Ir direto para menu de acessibilidade.
Início > O que é? > Notícias > Alunos do CIDE Tinga visitaram o IFSP-Caraguatatuba
Início do conteúdo da página
Educação Científica

Alunos do CIDE Tinga visitaram o IFSP-Caraguatatuba

Publicado: Terça, 02 de Outubro de 2018, 10h37 | Última atualização em Terça, 02 de Outubro de 2018, 10h38 | Acessos: 1488

Nas tardes dos dias 27 e 28 de setembro de 2018, quinta-feira e sexta-feira, entre 13h30 e 16h, alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Professora Maria Aparecida de Carvalho, do CIDE (Centro Integrado de Desenvolvimento Educacional) do bairro Tinga, visitaram o Câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) e participaram de atividades educacionais científicas que foram organizadas com estudantes bolsistas de ensino, pesquisa e extensão do IFSP-Caraguatatuba. Estas atividades foram estruturadas em conjunto pelos professores Luis Américo Monteiro Junior e Ricardo Roberto Plaza Teixeira, a partir do contato efetuado pelo professor Elton Carlos Eller Pedrozo que é diretor da EMEF Maria Aparecida de Carvalho.

Alunos do CIDE Tinga presentes na tarde de 27 de setembro de 2018 no IFSP

As atividades que foram realizadas nestas duas tardes aconteceram no auditório do IFSP e no laboratório de matemática (sala 118), bem como em salas de aula regulares do IFSP. Os alunos puderam também transitar por diferentes espaços acadêmicos da instituição, acompanhados pelos bolsistas presentes, de modo a conhecê-la melhor.

Alunos do CIDE Tinga presentes na tarde de 28 de setembro de 2018 no IFSP

Uma parte da equipe que recebeu os alunos do ensino fundamental que visitaram o IFSP-Caraguatatuba foi constituída de bolsistas e voluntários do PIBID da Licenciatura em Matemática, programa coordenado pelo professor Luis Américo, a saber: Paulo José Silva de Oliveira, Yara Cristina da Silva Lopes, Anderson de Oliveira Ponciano, Guilherme Toja Camilo, Leixsciéli Lisandra Santos, Bruna Roberta de Miranda, Gabriela Yuri Fukumoto, Thais Rocha Nobre, Henrique Bruno de Souza Albertão, Izabela Duarte e José Pereira dos Santos Junior.

Professores Ricardo Plaza e Luis Américo com bolsistas e voluntários do PIBID da Licenciatura em Matemática

A outra parte da equipe que recebeu os alunos do CIDE-Tinga foi composta pelos bolsistas do programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural” (Rafael Honório Morais de Oliveira, Diego Bortoleto Licca, Henrique Madeo Pereira, Caio Cesar Nogueira, Larissa Comodaro Nunes Sant’Ana, Gabriel Xavier Luz, Jessica de Oliveira Santana e Yasmin Francisca dos Santos Coelho), bem como pelos atuais bolsistas de iniciação científica (Kaua Estevam Cardoso de Freitas, Rafael do Nascimento Sorensen, Ryan Nepomuceno Montemor e Diego Corrêa Peres de Souza) e pelo ex-bolsista de iniciação científica Rafael Brock Domingos, todos eles orientados pelo professor Ricardo Plaza.

Professor Ricardo Plaza com parte de seus orientados

Os estudantes do CIDE-Tinga nas duas tardes foram recebidos pelo Diretor Adjunto Educacional do IFSP-Caraguatatuba, professor Samuel Duarte, que, em ambos os momentos, discorreu um pouco acerca das características do Instituto Federal de São Paulo.

Professores Samuel e Luis Américo recepcionam os alunos visitantes

Os professores Luis Américo e Ricardo Plaza também procuraram inicialmente informar os alunos presentes acerca dos cursos existentes no IFSP e acerca da forma de ingresso nestes cursos.

Professor Luis Américo conversa com os alunos visitantes na quinta-feira

Diversas atividades foram realizadas nestas duas tardes pelos bolsistas do IFSP-Caraguatatuba para despertar a curiosidade sobre ciência e sobre matemática. Em particular, foram apresentados a eles alguns experimentos de física com fenômenos interessantes de modo a incentivá-los a procurarem explicações científicas para eles.

Na área da física, na tarde de quinta-feira, o bolsista de iniciação científica Kaua Freitas realizou uma oficina de óptica. Na introdução a esta oficina, Kaua (que é estudante do curso de licenciatura em física) procurou explicar um pouco acerca das propriedades físicas e do comportamento dos raios de luz.

Oficina de óptica realizada por Kaua

Durante a oficina, os estudantes puderam realizar um experimento para medir um índice de refração, com o objetivo de estimular uma atitude mais investigativa, científica e experimental desde a mais tenra idade.

Alunos participam de oficina com experimentos de física em 27 de setembro

Alunos participam de oficina com experimentos de física em 27 de setembro

Já na sexta-feira, no auditório, os alunos puderam assistir duas palestras relacionadas a conhecimentos da área de física. Numa destas palestras, o bolsista de iniciação científica Rafael Sorensen (com bolsa da FAPESP) abordou as relações existentes entre ficção científica e ensino de física, tendo como um dos objetivos estimular uma postura mais reflexiva dos jovens com respeito a todos os produtos culturais que eles consomem, em particular, no que diz respeito a livros, filmes, séries e jogos de ficção científica.

Palestra de Rafael Sorensen em 28 de setembro

A outra palestra de sexta-feira foi realizada pelo bolsista de iniciação científica Diego Peres (com bolsa PIBIFSP) e teve como eixo temático o conceito de galáxia associado a dois dos principais problemas em aberto da astrofísica contemporânea: matéria escura e energia escura.

Palestra de Diego Peres em 28 de setembro

Na área da matemática, tanto na quinta-feira, quanto na sexta-feira, todos os alunos visitantes participaram de duas oficinas coordenadas pelos bolsistas do PIBID. Numa delas que ocorreu no laboratório de matemática (sala 118), os alunos visitantes aprenderam a jogar a mancala, um jogo de tabuleiro muito antigo que surgiu na África e que requer para ser jogado de algumas habilidades associadas a conhecimento matemáticos.

Alunos em oficina sobre o jogo de mancala

Outra atividade da área de matemática que foi realizada junto aos alunos visitantes envolveu o jogo Kenken que se assemelha ao sudoku, só que numa escala mais reduzida. Para resolver os desafios propostos no jogo Kenken é necessário o raciocínio lógico, bem como alguns conhecimentos matemáticos específicos.

Alunos participam de oficina do jogo Kenken

Os bolsistas que recepcionaram os alunos agradecem a equipe de professores e servidores da EMEF Maria Aparecida de Carvalho que viabilizou a visita dos seus alunos às instalações do IFSP-Caraguatatuba, em particular a: Francisco Antonio Pinto, Hercules Pantojo da Silva e Alvanique Edinara Ferreira.

Estudantes interagem com uma bola de plasma no auditório do IFSP

A participação de alunos de ensino fundamental em atividades deste tipo estimula-os a se dedicarem aos estudos e amplia a sua visão de mundo ao apresentar possibilidades acadêmicas concretas existentes para eles no futuro, por exemplo, numa instituição pública, gratuita e de qualidade como o IFSP.

Hércules, Francisco e Alvanique

Atividades de divulgação e educação científica deste tipo são regularmente organizadas por bolsistas e ex-bolsistas de ensino, pesquisa e extensão do IFSP-Caraguatatuba, especialmente no âmbito do programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural” que é coordenado pelo professor Ricardo Plaza. Seu objetivo principal é apresentar temas que estão situados na fronteira do conhecimento científico atual e despertar os interesses de jovens alunos de escolas de ensino fundamental e de ensino médio por áreas científicas. Professores e gestores de escolas que pretendem que seus alunos participem de atividades deste gênero podem procurar o professor Ricardo Plaza para juntos organizarem os detalhes.

Fonte: Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira

registrado em:
Fim do conteúdo da página