1ª Jornada do IFSP

Alunos do Câmpus Caraguatatuba conquistam 1º lugar em Torneio de Robótica

Publicado: Quarta, 08 de Novembro de 2017, 11h46 | Última atualização em Quarta, 08 de Novembro de 2017, 11h47

Os alunos Gabriel de Sousa Matsumura, João Alberto Rodrigues Rossi, Matheus de Souza Ferrer Parra (todos do curso ADS) e Thiago Marretto de Oliveira (curso Eng. Civil), orientados pelo servidor Fagner Ricardo Mera e o prof. Lucas Povoa, conquistaram o 1º lugar na categoria corrida de robôs seguidores de linha.

Os alunos são membros do projeto Robótica Educacional (Edital 80/2017 PRE), projeto este coordenado pelo prof. Mario T. Shimanuki, onde desenvolvem atividades relacionadas a programação, microcontroladores, sensores e atuadores.

O TRIF (Torneio de Robótica do IFSP), neste ano em sua segunda edição, foi um evento integrante da 1º Jornada do IFSP que ocorreu no Câmpus Cubatão no último dia 7 de Novembro. Dentre as modalidades, nesta edição, foram disputados o Campeonato de Sumô e Busca e Resgate para os alunos do ensino médio e a Corrida Seguidores de Faixa para os alunos dos cursos superiores.

Os alunos dos cursos superiores foram desafiados a desenvolver robôs autônomos, projetados e construídos com materiais livres, atendendo a requisitos definidos para a modalidade. A proposta é que os alunos realizem todas as etapas de confecção de um robô, projetando, construindo e  programando.

O torneio, na modalidade Seguidor de Linha, teve a participação de 11 equipes, de diferentes Campus do IFSP e depois de uma acirrada corrida, com uma diferença de menos de um segundo de vantagem para o segundo colocado, a equipe do Campus Caraguatatuba garantiu o ouro. É a primeira participação dos alunos de Caraguatatuba no TRIF (Torneio de Robótica do IFSP) demonstrando um excelente desempenho.

Fonte: Prof. Dr. Mario Tadashi Shimanuki