Início > Noticias > Alunos de Processos Gerenciais e Técnico em Administração Visitaram a Embraer
Visita Técnica

Alunos de Processos Gerenciais e Técnico em Administração Visitaram a Embraer

Publicado: Quinta, 11 de Julho de 2019, 10h33 | Última atualização em Quinta, 11 de Julho de 2019, 10h36

No dia 03 de junho de 2019, os alunos do quinto e do terceiro semestre do curso superior de Tecnologia em Processos Gerenciais, juntamente com alunos do terceiro semestre do curso Técnico em Administração, realizaram uma visita técnica às instalações da Embraer S.A na planta localizada na cidade de São José dos Campos. O objetivo da visita era conduzir uma experiência que aliasse a teoria dos conceitos aprendidos nas disciplinas de cada curso, quando comparadas com a realidade prática da gigante transnacional Embraer. Os alunos foram acompanhados pelos professores Sheyla Gorayeb, Rodrigo Santos e Roberto Moraes.

Na empresa, os alunos foram acompanhados pelo monitor de visitas técnicas Pedro Ivo, que introduziu os participantes na história da empresa, fornecendo informações técnicas também sobre a produção dos modelos de aeronaves da Embraer, posteriormente a esta palestra que aconteceu na sala do centro histórico da Embraer, os alunos foram transportados internamente na planta, visitando dois hangares de produção de aeronaves, finalizando a expedição no memorial de 50 anos da Embraer, já fora dos hangares.

Este documento apresenta sucintos relatos de experiência com ênfase em observações técnicas na visita que remetessem ao conteúdo das disciplinas de Processos de Negócios Globalizados e Gestão de Processos de Qualidade e Ambiente. As principais informações mencionadas na visita e que podem ser relacionadas com as disciplinas foram principalmente o processo da nova joint venture entre Embraer e Boeing, que retirará a Embraer do mercado de aviação comercial. A partir do próximo ano, a Boeing passa a operar as atividades industriais na confecção de aeronaves na planta de São José dos Campos, portanto a Embraer S.A passará a existir apenas na aviação executiva. Além disso, o ponto mais interessante para a disciplina de gestão da qualidade foi a passagem pelo primeiro hangar, onde ainda são produzidos aviões comerciais. Lá foi apontada uma mudança no sistema de produção em docas para a linha de produção, um processo mais enxuto e com maior facilidade no controle da qualidade, que ainda faz uso do sistema Just-in-time para as peças de maior valor como os motores das aeronaves.

Autor: Danilo Rodrigues de Souza, Aluno do 5º Semestre de Processos Gerenciais