Visita Técnica

Alunos de Engenharia Civil fazem visita técnica à Estação de Tratamento de Água da SABESP

Publicado: Segunda, 27 de Março de 2023, 11h32 | Última atualização em Segunda, 27 de Março de 2023, 11h33

Atividade buscou apresentar aos alunos da disciplina de Saneamento Básico 1 as principais etapas de tratamento da água.

No dia 16 de março de 2023, os alunos do sétimo semestre do curso de Engenharia Civil do Instituto Federal de São Paulo - Campus Caraguatatuba, realizaram uma visita técnica na Estação de Tratamento de Água (ETA) do Porto Novo, em Caraguatatuba/SP, administrada pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (SABESP). A visita foi acompanhada pelo professor Alan Reis e pelos colaboradores da companhia Carla Fernanda Siqueira Fenilli, Huberson Emídio José e Eudes da Silva Miranda.

Figura 1 – Alunos participantes da visita a ETA Porto Novo – Sabesp Caraguatatuba/SP.Figura 1 – Alunos participantes da visita a ETA Porto Novo – Sabesp Caraguatatuba/SP.

Figura 2 – Alunos participantes da visita a ETA Porto Novo – Sabesp Caraguatatuba/SP.Figura 2 – Alunos participantes da visita a ETA Porto Novo – Sabesp Caraguatatuba/SP.

A ETA Porto Novo é responsável pelo tratamento de água que abastece cerca de 65% do munícipio de Caraguatatuba e aproximadamente 45% do município de São Sebastião. A água bruta é recebida das captações instaladas nos trechos do Alto e Médio Rio Claro, localizadas a 10 km do local de tratamento. A vazão média tratada é da ordem de 2100 m³/h, chegando a picos de 2600 m³/h nos períodos de alta temporada.

A ETA é do tipo compacta e realiza o tratamento da água por meio dos processos de mistura rápida, coagulação, floculação, flotação, filtração, desinfecção e fluoretação, por meio de diferentes dispositivos hidráulicos e mecânicos. Tais processos e dispositivos foram apresentados nas aulas iniciais da disciplina de Saneamento Básico 1, componente curricular do curso de Engenharia Civil do IFSP-CAR, no qual todos os alunos participantes da visita estão matriculados.

Figura 4 – Vista superior dos floculadoresFigura 4 – Vista superior dos floculadores

Figura 5 – Tanques de flotaçãoFigura 5 – Tanques de flotação

Além da visualização do processos de tratamento, os alunos também puderam conhecer o laboratório de análises químicas da estação. Neste laboratório, são realizados diferentes ensaios, para verificação dos padrões de qualidade de água, de acordo com as portarias vigentes e estabelecidas pelo Ministério da Saúde.

Figura 6 – Laboratório de análise de água – ETA Porto NovoFigura 6 – Laboratório de análise de água – ETA Porto Novo

Os alunos também conheceram o Centro de Controle Operacional da Companhia, que monitora diferentes pontos dos sistemas de abastecimento de água e de coleta de esgoto dos quatro municípios do Litoral Norte. Tal controle utiliza sensores, que enviam informações em tempo real, e permitem a intervenção rápida da empresa em caso de falhas. Este sistema vem sendo aprimorado nos últimos anos e tem permitido um melhor atendimento à população da região.

Figura 7 – Centro de Controle Operacional – SABESP Litoral NorteFigura 7 – Centro de Controle Operacional – SABESP Litoral Norte

A visita técnica foi uma experiência enriquecedora e grande importância para a formação acadêmica dos alunos, permitindo que eles tivessem contato com a prática de sua futura profissão em uma estação de tratamento de água. Foi possível conhecer de perto os processos de tratamento de água em uma estação compacta e moderna e os todos os desafios envolvidos na área de Saneamento no contexto do Litoral Norte Paulista.

Fonte: texto produzido de forma coletiva pelos alunos da disciplina de Saneamento Básico 1, no primeiro semestre de 2023, com a supervisão e revisão do professor Alan Reis.