, a Secretaria de Meio Ambiente esteve presente em uma roda de conversa que contou com a presença da equipe técnica: Ângelo Mascarese Filho; João Silva de Paula Ferreira; Camila Cyrne dos Santos. Foram realizadas discussões importantes para os componentes curriculares de Avaliação de Impacto Ambiental, Saneamento Ambiental (4º módulo) e Direito Ambiental (2º módulo), especialmente sobre as atividades desenvolvidas pela secretaria de Meio Ambiente de Caraguatatuba, com a apresentação e roda de conversa sobre as atividades desenvolvidas pela secretaria de Meio Ambiente de Caraguatatuba. Os projetos, propostas e quais atividades o setor desenvolve no âmbito da questão ambiental: Saneamento básico, Educação ambiental e Licenciamento Ambiental.

Figura 04 - Roda de conversa com a Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Caraguatatuba/SP - Professoras: Marivane Turim Koschevic e Lais Roberta de Rolo Sommaggio. Representantes da Prefeitura: Ângelo Mascarese Filho e Camila Cyrne dos Santos (14/11/2023).Figura 04 - Roda de conversa com a Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Caraguatatuba/SP - Professoras: Marivane Turim Koschevic e Lais Roberta de Rolo Sommaggio. Representantes da Prefeitura: Ângelo Mascarese Filho e Camila Cyrne dos Santos (14/11/2023).

Outra atividade proporcionada às turmas de Meio Ambiente foi a visita técnica à Unidade de Conservação - Reserva Particular de Patrimônio Natural - de propriedade de Eduardo Leduc e família na Tabatinga - O sítio do Jacu (@sitiodojacu). Contemplando conteúdos na prática dos estudos sobre a Lei 9.985/2000 o SNUC, que considera uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) como uma UC de caráter privado, essas áreas naturais objetivam a conservação da biodiversidade de modo sustentável. Pesquisas, manejo de recursos e ecoturismo são permitidos.

Figura 05 - Eduardo Leduc apresentando os projetos desenvolvidos pelo Sítio do Jacu - uma RPPN localizada na Tabatinga/Caraguatatuba-SP (13/12/2023).Figura 05 - Eduardo Leduc apresentando os projetos desenvolvidos pelo Sítio do Jacu - uma RPPN localizada na Tabatinga/Caraguatatuba-SP (13/12/2023).

Figura 06 - Visita técnica - Cooperativa de Coletores de Materiais Recicláveis - Maranata. Professora Marivane Turim Koschevic. Responsável pela RPPN Eduardo Leduc. Apoio: estudante Maria Elisabeth Azevedo Rodrigues Pereira (2º Módulo Técnico em Meio Ambiente-IFSP) (13/12/2023).Figura 06 - Visita técnica - Cooperativa de Coletores de Materiais Recicláveis - Maranata. Professora Marivane Turim Koschevic. Responsável pela RPPN Eduardo Leduc. Apoio: estudante Maria Elisabeth Azevedo Rodrigues Pereira (2º Módulo Técnico em Meio Ambiente-IFSP) (13/12/2023).

Oportunizar vivências é essencial para a formação de um profissional qualificado e capaz de se adaptar às diversas facetas da profissão. Ficou interessado pelo Curso Técnico em Meio Ambiente - Você pode conferir mais informações sobre este curso pelo site <https://www.ifspcaraguatatuba.edu.br/cursos/tecnico/tecnico-em-meio-ambiente> ou entre em contato com a coordenação pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. - Prof. Dr. Ricardo Soares Mota Silva.

Fonte: Profa. Dra. Marivane Turim Koschevic