Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
MEIO AMBIENTE

Alunos de Meio Ambiente visitam o Parque Estadual da Serra do Mar

Publicado: Terça, 15 de Abril de 2025, 13h22 | Última atualização em Terça, 15 de Abril de 2025, 13h23

No dia 22 de fevereiro de 2025 (sábado letivo) foi realizada uma visita técnica no Parque Estadual da Serra do Mar, Núcleo Caraguatatuba, com a turma do terceiro módulo do curso Técnico em Meio Ambiente. Os alunos foram acompanhados pela Professora Samara Salamene.

A visita foi guiada por José Giovani da Silva, monitor do parque. Os alunos fizeram duas trilhas: a trilha do Poção e a trilha das Palmeiras.

Alunos do Curso Técnico em Meio Ambiente com a Prof.ª Samara em visita ao Parque Estadual da Serra do MarAlunos do Curso Técnico em Meio Ambiente com a Prof.ª Samara em visita ao Parque Estadual da Serra do Mar

A trilha do Poção tem um percurso total de 3,5 quilômetros, e o tempo estimado para completar o trajeto é de 3 horas. É considerada uma trilha de dificuldade média, com travessia de rios e corredeiras.

No caminho, foram avistados macacos, além de diversas espécies de plantas nativas. Ao final do percurso, os visitantes banharam-se nas águas da cachoeira Pedra Redonda.

Monitor Giovani explicando para os alunos as informações sobre a trilhaMonitor Giovani explicando para os alunos as informações sobre a trilha

A trilha das Palmeiras possui um trajeto de 800 metros e leva em média uma hora e meia para ser percorrida. É uma trilha autoguiada, considerada de fácil nível de dificuldade, e também é acessível a cadeirantes ou pessoas com mobilidade reduzida. O caminho é pavimentado, com corrimão para apoio. Possui placas de sinalização e sobre a fauna e flora local. O percurso termina na Prainha - uma piscina natural do rio Santo Antônio, apta ao banho.

Prof.ª Samara com os alunos na trilha do PoçãoProf.ª Samara com os alunos na trilha do Poção

Segundo o aluno Fabio dos Santos Roque “esta saída de campo apresentou aos discentes as percepções sensoriais na prática. Os envolvidos tiveram a necessidade de pertencer a natureza e respeitar o ecossistema, por meio do conhecimento. Foi de grande valia esse aprendizado!”

Alunos no Poção, com a cachoeira Pedra Redonda ao fundoAlunos no Poção, com a cachoeira Pedra Redonda ao fundo

Fonte: Prof.ª Samara Salamene

registrado em:
Fim do conteúdo da página