Alunos de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas visitam o INPE

Publicado: Quinta, 23 de Novembro de 2017, 16h34 | Última atualização em Quinta, 23 de Novembro de 2017, 16h50

Na última terça-feira, dia 21 de novembro, os alunos do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas participaram do XVII Workshop de Computação Aplicada (WORCAP), realizado na sede principal do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em São José dos Campos. Os alunos estavam acompanhados pela Profa. Dra. Luciana Brasil Rebelo dos Santos.

O WORCAP é um evento do programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada (CAP) do INPE. O principal objetivo do WORCAP 2017 é promover a interação e discussão entre os discentes e docentes das pesquisas em desenvolvimento, além de divulgá-las à comunidade externa ao INPE.

Os alunos participaram da programação, composta de palestras e sessões técnicas. Essa foi a primeira edição do evento onde alunos de graduação puderam apresentar trabalhos. Dois alunos do IFSP Câmpus Caraguatatuba tiveram seus trabalhos aprovados e apresentaram suas pesquisas no formato pôster:

• Beatriz Cristina Rodrigues de Lima: apresentou o trabalho intitulado "Interpretação dos Sinais com Movimento da Língua Brasileira de Sinais Utilizando Redes Neurais Artificiais";

• Matheus da Silva Ferreira: apresentou o trabalho intitulado "Rede Neural Artificial aplicada ao reconhecimento de configurações das mãos da Língua Brasileira de Sinais".

Os alunos são orientandos do prof. MSc. Lucas Venezian Povoa e seus trabalhos fazem parte do projeto deepLIBRAS.

Na ocasião também, os alunos puderam realizar uma visita ao Laboratório de Integração e Testes (LIT), concebido para realizar o ciclo completo de montagem, integração e testes de sistemas espaciais, desde o nível de componentes até o sistema integrado. Além de desenvolver atividades no ramo espacial, atualmente o LIT é considerado um dos instrumentos mais sofisticados e poderosos na qualificação de produtos industriais que exijam alto grau de confiabilidade.

Esta foi uma grande oportunidade de aprendizado e incentivo à pós-graduação stricto sensu para os alunos, que puderam ver de perto um dos poucos institutos no Brasil que é totalmente voltado à pesquisa, tanto teórica como aplicada, em uma área de vanguarda, que é a área espacial.

Fonte: Profa. Dra. Luciana Brasil Rebelo dos Santos