Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Educação Científica

Estudantes de Física fizeram palestras científicas na Escola Ismael Iglesias

Publicado: Sexta, 20 de Outubro de 2017, 00h05 | Última atualização em Quinta, 02 de Novembro de 2017, 19h20

No dia 11 de outubro de 2017, quarta-feira, entre 10h00 e 12h20, seis estudantes universitários do curso de Licenciatura em Física do câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) estiveram presentes na Escola Estadual Ismael Iglesias, localizada no bairro do Barranco Alto, no município de Caraguatatuba, na qual realizaram um conjunto de palestras e atividades de educação científica. Eles compareceram a esta escola acompanhados pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira (IFSP-Caraguatatuba) que orienta suas atividades de pesquisa, ensino e extensão e é também o atual coordenador do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba. Estas atividades foram realizadas pelos bolsistas do programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural” (Kauã Estevam Cardoso de Freitas, Rodrigo Henrique Revelete Godoy, Diego Corrêa Peres de Souza, Rafael Honório Morais de Oliveira e Rafael do Nascimento Sorensen) e pelo bolsista de iniciação científica Rafael Brock Domingos (que possui bolsa de pesquisa fornecida pela FAPESP), todos orientados pelo professor Ricardo Plaza.

Professor Ricardo Plaza e seus bolsistas presentes na Escola Ismael Iglesias

Estas atividades educacionais e científicas foram organizadas a partir do contato inicial estabelecido pelo professor Ricardo Plaza com a coordenadora Roseli Maia Camargo e com a professora de matemática Solange Maria da Silva (que também é professora supervisora do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID em uma parceria com o IFSP) que trabalham na Escola Ismael Iglesias. Em anos anteriores o professor Ricardo Plaza já esteve na mesma instituição com sua equipe de bolsistas e sempre foi muito bem recebido, como também ocorreu desta vez.

Professores Solange, Ricardo e Roseli

A equipe de bolsistas do IFSP-Caraguatatuba chegou à Escola Ismael Iglesias por volta das 09h30 da manhã. Eles foram recebidos pelas professoras Solange e Roseli e se deslocaram para uma sala de aula específica, equipada com um projetor datashow e com caixa de som, na qual ocorreram as apresentações e palestras. Antes do início das palestras, o professor Ricardo Plaza esteve junto com os docentes da instituição, durante o intervalo da manhã, de modo a explicar os temas e os objetivos educacionais das atividades que seriam realizadas.

Professor Ricardo Plaza junto com docentes da Escola Ismael Iglesias

Estudantes de diferentes turmas de ensino médio da escola interessados por temas da física e da astronomia foram convidados a participar das atividades realizadas que utilizaram imagens, vídeos, simulações e experimentos, com o objetivo de despertar a curiosidade por áreas científicas, bem como incentivar a dedicação ao estudo por parte dos alunos.

Estudantes da Escola Ismael Iglesias que assistiram a palestra

A primeira apresentação da manhã foi feita pelo estudante universitário Rafael Sorensen e teve como temática central a ciência presente em obras literárias e cinematográficas de ficção científica. A partir da caracterização inicial do gênero da ficção científica, ele procurou refletir sobre as principais temáticas abordadas em filmes de ficção científica: viagens no tempo, invasões alienígenas, inteligência artificial e viagens espaciais.

Apresentação de Rafael Sorensen na Escola Ismael Iglesias

A segunda apresentação desta manhã foi realizada pelo bolsista de iniciação científica Rafael Brock e versou a respeito do uso de simulações na educação científica. Mais especificamente, ele utilizou a simulação “Monte um átomo” (disponível gratuitamente no site do “Phet – Interactive Simulations” em: https://phet.colorado.edu/pt_BR/simulation/build-an-atom>) para construir átomos com número atômico entre 1 (Hidrogênio) e 6 (Carbono), a partir da inserção de prótons, nêutrons e elétrons, de modo a evidenciar os diferentes números (número atômico, número de massa, carga atômica) que caracterizam cada átomo.

Apresentação de Rafael Brock na Escola Ismael Iglesias

Na sequência, o estudante de licenciatura em física Rodrigo realizou uma apresentação sobre partículas elementares e interações fundamentais da matéria. Rodrigo apresentou algumas características do maior acelerador de partículas existente atualmente no mundo, o LHC – Large Hadron Collider (Grande Colisor de Hádrons), explicando a sua importância para o desenvolvimento da física atual.

Apresentação de Rodrigo na Escola Ismael Iglesias

Em seguida, o licenciando em física Rafael Morais, realizou uma palestra sobre astrofísica das estrelas. Durante sua apresentação ele procurou explicar como ocorre a formação das estrelas e como ocorre a evolução estelar com o tempo no que diz respeito ao consumo do combustível nuclear pelo processo denominado fusão nuclear.

Apresentação de Rafael Morais na Escola Ismael Iglesias

O estudante de física Diego realizou então uma palestra sobre matéria escura e energia escura que são dois dos problemas ainda não resolvidos mais importantes da astrofísica atual. Ele procurou traçar um paralelo histórico com as discrepâncias existentes no século XIX entre as órbitas observadas de Urano e de Mercúrio e as previsões teóricas feitas a partir da física newtoniana. No primeiro caso o problema foi resolvido em 1846 com a detecção experimental de Netuno (o oitavo planeta do sistema solar) que influenciava gravitacionalmente a órbita de Urano; no segundo caso, o problema foi resolvido questionando os fundamentos teóricos da física, com a criação da Teoria da Relatividade Geral por Albert Einstein em 1915.

Apresentação de Diego na Escola Ismael Iglesias

Ao final das apresentações, o licenciando em física Kauã realizou uma apresentação sobre cinemática e dinâmica. Em um primeiro momento ele apresentou um formalismo algébrico a respeito do movimento de corpos em queda após descerem por uma rampa, adquirirem velocidade e se lançarem ao ar. Em seguida, ele apresentou um experimento sobre o mesmo tema, de modo a tentar fazer uma previsão sobre onde uma pequena esfera iria colidir com o chão após executar uma trajetória parabólica. Finalmente, ele procurou realizar uma reflexão a respeito das causas de eventuais discrepâncias entre aquilo que foi previsto teoricamente e o que foi observado experimentalmente.

Experimento apresentado por Kauã com a participação de uma estudante da Escola Ismael Iglesias

Durante toda a manhã, entre as palestras, o professor Ricardo Plaza apresentou alguns experimentos científicos envolvendo equipamentos tais como o levitador magnético e a bola de plasma de modo a estimular a curiosidade dos alunos pela física. Ele procurou informar os estudantes presentes sobre as formas de ingresso nos cursos superiores e técnicos do IFSP-Caraguatatuba, bem como acerca da história desta instituição no estado de São Paulo e na cidade de Caraguatatuba. Em termos mais específicos ele explicou um pouco sobre o curso de Licenciatura em Física, do qual é coordenador, enfatizando que o IFSP é uma instituição ideal para alunos que gostam de estudar e se desenvolver em termos acadêmicos, inclusive por meio de atividades de pesquisa, ensino e extensão, como as apresentadas durante esta manhã. A equipe de bolsistas que estiveram presentes na Escola Ismael Iglesias agradece imensamente as professoras Solange e Roseli pelo apoio dado para a realização destas palestras.

Estudantes da Escola Ismael Iglesias observam um experimento científico

Estas são atividades de divulgação científica que o programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural” do IFSP-Caraguatatuba propicia para a comunidade de alunos de escolas da região. Gestores e professores de escolas públicas que desejarem que os alunos de suas escolas participem de tais atividades devem entrar em contato com o professor Ricardo Plaza, no próprio IFSP ou por telefone, de modo a juntos definirem os detalhes.

registrado em:
Fim do conteúdo da página