Início > Noticias > Alunos de Meio Ambiente visitam o porto de São Sebastião
Visita Técnica

Alunos de Meio Ambiente visitam o porto de São Sebastião

Publicado: Quinta, 07 de Novembro de 2019, 17h26 | Última atualização em Quinta, 07 de Novembro de 2019, 17h28

No dia 29 de outubro de 2019, os alunos do terceiro módulo do Curso Técnico em Meio Ambiente realizaram uma visita técnica ao Porto de São Sebastião.

A Companhia Docas de São Sebastião, conhecida como Porto de São Sebastião, é uma sociedade de economia mista, vinculada à Secretaria de Logística e Transportes do Estado de São Paulo. Possui uma grande estrutura que envolve diversas empresas, profissionais e processos de trabalho, e um forte trabalho de gestão. Ao conhecer o porto, os alunos observaram na prática, o que têm estudado em sala de aula, sendo uma inspiração para sua formação profissional.

A visita fez parte das atividades da disciplina Gestão Ambiental e Sustentabilidade na Produção, ministradas pela professora Priscila Santos, e da disciplina Química Ambiental, ministradas pelos professores Juliana Castro e Ricardo Mota. Os alunos foram recepcionados pelo analista ambiental do porto, que nos conduziu para uma apresentação sobre o porto e suas atividades ambientais.

Alunos na apresentação sobre o porto e a gestão ambientalAlunos na apresentação sobre o porto e a gestão ambiental

Após a apresentação, a visita aconteceu na área externa do porto. Foi proposto aos alunos, uma atividade bem interessante: que eles observassem a área, e apontassem quais controles ambientais deveriam ser realizados, caso fossem fiscais ambientais. Na sequência, todo o trabalho de gestão ambiental foi apresentado aos alunos, por meio do programa de controle ambiental. É parte deste programa, o monitoramento da água, da biota aquática e biológica do entorno, efluentes, qualidade da água marinha, qualidade dos sedimentos, controle de ruídos, além do plano de atendimento a emergências. O porto tem a certificação ISO 14001, e projetos de educação ambiental junto à comunidade.

Alunos na área externa do portoAlunos na área externa do porto

A visita foi muito proveitosa, e agregou positivamente no conhecimento teórico que os alunos tiveram em sala de aula.

Fonte: Profª Msc. Priscila Santos